Voltar para a listagem de postagens

TOP 10: os maiores aeroportos do mundo!

Tem quem goste de aeroportos e tem quem os condene pelo tédio e longas esperas. Surpreenda-se com os 10 maiores aeroportos do mundo!

Lugar de encontros e despedidas, de começos e términos de viagem, ou quem sabe apenas de passagem. Tem quem goste de aeroportos pelo clima de novas aventuras, tem quem os condene pelo tédio e longas esperas.

A verdade é que alguns aeroportos pelo mundo são verdadeiros monumentos: alguns gigantescos, outros muito modernos, outros ainda, apenas charmosos. Mas curiosidades é o que não faltam sobre esses lugares!

Embarque com a Unitur e vamos dar uma volta pelos 10 maiores aeroportos do mundo? 

 

1º – Aeroporto de Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson

Aeroporto de Atalnta, EUA

País: EUA

Tráfego de passageiros em 2017: 103 902 992

Inaugurado em 1926, recebe mais de 100 milhões de passageiros anualmente. É o hub principal da Delta Airlines e da Southwest Airlines.

Por que o aeroporto de Atlanta é o maior do mundo e não o de Nova York, por exemplo?

A resposta é uma soma de fatores: Atlanta está localizada a duas horas de distância de 80% da população dos EUA. Ou seja, 260 milhões de pessoas estão a um voo curto de distância de Atlanta. Além disso, está mais próximo à costa leste favorecendo partidas para a Europa e concentra a maior parte da movimentação da Southwest, a maior companhia low cost do mundo.

2º – Aeroporto Internacional de Pequim

Aeroporto de Pequim, China

País: China

Tráfego de passageiros em 2017: 95 786 442

Inaugurado em 1958, recebe mais de 90 milhões de pessoas por ano. Opera voos domésticos e internacionais importes. Está conectado ao centro de Pequim por um trem expresso bem moderno.

 

3º – Aeroporto Internacional de Dubai

Aeroporto de Dubai, Emirados Árabes

País: Emirados Árabes

Tráfego de passageiros em 2017: 88 242 099

Inaugurado em 1959 é claro que como tudo em Dubai também tem seu toque de grandiosidade e modernidade. Ocupa uma área de 2,9 mil hectares de extensão, recebe mais de 6 mil voos por semana, operados por 130 companhias. Um dos destaques é o Duty Free, com 5,4 mil metros quadrados!

4º – Aeroporto Internacional de Tóquio

País: Japão

Tráfego de passageiros em 2017: 85 408 975 

O aeroporto de Tóquio também impressiona pela grandiosidade. São 550 mil metros quadrados, com 5 andares, 47 empresas aéreas asiáticas e 390 de todo o mundo.

5º – Aeroporto Internacional de Los Angeles

Aeroporto de Los Angeles

País: EUA

Tráfego de passageiros em 2017: 84 557 968

Por ser o único de Los Angeles, não é raro encontras as estrelas de Hollywood circulando pelo LAX!

O aeroporto foi inaugurado em 1929, mas apesar de ser antigo, se modernizou bastante. Hoje, por exemplo, possui 7 enormes telas multimídia que exibem vídeos artísticos e turísticos do Sul da Califórinia. É o maior sistema imersivo presente em um aeroporto.

6º – Aeroporto Internacional de O’Hare, em Chicago

País: EUA

Tráfego de passageiros em 2017: 79 828 183

Inaugurado em 1943, foi primeiramente uma fábrica de aviões durante a Segunda Guerra Mundial. Ganhou esse nome justamente em homenagem a um piloto que combateu na Guerra, chamado Edward O’Hare.

Leia também nosso post sobre as 12 pontes pelo mundo que valem uma viagem

7º – Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres

Escultura Slipstream, no aeroporto de Heathrow

País: Inglaterra

Tráfego de passageiros em 2017: 78 014 598

É o mais movimentado aeroporto da Europa e tem três curiosidades interessantes. É o aeroporto líder em sustentabilidade por divulgar tabelas de emissões e poluição sonora e realizar um trabalho junto às companhias em prol do meio ambiente. Também tem um espaço fit, para que os passageiros se recuperem do jet lag, com ioga e exercícios aeróbicos.

Além disso, é no Heathrow que está a maior escultura da Europa, com 70 toneladas e 77 metros, do escultor Richard Wilson, que imita o rastro que os aviões deixam quando fazem piruetas.

8º – Aeroporto Internacional de Hong Kong

Aeroporto de Hong Kong

País: China

Tráfego de passageiros em 2017: 72 664 075

Fica na ilha de Chek Lap Kok e é um dos aeroportos mais jovens da lista. Foi inaugurado em 1998. O prédio tem forma de Y e ocupa uma área de 516 mil metros quadrados,

Em forma de Y, o prédio ocupa uma área total de 516 000 metros quadrados, distribuídos em oito pavimentos – três abaixo e cinco acima do solo –, e 30 000 metros quadrados destinados a lojas e bancos.

A infra-estrutura do aeroporto inclui 38 pontes de acesso aos aviões, 27 pontos para estacionamento de aeronaves e um hall de bagagens do tamanho do Yankee Stadium, de Nova York, por onde passam até 5 500 passageiros por hora.

O empreendimento, com projeto do arquiteto inglês Norman Foster, custou 20 bilhões de dólares.

9º – Aeroporto Internacional de Xangai Pudong

País: China

Tráfego de passageiros em 2017: 70 001 237

É também um dos aeroportos mais novos, sendo inaugurado em 1999. Teve um custo aproximado de 400 milhões de dólares.

10 – Aeroporto Internacional Charles de Gaulle

País: França

Tráfego de passageiros em 2017: 69 471 442

Inaugurado em 1974, recebe quase 70 milhões de passageiros por ano. É o principal ponto de chegada e partida de Paris. Seu nome é em homenagem ao ex-presidente da França, Charles de Gaulle. O aeroporto gera 10 % da riqueza criada em Île-de-France e garante empregos a 85 000 empregados em 700 empresas.

 

E aí, gostou de conhecer o TOP 10 maiores aeroportos do mundo? Então venha conhecê-los com a Unitur!

Veja como emitir o certificado internacional de vacinação pela internet

Desde o início de 2019 os viajantes internacionais contam com uma boa notícia. O governo federal, por meio de uma parceria da Anvisa com a Secretaria do Governo Digital do Ministério Economia anunciaram que agora os cidadãos tem a opção de emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) pela internet. Cerca de 135 […]

Leia mais

5 passeios imperdíveis na Serra Gaúcha

Destino dos amantes da cultura, da gastronomia, da história e também do romance, a Serra Gaúcha nunca decepciona quem escolhe suas atrações para dias de descanso e diversão. Nossa agência, como vocês sabem, tem origem gaúcha e há mais de 20 anos realizamos passeios privativos e em grupo para esse lugar encantador. Por isso, a […]

Leia mais

6 dicas para fazer fotos incríveis em qualquer viagem ou passeio

Está tudo cada vez mais moderno, não é? As câmeras digitais ficaram mais leves e fáceis de carregar, tiram fotos em alguns segundos e permitem que a gente descarregue as fotos no computador quase sem nenhum esforço. Os celulares então, nem se fala! É só clicar no símbolo da camerazinha, depois no botão do meio […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!