Voltar para a listagem de postagens

10 livros que inspiram viagens!

No Dia Mundial do Livro, que tal uma viagem pela imaginação?

Separamos uma lista de livros para os amantes da boa leitura e das boas viagens combinando essas duas coisas tão boas da vida!

Então separa aquele cantinho gostoso da casa e viaje com essas dicas!

1. Antes da Tempestade

Autor(a): Dinah Jefferies e André Fontanelle

Lugar onde a história acontece: Índia

Sinopse: “Para conhecer o amor verdadeiro é preciso ser arrasado por ele.”
Rajputana, Índia, 1930. Desde a morte de seu marido, a jovem inglesa Eliza tem como única companhia sua câmera. Determinada a se firmar como fotógrafa profissional, ela acaba de aceitar um convite do governo britânico para se hospedar durante um ano no castelo da família real local. Sua missão: fotografar, para o acervo da Coroa inglesa, a vida no Estado principesco de Juraipore.

 

2. Cem dias entre o céu e o mar

Autor(a): Amir Klink

Lugar onde a história acontece: oceano Atlântico, do sul da África à Bahia

Sinopse: O livro é uma espécie de diário de viagem que apresenta um dos maiores feitos do navegador brasileiro: varar o Atlântico, do sul da África à Bahia (cerca de 6500 km) num minúsculo barco a remo. Você rapidamente se familiariza com os termos náuticos (bolina, lastros, escotilha) e embarca na jornada meticulosamente calculada de Amyr, num tempo (1984) sem internet e GPS. Ele negocia com ondas gigantes, estremece diante da constante presença de tubarões, pena com o mau tempo. Momentos delicados e sublimes são descritos por Amyr, das cores do nascer e o pôr do sol ao momento em que uma enorme baleia passeia debaixo de seu barquinho, enquanto ele entende sua pequenez diante do mar e atinge um respeito pela vida que nunca imaginou antes.

 

3. A Casa das Orquídeas 

Autor(a): Lucinda Riley

Lugar onde a história acontece: Tailândia

Sinopse: Quando criança, Julia viveu na grandiosa propriedade de ­Wharton Park, na Inglaterra, ao lado de seus avós. Lá, a tímida menina cresceu entre os perfumes das orquídeas e a paixão pelo piano. Décadas mais tarde, agora uma pianista famosa, Julia é obrigada a retornar ao local de infância na pacata Norfolk após uma tragédia familiar. Abalada e frágil, ela terá que reconstruir sua vida. Nesse caminho de recuperação, ela conhece Kit Crawford, herdeiro de Wharton Park, que também carrega marcas do passado. Ele lhe entrega um velho diário que trará à tona um grande mistério, antes guardado a sete chaves pela avó dela. Ao mergulhar em suas páginas, Julia descobre a história de amor que provocou a ruína da propriedade: separados pela Segunda Guerra Mundial, Olivia e Harry Crawford acabaram influenciando o destino e a felicidade das gerações futuras. Repleto de suspense, A casa das orquídeas viaja da conturbada Europa dos anos 1940 às paisagens multicoloridas da Tailândia, tecendo uma trama complexa e inesquecível.

4. Os catadores de Conchas

Autor(a): Rosamunde Pilcher

Lugar onde a história acontece: Cornuália (Inglaterra)

Sinopse:  A grande saga familiar de Rosamunde Pilcher, Os catadores de conchas, lançada em 1987 na Europa e, em 1990 pela Bertrand Brasil, está ganhando uma nova roupagem. Em homenagem à 30ª edição no Brasil deste querido romance, Rosamunde Pilcher escreveu uma introdução em que conta a história da gênese desta obra.O livro é um romance de vínculos – de uma geração para a outra; dos pais que continuam vivos; e dos símbolos e legados do passado que vêm a representar o futuro. Trata da busca da identidade no espelho fragmentado de nossa infância e do confronto com a imagem embaçada pelo aflorar das lembranças do passado. O romance é repleto de pessoas reais e impregnado de valores cotidianos; os personagens de Rosamunde Pilcher poderiam ser qualquer um de nós.O leitor é convidado a partilhar da alegria, da tristeza e da magia do livro. Ambientando a ação em Londres e na Cornualha, desde a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje, Rosamunde Pilcher narra a história da família Keeling, e das paixões e desilusões que a mantiveram unida durante três gerações. A família gravita em torno de Penélope, e são seu amor, coragem e senso ético que determinam o curso de todas as suas vidas.Entre os bens que são mais caros a Penélope encontra-se Os catadores de conchas, que seu pai pintou e lhe deixou como lembrança e legado. É esta pintura que simboliza para ela os vínculos entre as gerações – o presente, o passado e o futuro. Mas é justamente o destino desta pintura que poderá vir a desagregar a família… Escrevendo com grande compaixão pelas fraquezas, desejos e alegrias humanas, a história de Rosamunde Pilcher transborda de emoção. O mundo por ela criado e descortinado para nós torna-se um lugar onde nos sentimos à vontade, um lugar ao qual mal podemos esperar para voltar, um lugar de que jamais nos esqueceremos.

