Central de atendimento
+55 (51) 3272.3388
WhatsApp
+55 (51) 98183.9051

Cotação-Grupos
Atualizado em 15/07/2019 Dolar R$ 3,92
Euro R$ 4,43

BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

#01 Maravilhas do Brasil: Salvador

Salvador é uma das cidades mais antigas do Brasil e da América Latina. Foi capital do Brasil e é o centro da cultura afro-brasileira nos dias de hoje. Tem uma fama positiva por sua alegria, gastronomia, fé e natureza incomparáveis.

Para além de todos os pontos turísticos, Salvador tem também um povo acolhedor e alegre, sempre muito receptivo.

Vem com a gente dar uma voltinha por essa capital soteropolitana que é “massa demais”!

Dividimos nosso roteiro em atrações de História e Fé, Diversão e Natureza.

História e fé

Cartão postal mais famoso da cidade, o Pelourinho tem mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII, muitas ladeiras, vielas, largos, igrejas, museus, restaurantes, lojas e sempre muita gente. É atualmente Patrimônio da Humanidade pela Unesco!

Se perder por suas ruas é passeio obrigatório ao visitar Salvador.

Pelourinho

Também no Pelourinho é possível visitar a igreja mais rica do país: a Igreja e Convento de São Francisco, um verdadeiro monumento ao barroco. Construída em 1723, tem centenas de quilos de ouro em seus altares, balaustradas em jacarandá negro, além de pinturas ilusionistas.

Compondo o tour das igrejas, não podemos deixar de fora a Igreja do Bomfim, sempre lembrada pela Lavagem das escadarias do Bonfim, uma comemoração em que as baianas lavam as escadarias ao som de blocos de afoxé.

Outro ponto turístico cheio de história em Salvador é o famoso Farol da Barra. Ali também há o Forte de Santo Antônio da Barra e o Museu Nautico da Bahia. O forte data do ano de 1534 e foi o primeiro do Brasil. Lá do alto, a vista da Baía de Todos os Santos fica ainda mais bonita.

Farol da Barra

E por falar em Bahia de Todos os Santos, em suas margens há também o Solar do Unhão, que abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia. 

Inaugurado em 1872, o Elevador Lacerda é o meio de transporte mais original para circular entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Tem 72 metros de altura. São quatro cabines, sendo 2 originais e duas da obra de 1930 quando a construção ganhou detalhes da art déco.

Elevador Lacerda

Nas proximidades do Elevador Lacerda também está o Palácio Rio Branco, que já foi sede do primeiro Governo Geral do Brasil. A arquitetura é linda e o acervo histórico, fascinante!

Baixe o e-book Resorts do Brasil para a melhor idade

Diversão

Em Salvador, também são muitas as festas religiosas, conhecidas como Festas de Largo, que acontecem principalmente entre dezembro e fevereiro. Contemplam missas, procissões e muita animação. Em uma delas, a de Santa Bárbara, o ponto alto é a distribuição de caruru, guisado de quiabo e camarão.

A última festa é a da Iemanjá, um verdadeiro pré-carnaval.

E não podemos deixar de citar o Carnaval de Salvador, que não é festa religiosa, mas atrai turistas e foliões do mundo inteiro para curtir axé.

Se não é época de festas, uma boa pedida é curtir a noite no Rio Vermelho, com direito a provar os melhores acarajés de Salvador. A iguaria à base de feijão fradinho, vatapá e camarão seco é famosa nos restaurantes da Dinha, Regina e Cyra. Rio Vermelho também é o point noturno da cidade, com muitos bares e restaurantes descolados.

Para garantir a diversão durante o dia, não dá pra deixar de fora o Mercado Modelo com suas centenas de lojas cheias de artesanato e tudo de bom da cultura baiana.

Natureza 

As praias urbanas não são indicadas para banho, mas basta se deslocar um pouquinho para o Norte e curtir as águas limpas e mornas de Itapuã com suas piscinas naturais, Stella Maris com seus surfistas e recifes, e Flamengo, com coqueiros e dunas lindíssimos.

Itapuã

Outra opção para admirar a natureza de Salvador é o passeio de escuna pela Baía de Todos os Santos. Dura aproximadamente 7 horas e percorre diversas ilhas, dentre elas a Ilha dos Frades, perfeita para um mergulho.

Por fim, fechar um dia de passeio na Ponta de Humaitá para observar o pôr do sol de Salvador é uma ótima escolha. O lugar é bem tranquilo, com vista para a cidade e espaço para relaxar e fazer um lanche.

Embarque com a Unitur e vamos curtir essa cidade cheia de cultura, natureza e muita história!