BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+Email

10 motivos para você conhecer a cidade do Porto

Às margens do Rio Douro, desponta a cidade do Porto, conhecida mundialmente por seus vinhos finos, sua gastronomia de qualidade, por seu povo liberal e afável, e também por suas pontes, monumentos, azulejos e um centro histórico charmoso.

Porto, que fica ao norte de Portugal, é a cidade que deu nome ao país. Por sua importância histórica e contemporânea é parada obrigatória para quem visita Portugal ou a Europa.

Para que você se anime de vez em incluir essa cidade no seu roteiro, separamos 10 motivos para conhecer a cidade do Porto!

  1. 1. Saborear os vinhos do Porto e comer o típico bacalhau português

Já que uma boa tática de conquista é pelo estômago, vamos começar por aí!

As caves do vinho do Porto são famosas por sua excelente qualidade. Localizadas em Vila Nova de Gaia, as mais famosas são as de “Sanderman”, “Ramos Pinto”, “Croft”, “Ferreira” e “Taylor”.

Por ali, nas margens do Rio Douro em Gaia, também é possível saborear pratos magníficos com bacalhau, polvo, peixes variados camarões, etc. Os pratos são bem servidos e apetitosos.

  1. 2 Turistar em Vila Nova de Gaia

Saindo do Porto, você pode cruzar a ponte Luis I a pé em direção a Vila Nova de Gaia. Siga por onde vai o metrô, na parte superior, e faça lindas fotos.

Em Gaia, não deixe de visitar o Mosteiro da Serra do Pilar, com sua vista de tirar o fôlego. Pague uma taxa e vá até o alto da cúpula da capela.

  1. 3. Conhecer a Sé

A catedral da Cidade do Porto merece uma visita sem pressa. Ali, em sua ampla praça conhecida como Terreiro da Sé, é possível ter uma vista privilegiada da cidade, do rio e da parte da Ribeira.

Preste atenção em seu claustro, no lado Sul e perca um tempinho admirando a beleza do seu interior.

  1. 4. Casa da Música

Projetada por Rem Koolhaas e finalizada em 2005, a Casa da Música é a principal sala de concertos de Porto, na qual se apresentam as três orquestras principais.

5. Passear na Ribeira

Situada no centro histórico do Porto, a Ribeira encanta com suas casinhas coloridas que se espremem em meio a lojas, restaurantes e gente passeando. Dali, é possível ver as caves de vinho e a ponte D. Luis.

Uma boa dica é fazer o Cruzeiro das Seis Pontes no Rio Douro, em barcos chamados Rabelos. Eles partem do cais da ribeira, passam pelas seis pontes que ligam o Porto à Gaia e vão até as proximidades da foz e retornam para Ribeira. Imperdível!

6.Palácio da Bolsa

Edificação deslumbrante construída no lugar do antigo Mosteiro de São Francisco. Cartão postal da cidade!

7.Museu de Arte Contemporânea

Com uma arquitetura que mistura a contemporânea Art Decò e toques de modernismo, vale a pena separar um período para conhecer o Museu.

  1. 8.Café Majestic (no calçadão da Rua Santa Catarina)

Na lista dos 10 melhores cafés do mundo, o estabelecimento oferece comida deliciosa e atendimento atencioso. Uma ótima pedida entre um ponto turístico e outro!

  1. 9.Forte de São Francisco Xavier

Devido ao seu formato, também é chamado de Castelo do Queijo. Fica na beira do Oceano Atlântico.

  1. 10.Visitar as Igrejas

A cidade do Porto é repleta de belas igrejas onde você pode renovar a fé, admirar a arquitetura, se impressionar com o ouro e se emocionar com as belas histórias de santos e suas virtudes. Não deixe de visitar a Igreja dos Grilos, a Igreja de Santa Clara, a Igreja do Carmo, Igreja das Carmelitas e a Igreja de São Francisco

Não deixe de conhecer nossos roteiros que incluem Portugal e a cidade do Porto