Central de atendimento
+55 (51) 3272.3388
WhatsApp
+55 (51) 98183.9051

Cotação Grupos
Atualizado em 25/05/2020 Dolar R$ 5,63
Euro R$ 6,16

BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

6 dicas para fazer fotos incríveis em qualquer viagem ou passeio

Está tudo cada vez mais moderno, não é? As câmeras digitais ficaram mais leves e fáceis de carregar, tiram fotos em alguns segundos e permitem que a gente descarregue as fotos no computador quase sem nenhum esforço. Os celulares então, nem se fala! É só clicar no símbolo da camerazinha, depois no botão do meio e click: o momento está registrado e pronto para ser compartilhado até com quem estiver do outro lado do planeta.

Apesar das facilidades e modernidades, fotografar ainda pode ser um desafio para muita gente. Isto porque, muitas vezes, a iluminação, o ângulo e até mesmo o momento acabam deixando uma imagem péssima como resultado.

Para te ajudar a tirar fotos incríveis em qualquer lugar, a Unitur separou algumas dicas. Além de elogiados nos grupos do whatsapp e nas redes sociais, com essas dicas os seus retratos serão dignos de impressão e poderão ir direto ao porta-retrato; ser fixados na geladeira, dados de presente ou guardados na agenda.

Como enquadrar sua foto 

Composição de cena e enquadramento: ao fotografar, pense em um quadrado ou então no símbolo do jogo da velha (#). O que você deseja destacar na foto deve estar posicionado nos pontos ou nas intersecções das linhas.

Além disso, tente sempre ter mais de um plano no mesmo retrato: a paisagem, algumas pessoas um pouco mais à frente e outras à frente delas, por exemplo. Se for fotografar só a paisagem, pense em emoldurá-la com objetos em um plano anterior, como bordas de janelas ou folhas de árvores.

Para não tremer a foto

Improvise suporte e apoios quando achar necessário. Ninguém aqui é profissional e precisa ficar carregando um tripé para a câmera ou o celular, mas todo mundo pode arranjar um espacinho legal para apoiar o aparelho na busca de fotos que não saiam tremidas. O suporte improvisado também vale a pena naquele momento em que todo mundo quer sair na foto e ninguém quer tirar. Depois de acionado o modo automático do celular ou da câmera, basta posicioná-lo no apoio, clicar no botão de fotografar e começar a contagem regressiva. Flash!

Uma outro boa dica é segurar a respiração na hora de bater a foto. Isso evita que ela saia tremida.

Flash x luz natural

Se quiser um ambiente ou pessoas mais iluminados, experimente ativar o flash, sempre lembrando que nada e nem ninguém pode estar muito perto da câmera, senão tudo o que sairá na foto será um borrão branco. Apesar de a luz artificial ajudar a reduzir sombras e suavizar marcas, vá praticando e experimentando para tirar o máximo de fotos possíveis somente com a luz natural, que deixa tudo mais bonito e interessante.

Para fotografar pratos e comidas, por exemplo, o flash está banido! Nestes casos lembre-se também de, antes de bater a fotografia, se estiver usando o celular, clicar de forma sutil na tela do aparelho no local onde você deseja que esteja o foco da imagem, assim o que você quer mostrar ficará mais nítido e colorido no resultado final.

Capture o momento

Não tenha vergonha! Se as condições permitirem, sinta-se à vontade para ajoelhar, subir degraus e sentar-se no meio da rua quando não houver circulação de carros (por favor!) para fotografar ou ser fotografado(a). Gostou de cenas vivenciadas por pessoas desconhecidas? Capture o momento! Você vai poder dizer que ninguém mais tem uma foto igual à sua e, em alguns casos, terá a chance de expandir seus horizontes, abrindo a possibilidade de novas amizades.

Fique atento/a aos detalhes!

Atenção aos mínimos detalhes. Fotos gerais são obrigatórias em qualquer viagem, inclusive aquelas iguaizinhas às imagens que a gente vê na internet antes mesmo de embarcar. Mas além delas – e também para se aperfeiçoar na missão fotográfo(a), praticando – experimente tirar fotos de detalhes por cada lugar que passar e até nas suas próprias vestimentas e objetos. Alguns exemplos dos detalhes que sempre dão um toque especial ao álbum da viagem são imagens de: artesanatos; placas; portas e janelas; fachadas dos negócios locais; crianças e animais etc. Até o cadarço do tênis ou o chaveiro da mochila podem render fotos incríveis, então use a imaginação!

Garanta suas fotos! 

Se possível, faça backup das fotos ao longo da viagem. Pelo menos das mais importantes, para não ficar chateado(a) se acontecer algum acidente como a perda do cartão de memória ou a exclusão de arquivos sem querer. Se estiver com o computador, descubra o quanto é fácil conectá-lo ao celular ou à câmera através do uso do cabo USB e deixar as fotos em uma pastinha em sua área de trabalho. Se estiver somente com o celular, certifique-se de enviar algumas fotos para alguém de confiança, que as mantenha salvas para você pelo menos até o seu retorno. Lembre-se somente de não sobrecarregar o aparelho da outra pessoa. 😉

Gostaram das dicas? Depois compartilhe em nossas redes sociais as fotos maravilhosas que fizerem nas viagens!