#01 Gatronomia em essepê: 5 restaurantes de comida sul-americana

São Paulo é reconhecida no mundo todo por sua gastronomia farta, com opções para todos os gostos e bolsos.

Elencar os melhores restaurantes de São Paulo é simplesmente impossível. A variedade é tanta, que é preciso contextualizar cada ranking para não sermos injustos com a diversidade.

Por isso, vamos fazer uma série de posts com o que São Paulo traz de melhor em diversos estilos gastronômicos.

Para começar nosso passeio, escolhemos nossos vizinhos.

O que a culinária sul-americana tem a oferecer aos visitantes da paulicéia desvairada?

1. Riconcito Peruano: o cantinho peruano em São Paulo

Com uma história emocionante, o chef Edgar Villar já foi até camelô no centro de São Paulo. Ganhou fama ali mesmo com um pequeno ponto na Rua Aurora que existe até hoje.

O Riconcito Peruano se destaca pela manutenção da tradição, com pratos bem típicos do Peru, muito simples, fartos e com um preço popular. Hoje possui restaurantes espalhados pela cidade.

O prato principal é o ceviche de pescado, preparado com Tilápia.

R. Aurora, 451 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP, 01209-001

$$

 

2. Fuego Celeste: uruguaio da cabeça aos pés

Recém inaugurado em São Paulo, fizemos questão de destacar esse restaurante por não ser dos mais chiques, mas manter a tradição com estilo.

O lugar é pequeno, aconchegante, cheio de símblos uruguaios e ostenta no seu interior uma parrilla uruguaia típica à lenha, comandada por uruguaios.

Além dos famosos cortes de carne Ancho e Ojo de Bife, o restaurante também se destaca pelo Chivito Canadiense, um sanduíche típico do Uruguai.

R. Joaquim Távora, 1068 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04015-012

 $$$

 

Leia também: Centro de São Paulo: 10 atrações imperdíveis para conhecer a pé.

 

3. Arturito: famoso até na TV

O Arturito não é dos mais baratos, mas os pratos são fartos e a comida deliciosa tem tanta fama quanto sua chef, Paola Carossela, uma das apresentadoras do programa Master Chef Brasil.

Quem vai ao Arturito não pode deixar de provar ao menos uma vez o Ojo de Bife e o sorvete de doce de leite. É de lamber os dedos.

R. Artur de Azevedo, 542 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05404-011

$$$$

 

4. El Guatón: boteco chileno com estilo

Um sobrado em Pinheiros com mesas na varanda e no interior. Cerveja gelada na mesa e pratos chilenos muito bem servidos, preparados pela matriarca Dona Elba.

Os destaques desse pedaço do Chile em São Paulo ficam por conta das empanadas quentinhas e super recheadas, além do ceviche de congrio, peixe tradicional do Pacífico, maturado no limão, cebola e coentro.

R. Artur de Azevedo, 906 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05404-002

$$

 

5. La Gorgona: do dono ao caixa, todos colombianos

Os restaurantes colombianos estão se espalhando por São Paulo. E como nossos vizinhos são tipicamente bairristas, no bom sentido, de manterem sempre seus laços e sua comunidade, ao entrar em qualquer um deles você irá se deparar com colombianos em todos os postos de trabalho e em quase todas as mesas.

O La Gorgona é um pequeno bistrô com muito estilo. Ali, vale a pena provar o arroz de coco com peixe, os pantacones e as arepas.

Como sobremesa, uma banana da terra recheada de goiabada. Delícia!

R. São Miguel, 22 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01305-000

$$$