Voltar para a listagem de postagens

12 curiosidades para querer chegar bem pertinho do Cristo Redentor!

Tudo começou com o padre lazarista francês Pierre-Marie Boss, no ano de 1859, quando expressou o seu sonho de construir um monumento no alto do Monte Corcovado, no Rio de Janeiro. Em 1921, foi aberta uma disputa entre projetos e o vencedor foi o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa com o Cristo Redentor. 

O plano, no entanto, só começou a ser colocado em prática em 1922, no centenário da Independência do Brasil.

Para ser construído, a Arquidiocese do Rio de Janeiro arrecadou junto à população, durante dois anos, cerca de 2.500 contos de réis, ou cerca de R$ 9,5 milhões.

Conheça algumas curiosidades sobre um dos pontos turísticos mais amado pelos brasileiros.

1. Como dissemos, o projeto da estátua foi concebido pela engenheiro e desenhista brasileiro Heitor da Silva Costa, mas a cabeça e as mãos foram esculpidas pelo escultor francês Paul Landwski.

2. Inicialmente, o Cristo carregaria uma cruz e um globo terrestre em suas mãos, mas de tão criticados, foram retirados do projeto e substituídos pelos acolhedores braços abertos. Ainda bem!

3. A obra demorou 5 anos para ficar pronta e é feita de concreto armado e revestido de pedra sabão. No total, são 635 toneladas.

  1.  

4. O Cristo Redentor possui 38 metros de altura (8 metros de pedestal) e 21 metros de uma mão à outra.

5. A Estrada de Ferro do Corcovado, que hoje é utilizada para levar os visitantes, foi também utilizada na época para transportar materiais e partes da escultura.

6. O Cristo está de pés descalços, sob o manto. E em sua cabeça há uma “coroa de espinhos” que na verdade atua como para-raios.

7. O monumento foi projetado para resistir a ventos de até 250km/h ou um furacão de escala 5.

8. Dentro das mãos há escadas que permitem alcançar as quatro saídas pelos braços e pela cabeça.

9. Hoje, o Cristo Redentor é uma das atrações mais visitadas do Brasil, com cerca de 1 milhão de visitantes por ano.

10. Na altura do coração, o engenheiro mestre de obras Heitor Levy e o engenheiro fiscal Pedro Fernandes Viana colocaram um frasco de vidro contendo um pergaminho com a árvore genealógica de suas famílias, como sinal de fé e gratidão. Levy, inclusive, que era judeu, se converteu durante as obras ao escapar vivo de um acidente de carro.

  1.  

11. O Cristo Redentor pertence à Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro e para utilizar sua imagem em publicidades e filmes, é preciso pagar taxas.

12. O Papa João Paulo II, Dalai Lama, Príncipe Charles, Princesa Diana, Barack Obama e família já visitaram o Cristo.

E você? Já conhece esse monumento tão simbólico do Rio de Janeiro e do Brasil? Embarque com a Unitur para conhecê-lo!

 

11 atrações imperdíveis em Madri, capital da Espanha

A capital espanhola é sempre uma surpresa agradável para seus visitantes. Madri é um lugar especial para os amantes de cultura, boa gastronomia e passeios ao ar livre. A Unitur preparou uma lista com 11 atrações imperdíveis na cidade. São opções que contemplam museus, parques, experiências culinárias, artísticas e monumentos históricos. Embarque com a gente […]

Leia mais

Conheça o melhor de Punta Cana

Sombra e água fresca. Nada materializa melhor esta famosa expressão do que os mais de trinta quilômetros de praias de Punta Cana, na República Dominicana. Você provavelmente já viu fotos em algum lugar ou assistiu a algum filme que se passa na região banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Mar do Caribe. E qualquer imagem […]

Leia mais

Páscoa na Terra Santa

Milhares de cristãos são esperados em Israel para comemorar a Semana Santa e Páscoa em abril de 2015 e visitar os diversos locais descritos no Novo Testamento. Não há nada como vivenciar a Semana Santa em Jerusalém. Celebrando os melhores momentos da história da salvação e a vida de Jesus nos muitos locais em que […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!