Voltar para a listagem de postagens

5 cidades históricas de Minas Gerais para conhecer

Eis um convite para conferir belezas naturais e cidades históricas de Minas Gerais, Estado encantador e acolhedor.

O estado de Minas Gerais já é encantador por si só pela beleza do seu povo sempre simpático, pelas paisagens montanhosas e pela gastronomia saborosa e reconhecida no mundo todo.

E se tem uma região de Minas que engloba tudo isso, junto a um passeio rico em história, é a região das cidades da época da extração de ouro no Brasil.

Ouro Preto, Mariana, São João del Rei, Tiradentes e Diamantina compõem um circuito de cidades repletas de Igrejas que são verdadeiras obras de arte barrocas, casarões antigos, museus cheios de relíquias, ruas para passear respirando ar puro, além de restaurantes com as delícias mineiras.

Vamos juntos conhecer essas cidades?

Ouro preto

Foto Ouro Preto.

Ouro Preto

Grandes nomes da arte barroca portuguesa deixaram seus legados em Ouro Preto. Entre eles, Aleijadinho, Mestre Ataíde, Manuel Francisco Lisboa (pai de Aleijadinho) e Francisco Xavier de Brito.

Ouro Preto é o reduto das igrejas barrocas. As imperdíveis são Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia.

Além das Igrejas, existem diversos museus que recontam a história da região, como o Museu da Inconfidência, com mais de 4 mil peças em seu acervo.

Um dos distritos de Ouro Preto bem conhecidos é Lavras Novas, muito procurado nos últimos anos por suas belas cachoeiras, trilhas, além de um vilarejo aconchegante.

Mariana

Foto Mariana.

Mariana

Foi a maior produtora de ouro para a Coroa Portuguesa, por isso, tornou-se a primeira capital de Minas Gerais e foi elevada de vila a cidade no final do século XVII.

Estando em Mariana, a primeira parada geralmente é a Praça Minas Gerais, que concentra as belas igrejas de São Francisco e Nossa Senhora do Carmo, as duas construídas na segunda metade do século XVIII.

Em frente às Igrejas está o Pelourinho e também a Casa de Câmara e Cadeia, de 1798.

No alto do mirante de Mariana fica a Basílica de São Pedro dos Clérigos, que nunca foi concluída, mas reserva uma vista maravilhosa da cidade de cima de seu campanário.

Outra parada obrigatória é a Catedral da Sé, uma das mais ricas igrejas do país que guarda um tesouro magnífico, o órgão Órgão Arp Schnitger de 1701, doado pela Coroa Portuguesa.

Na cidade, não deixe de visitar também as Minas da Passagem, considerada a maior mina aberta para visitação no mundo, com mais de 30km de túneis e lagos subterrâneos com águas cristalinas.

Tiradentes

Foto Tiradentes.

Tiradentes

Parada obrigatória para quem gosta de arte barroca. A Igreja Matriz de Santo Antônio, por exemplo, é a segunda mais rica em ouro do Brasil.

Tiradentes tem a característica de preservar quase todos os pontos turísticos no centro histórico. Ali, dá para passear pelo Largo das Forras, a praça mais tradicional da cidade, pela rua da Direita e pela Padre Toledo e Ministro Gabriel Passos, repletas de casarões antigos e da simpatia do povo mineiro.

 

São João del Rei

Foto São João del Rei.

São João del Rei

A história de São João del Rei se mistura com a história de Tiradentes, uma bem próxima da outra. Inclusive, um dos passeio mais bonitos da região é o de trem Maria Fumaça entre as duas cidades.

Hoje, São João del Rei está mais urbana e seu centro histórico bem mudado, mas ainda reserva tesouros como a Igreja de São Francisco de Assis, com traçado de Aleijadinho, além da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora do Carmo.

Diamantina

Foto Diamantina.

Diamantina

Considerada Patrimônio Cultural pela UNESCO, Diamantina também é palco de casarões e igrejas centenárias, com destaque para a Vesperata, um espetáculo com dezenas de instrumentos sob o comando de um maestro ao ar livre.

A cidade foi o centro da extração de diamantes no período colonial, mas hoje, além do turismo histórico, também reserva aos seus visitantes atrações em meio a natureza, como o Parque Nacional do Biriri.

Reservar um feriado ou uma semana de férias para conhecer a região das cidades históricas de Minas Gerais é uma ótima escolha para quem gosta de misturar história, gastronomia e tranquilidade.

Gostou? Embarque com a Unitur para conhecer esse pedacinho do Brasil!

 

Cidade medieval com clima de praia. Conheça Dubrovnik, na Croácia!

Uma cidade onde a força das muralhas se contrasta com a delicadeza de um pôr do sol apreciado com um delicioso sorvete. A cidade de Dubrovnik fica na região da Dalmácia, na Croácia, no extremo sudeste do país. E reserva passeios surpreendentes entre lugares históricos e praias lindíssimas. A Velha Dubrovnik A medieval Dubrovnik tem […]

Leia mais

Pilar: a primeira aparição de Maria

Você sabia? Nossa Senhora do Pilar é considerada a primeira aparição mariana. Segundo a tradição, após a ressureição de Jesus, os discípulos saíram para evangelizar e Tiago se encontrava em Zaragoza, na Espanha. Conta-se que certa noite, após as orações, ele acordou com vozes angelicais que cantavam uma Ave Maria. Tiago se ajoelhou e teria […]

Leia mais

Santuário d’Oropa: um dos mais antigos locais de peregrinação do Ocidente

O Santuário d’Oropa é um dos lugares mais antigos de peregrinação do Ocidente. Dentro da bonita Basílica, hoje visitada por milhares de fiéis, há a inscrição de uma data: ano de 369. Segundo a tradição, a Nossa Senhora de cor negra foi levada por Santo Eusébio da Terra Santa para o Vale d’Oropa, ao nordeste […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!