Central de atendimento
+55 (51) 3272.3388
WhatsApp
+55 (51) 98183.9051

Cotação Grupos
Atualizado em 19/09/2019 Dolar R$ 4,28
Euro R$ 4,75

BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

10 perguntas e respostas sobre a primeira viagem internacional!

Finalmente você vai realizar o sonho de conhecer outro país! Mas como toda primeira experiência de vida, essa conquista também vem acompanhada de muitas dúvidas!

A Unitur tem mais de 20 anos no setor de turismo. Então, pode confiar: a gente sabe tudo quando o assunto é viagem! Por isso, preparamos essa lista de prguntas e respostas para você viajar tranquilo e ciente de todas as etapas que separam você das suas férias perfeitas!

Vamos lá!

1. O que observar nos tickets de passagem?

 Passagens compradas e ansiedade a mil! E agora?

Com as passagens em mãos, é importante observar alguns dados essenciais. Um deles é o código localizador, geralmente composto por números e letras. É com ele que você fará o check-in, pouco antes da viagem.

No bilhete você também encontra o seu assento.

Outra informação útil, que pode estar ou não nas passagens, é se você está participando de algum programa de milhagens. Eles são gratuitos e oferecidos por todas as companhias. E mesmo se você não colocou seu número na hora da compra, é possível cadastrar o trecho depois, para ganhar os pontos daquela viagem.

Junto ao e-ticket ou no site da companhia, você também consegue conferir as refeições servidas no voo e solicitar pratos especiais de acordo com suas limitações.

2. Qual a diferença entre escala e conexão?

Muitos voos internacionais também fazem escalas ou conexões. E fique atento! Essas palavras não são sinônimos.

Escala significa que você não precisará sair do avião. Alguns passageiros irão descer, outros subir, mas você permanece sentadinh@.

conexão, significa que você precisa desembarcar, esperar na sala de embarque subir em outro avião. Mas não é nada complicado. Os comissários podem ajudar. Chegando na sala de embarque, basta ficar atent@ à televisão, procurar o número do seu voo e se dirigir até o novo portão de embarque.

Em alguns casos você pode precisar pegar algum transporte, como ônibus ou trem, dentro do próprio aeroporto, naqueles que são maiores.

3. Quais documentos preciso verificar antes da viagem internacional?

Nada de comprar as passagens e só se preocupar com a viagem no dia do embarque! Se você contratou uma agência de viagens como a Unitur, com certeza você será lembrado dos documentos importantes que precisa levar.

Os mais importantes são:

Passaporte: precisa válido no mínimo até seis meses após o retorno da sua viagem.

Visto: exigido por diversos países. Não esqueça de conferir se você precisa de visto! Veja aqui quais países cobram vistos de brasileiros.

Vacinas: muitos países também exigem vacinas específicas, sendo a mais comum delas a da febre amarela. Por isso, providencie o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. Assim você viaja mais tranquil@!

Seguro viagem: para realizar viagens internacionais, você precisa de um seguro viagem, que é diferente do seguro saúde. Você pode solicitá-lo a uma agência de viagens como a Unitur 😉 

O que levar na bagagem de mão e na despachada?

Outra dúvida frequente para os passageiros de primeira viagem internacional é com relação às bagagens.

Bagagem de mão: volume que pode ser carregado com você, dentro do avião, geralmente até 8kg (ver especificidades de cada companhia), além da bolsa de mão, que não pode ser muito grande. Procure levar apenas o necessário, especialmente se tiver conexão na sua viagem. Percorrer os corredores dos aeroportos com uma bagagem pesada é sempre desagradável.

Itens importantes na bagagem de mão

  • ✈ Documentos: passaporte, visto, passagens, seguro viagem, carteira de motorista, carteira de vacinação, reservas impressas, notas fiscais de eletrônicos de alto valor, cartões de crédito e débito. Dica da Unitur: deixe sempre cópias desses documentos com alguém no Brasil e mande também para seu e-mail. Em caso de perda, ter as cópias é sempre mais fácil para resolver.
  • ✈ Dinheiro: é interessante levar um porta-dólar com o dinheiro e carregá-lo sempre junto ao corpo.  
  • ✈ Remédios: medicamentos controlados e suas respectivas receitas médicas e também alguns de uso comum como relaxante muscular, remédio para dor de cabeça, febre, enjoo, digestivo. Além de lentes de contato, óculos de grau e sol. 
  • ✈ Itens de higiene pessoal: escova de dente, creme dental, fio dental, desodorante, hidratante labial, (todos com menos de 100ml), absorventes.
  • ✈ Eletrônicos: celular, fone de ouvido, dispositivo de leitura, bateria extra, adaptador de tomada, notebook e carregador.
  • ✈ Outros: pescoceira, caneta e caderninho de anotações, chicletes para a pressão nos ouvidos. 
  • ✈ Roupa extra: blusa ou casaco de frio, além de uma roupa íntima extra. 

Bagagem despachada: aquela bagagem mais pesada, que você pode despachar e pegar, na maioria das vezes, já no destino final. É preciso conferir as franquias de bagagem de cada companhia, as geralmente é possível despachar uma bagagem de 23 kg. 

Itens importantes na bagagem despachada

✈ Roupas: roupas íntimas, pijama, roupa de banho e ginástica se o destino exigir, blusas, regatas, casacos, calças, etc.