5. Origem  

Autor(a): Dan Brown

Lugar onde a história acontece: Bilbao (Espanha) 

Sinopse: Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete abalar os alicerces de todas as religiões e mudar para sempre a face da ciência.

O anfitrião é o futurólogo e bilionário Edmond Kirsch, que se tornou conhecido por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. O brilhante ex-aluno de Langdon está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento, algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana: DE ONDE VIEMOS? PARA ONDE VAMOS?

 

6. A Casa do Rio Vermelho

Autor(a): Zélia Gattai

Lugar onde a história acontece: Salvador

Sinopse: Em A casa do Rio Vermelho, Zélia continua a narrar a saga de sua vida – que se mistura não só com a do marido Jorge Amado, mas com a aventura de toda uma geração de artistas. Sua grande proeza é fazer da literatura não só registro de emoções e de acontecimentos, mas uma maneira de se apropriar do mundo.

 

7. A insustentável leveza do ser

Autor: Milan Kundera e Tereza Bulhões de Carvalho

Lugar onde a história acontece: Praga, na República Tcheca

Sinopse: O livro é considerado um ícone da literatura universal. O enredo é centrado em quatro personagens: Tereza, Tomas, Sabina e Franz, que enfrentam o peso da existência, cada um a sua maneira. Toda a narrativa tem como plano de fundo a Capital da República Tcheca, Praga, e apresenta uma relação íntima com a cidade, suas singularidades, e os movimentos que a transformam. Pode-se dizer que Praga é o quinto personagem central da obra.

 

8. Luzes da África: Pai e filho em busca da alma de um continente

Autor(a): Haroldo Castro

Lugar onde a história acontece: alguns países do continente africano

Sinopse: Fugindo dos clichês da miséria e da guerra na África, o jornalista e fotógrafo conta suas aventuras sob uma percepção peculiar em um continente de surpresas. A incrível jornada de 40 mil km por terra, levou pai e filho a participarem de rituais sufis no Sudão, a compreenderem as últimas etnias nativas da Etiópia, a testemunharem leoas esquartejando uma presa na Tanzânia ou a degustarem cogumelos selvagens em Angola. Luzes da África ainda traz encartes com 130 fotografias impactantes e 19 mapas.

 

9. A Caminho do Atacama

Autor(a): Rômulo Provetti

Lugar onde a história acontece: Deserto do Atacama

Sinopse: Foram 24 dias de viagem, mais de 10.500 quilômetros e uma moto. Saindo de Belo Horizonte, Rômulo Provetti atravessou Brasil, Argentina e Chile para chegar ao deserto do Atacama. Além de dividir suas angústias, medos e conquistas durante o trajeto, Rômulo dá dicas e informações práticas para os iniciantes e enfatiza a importância de um extenso planejamento nesse tipo de viagem. Ilustrada com belas fotos, A caminho do Atacama contagia por seu senso de aventura e consegue transportar o leitor para a garupa de Rômulo. É um prato cheio para quem sonha fazer uma longa viagem de moto – ou qualquer tipo de aventura ambiciosa! 

10. A arte da peregrinação

Autor(a): Phil Cousineau

Lugar onde a história acontece: Jerusalém, Roma, dentre outros.

Sinopse: Nem toda peregrinação é de cunho religioso. Segundo o dicionário Aurélio, peregrinar significa viajar, andar por terras distantes. O objetivo de Phil Cousineau, com este livro, é o de ajudar o leitor a criar sua própria peregrinação para algum lugar que lhe seja sagrado ou inspirador. Esse lugar tanto pode ser Jerusalém, Roma, o seu estádio de futebol favorito ou a casa de seu poeta predileto. Um livro que se reporta a histórias pessoais do autor em cerca de cinqüenta países e a mitos, parábolas e citações. Indicado para aqueles que têm se sentido frustrados na volta de cada viagem comum, pois estão em busca de algo mais significativo, que lhes preencha a alma. 

 

E então? Qual será a sua escolha? Depois de viajar pelo universo da imaginação, embarque com a Unitur para realizar o seu sonho de viagem! 

 

 

Novo Arcebispo de Aparecida (SP)

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, dia 16 de novembro, a renúncia do Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. E, nomeou como novo arcebispo Dom Orlando Brandes, transferindo-o da Arquidiocese de Londrina, no Paraná. Dom Damasceno havia apresentado renúncia em fevereiro de 2012, quando completou 75 anos, conforme prevê o direito canônico. E, […]

Leia mais

Unitur é nova associada da Câmara de Comércio Italiana no Rio Grande do Sul

Desde fevereiro, a Agência de Viagens Unitur integra a rede de empresas associadas à Câmara de Comércio Italiana no Rio Grande do Sul (CCIRS), associação que atua como ponto de conexão para empresas que desejam operar no Brasil e na Itália. A adesão foi validada para os anos de 2022 e 2023. Há 60 anos, […]

Leia mais

3 passos para organizar seu grupo de viagens com a Unitur 

Pensou em viajar com seus amigos e familiares e procura uma agência de viagens para facilitar a viagem? A Unitur tem a experiência e a equipe pronta para auxiliar você. Em três passos você garante a viagem com suas condições para curtir com quem você ama. Veja como organizar seu grupo de viagens. Escolha seu […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!