Voltar para a listagem de postagens

Basílica da Anunciação em Nazaré: localização, o que ver e história

Basta observar o mapa de Nazaré, em Israel, para logo encontrar uma cúpula bonita e uma construção imponente em meio a outras construções mais horizontais. Você estará diante da Basílica da Anunciação, local que, de acordo com a tradição católica, foi onde o Anjo Gabriel anunciou à Maria que ela seria mãe de Jesus.

Portanto, é o local onde Maria e José viveram, onde Jesus passou boa parte da sua infância e teve início a sua vida pública.

Onde fica

Basílica da Anunciação

A Basílica da Anunciação se localiza em Nazaré, a maior cidade árabe de Israel, na chamada Old City, ou bairro da cidade velha.

Como chegar?

O aeroporto que é porta de entrada para a maioria dos turistas em Israel é o Ben Gurion, que fica cerca de 20km de Tel Aviv.

Existem boas opções de transporte público na cidade, como trens. Mas a dica da Unitur é estar acompanhado de um guia ou agência de viagem para ter um transporte executivo para o tour.

A Basílica fica a 100km de Tel Aviv, algo em torno de 1h20 de carro.

O que ver na Basílica da Anunciação

A Basílica da Anunciação é a maior do Oriente Médio.

Basílica da Anunciação

São dois andares: no térreo, está a gruta onde teria sido a casa de Jesus. O local é cercado e não dá para chegar muito perto. A emoção, no entanto, é enorme!

Acesse nosso Guia de viagem definitivo: Terra Santa (e infográfico gratuito para levar com você!) 

No segundo andar funciona a paróquia, com um grande vitral no teto que contempla obras de diversos países católicos que retratam a Anunciação.

Há ainda um museu arqueológico onde é possível ver objetos descobertos em escavações do local.

Além disso, a Igreja possui uma área descoberta onde é possível caminhar, rezar e aproveitar um pouco mais a santidade do local. Neste pátio há uma bonita imagem de Maria.

Por esse jardim, também é possível alcançar a Igreja de São José, local onde funcionava a carpintaria do esposo de Maria. A Igreja é simples, mas vale a visita!

História da Basílica da Anunciação

Basílica da Anunciação

A bonita Basílica que vemos hoje foi projetada pelo arquiteto italiano Giovanni Muzio e construída pela construtora israelense Sole Boneh, entre 1960 e 1969.

A gestão da Basílica fica ao encargo dos franciscanos, que possuem uma história de resistência ao lado da igreja nesses longos anos de história.

O primeiro santuário existente ali, provavelmente foi construído em algum momento no século IV, com um pequeno altar na caverna onde Maria teria vivido.

O Imperador Constantino, ordenou então que uma igreja maior fosse construída, assim como em todos os lugares importantes da vida de Jesus, como a Igreja da Natividade e a Igreja do Santo Sepulcro.

Durante as cruzadas, a Igreja Bizantina foi destruída e sobre suas ruínas, foi construída uma segunda, e incompleta, igreja, após o ano de 1102.

Em 1260, uma nova destruição. Os franciscanos permaneceram na cidade e durante os três séculos seguintes tomaram conta do que havia restado da igreja. Em alguns momentos, foram expulsos, mas a comunidade cristã local, zelou pelo local.

Em 1630, os franciscanos voltam a ter permissão para ficar em Nazaré e conseguem construir uma pequena estrutura para encobrir a gruta.

Em 1730, 100 anos depois, uma nova igreja foi construída e serviu de local de encontro para a pequena comunidade latina de Nazaré. Em 1877 foi expandida, mas novamente demolida em 1954 para que a nova Basílica fosse finalmente construída.

 

A Unitur é a maior especialista no Brasil em turismo religioso!

Embarque em um dos nossos grupos com destino à Terra Santa e veja de perto a Basílica da Anunciação.

Basilica of the Annunciation, Nazareth, Israel

 

Pilar: a primeira aparição de Maria

Você sabia? Nossa Senhora do Pilar é considerada a primeira aparição mariana. Segundo a tradição, após a ressureição de Jesus, os discípulos saíram para evangelizar e Tiago se encontrava em Zaragoza, na Espanha. Conta-se que certa noite, após as orações, ele acordou com vozes angelicais que cantavam uma Ave Maria. Tiago se ajoelhou e teria […]

Leia mais

6 curiosidades sobre a Catedral de Rouen (e um bônus sobre a história de Joana D’Arc)

Construída entre os séculos XII e XVI, a Catedral de Rouen é tida como um parâmetro de evolução da arquitetura no estilo gótico neste espaço de tempo. Sua torre, com mais de 150 metros de altura, pode ser vista de longe por quem visita a cidade de Rouen na região da Normandia, na França, e […]

Leia mais

Rota do Blues, nos Estados Unidos: tudo o que você precisa saber

A Rota do Blues é para quem ama viajar, admirar paisagens e ouvir música boa! Ela fica nos Estados Unidos e se tornou conhecida por unir jazz, country e até mesmo rock ao estilo musical nascido na África, mas que se tornou popular entre os norte-americanos no início do século XX, após a Guerra Civil. […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!