✈ Sapatos: tênis, chinelos, botas, sandálias, etc.

✈ Acessórios: bolsas, guarda-chuva ou capa, cachecol e luvas, perfume, maquiagem, bijouterias, relógio, secador e escova, lenço umedecido, shampoo e condicionador, kit manicure, kit de barbear.

4. Quanto levar de dinheiro e como planejar as finanças da viagem?

Mesmo se você conseguiu um super desconto nas passagens ou teve uma condição especial com a agência de viagens, não se esqueça dos gastos durante a viagem.

Faça um cálculo de quanto você tem disponível e se ainda falta alguns meses, faça um planejamento para guardar dinheiro. Calcule um gasto médio com alimentação, transporte, passeios por dia e multiplique pelos dias de viagem. 

Pesquise se no destino escolhido vale a pena levar o dinheiro já trocado ou trocar no local, em casas de câmbio. 

E esteja ciente da taxa de IOF para compras no cartão de crédito. Aqui tem um vídeo com dicas sobre cartão de crédito em viagens. 

5. Quanto tempo antes devo chegar no aeroporto para viagem internacional?

O tempo de apresentação no aeroporto para viagens internacionais é bem diferente das viagens nacionais.

É preciso chegar com 3 horas de antecedência. Ao chegar, dirija-se ao balcão de check-in e despacho de bagagens.

Ckeck-in feito, confira nas televisões o número do seu voo, o status (previsto, confirmado) e se dirija ao portão indicado. Lembre-se que em aeroportos muito grandes, chegar ao portão pode exigir algum tempo de deslocamento.

6. Quais as principais dicas para uma boa viagem dentro do avião?

Muitas companhias aéreas disponibilizam alguns “mimos”, especialmente em voos mais longos, para deixar a viagem mais agradável. Os mais comuns são fones de ouvido, manta, travesseirinho e máscara de dormir.

Se você não fala a língua dos comissários de bordo, não tenha nenhuma vergonha de pedir para ver as comidas, quando elas forem oferecidas. Mas a pergunta mais comum é “carne ou massa”?

Muitas aeronaves também possuem uma tela multimídia, com filmes e jogos para passar o tempo a bordo. Descubra alguns passatempos para se divertir ou leve um livro ou tablet com filmes e séries. 

Por fim, não esqueça de fazer pequenas caminhadas pelo avião, alguns alongamentos e se levantar de vez em quando. Isso evita inchaços e desconfortos após a viagem.

Imigração: o que devo saber na minha primeira viagem internacional?

Esse é provavelmente um momento que deixa os passageiros de primeira viagem um pouco ansiosos. Mas não há segredos.

O procedimento padrão é você ser atendido por um agente de imigração daquele país para a conferência da sua documentação.

As perguntas mais comuns são: quanto tempo você irá permanecer no país, qual o motivo da viagem, quanto dinheiro está levando, se possui cartão de crédito, etc.

O importante é nunca mentir para o agente. Demonstre que você tem o dinheiro necessário para a viagem e caso não saiba falar a língua, entregue os documentos, reservas, passagens, formulário de imigração (disponibilizado no voo), etc.

Se tudo der certo, você recebe um carimbo no seu passaporte e pode seguir em frente!

Onde pego de volta minhas bagagens?

Antes de sair do aeroporto e aproveitar tudo o que o país tem a oferecer, você será direcionado para as esteiras de bagagem. Confira nos visores o número do seu voo e espere pela sua bagagem.

Não falo inglês. Quais as principais palavras para me virar nos aeroportos internacionais?

Segue uma listinha especial para você!

  • Plane/Airplane (plein/érplein) – Avião
  • Flight (flait) – Voo
  • Gate (gueit) – Portão
  • Departure Lounge (dipartxure launj) – Sala de embarque
  • Boarding Pass (bórdin péss) – Cartão de embarque
  • To Board (tu bórd) – Embarcar
  • Ticket – (tíquet) Passagem
  • Seat (siit) – Assento
  • Checked Baggage (tchéked béguej) – Bagagem despachada
  • Excess baggage (éksses béguej) – Excesso de bagagem
  • Flight Attendant (flait aténdant) – Aeromoça
  • Pilot (pailot) – Piloto
  • Metal Detector (méral ditéctor) – Detector de metais
  • Security Check (sekiuriti tchék) – Verificação de segurança
  • Search (sãrtch) – Vistoria
  • Luggage / baggage (lãggadj / bággaj) – Bagagem
  • Customs (cãstoms) – Alfândega
  • Arrivals (arraivaus) – Chegadas
  • Departures (dipartxures) – Saídas
  • Cash (kéx) – Dinheiro vivo
  • Credit Card (crédit cárd) – Cartão de crédito
  • Debit Card (débit cárd) – Cartão de débito / Cartão de saque
  • ATM – (êi tí ém) – Caixa eletrônico / Máquina de saques
  • Bagage Claim (bágaje clem) – Esteira de Bagagem

Fonte: Trilhas e Aventuras

E lembre-se sempre: a viagem com a Unitur é sempre mais segura e confortável! Boa parte desses itens da lista cuidamos para você, ou orientamos antes do embarque. Não deixe de conferir nossos diferenciais e nossos pacotes de viagens incríveis!