Voltar para a listagem de postagens

A Serra Catarinense é para todo mundo! Conheça suas principais atrações.

Quem já viajou até Santa Catarina e só visitou o litoral precisa dar meia volta e conhecer também os encantos de toda a área serrana de lá. Muita gente vai até a Serra Catarinense para praticar esportes radicais e entrar em contato com a natureza, mas para quem gosta de relaxar, um passeio pelas charmosas cidadezinhas do interior e alguns dias vivendo em seu clima quase bucólico é uma ótima pedida!

No trajeto para a Serra Catarinense, fique atento(a) às belezas naturais da estrada. Antes de chegar, planeje o seu roteiro de atividades e passeios para que você consiga conhecer cada ponto turístico com calma. A nossa sugestão é que você reserve pelo menos três dias de viagem. Se não for possível, tire pelo menos um final de semana completo para passear pela região.

 

5 atrações turísticas na Serra Catarinense para quem gosta de aventura e natureza

?  Morro da Boa Vista: tem mais de 1.800 metros de altitude e é o ponto mais alto do estado de Santa Catarina. Seu mirante merece um bom tempo de parada para que a vista – de tirar o fôlego – seja admirada.

?  Morro da Igreja: de lá se vê a Pedra Furada, formação rochosa que é outra atração da região e se impõe, mesmo de longe, com seus quase 30 metros de circunferência. Com uma breve caminhada, você chegará até a Cascata Véu da Noiva. O nome da queda d’água já diz tudo! É mesmo exuberante.

? Morro Campestre: ideal para assistir ao pôr do sol.

?  Morro do Avencal: uma cachoeira impressionante, com mais de 100 metros de altura. Pode ser vista de cima ou acessada pela parte de baixo, através de uma trilha dentro do Parque Cascata do Avencal.

?  Morro Costão do Frade: a pedra que fica em Bom Retiro parece com a silhueta de um frade, por isso o nome. Nela, você verá inscrições jesuítas dos séculos passados e, se subir até o topo, fará todo o trajeto em uma calçada que foi construída por índios e escravos ­– e que constitui parte da memória daquele local.

serra catarinense 2

Divulgação: @parquedoavencal

Leia também: Conheça os encantos de Gramado, na Serra Gaúcha!

5 dicas de passeios na Serra Catarinense para quem viaja para relaxar

☺️ Vinícolas da região: são várias as vinícolas famosas da Serra Catarinense. Visitar pelo menos uma delas é imprescindível! Durante a visita, você fará degustação dos vinhos e das comidas típicas da região. Também conhecerá como é produzida a bebida e todo o processo de cultivo e colheita das uvas. Aproveite para curtir a paisagem e, quem sabe, comprar algumas garrafas do seu vinho predileto.

☺️ Serra do Rio do Rastro: é o cartão postal da região. Para aproveitar a vista e para chegar e sair da região em segurança, a dica é visitá-la em um dia ensolarado e sem previsão de chuvas.

☺️ Serra do Corvo Branco: é o maior corte de rochas de todo o Brasil, com curvas impressionantes. A vista na chegada ao topo da serra – geralmente feita de carro para quem não quer se aventurar tanto – impressiona.

☺️ Para dar uma pausa nas aventuras e no relaxamento e adicionar um pouco mais de conhecimento e cultura à sua bagagem, as sugestões são o Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages – uma construção antiga e cuidadosamente restaurada, com bela galeria de arte, cafeteria e área externa aconchegante –, e a Casa de Campo do Governador Hercílio Pedro da Luz, em Bom Retiro, que também é um museu.

☺️ Lages, Bom Retiro e São Joaquim são cidades da Serra Catarinense com igrejas lindas e sempre abertas para visitação, assim como casas de cultura, memoriais e lojas de souvenirs, artesanatos e – é claro! – vinho.

serra catarinense

Serra do Rio do Rastro. Wikipedia.

 

Na área serrana de Santa Catarina, não deixe de experimentar as comidas típicas originadas na Itália e na Alemanha. Procure também pelo pinhão assado e pelo chimarrão – para esquentar o corpo.

E por falar em esquentar: lembre-se de levar casacos e cachecóis na mala e para cada um dos passeios! A temperatura na Serra Catarinense pode passar dos -5°C nas noites de inverno.


Buenos Aires: descubra os passeios e as delícias da capital argentina

Permeada por ares europeus, Buenos Aires é uma cidade latino-americana com um charme portenho inconfundível. Tudo nos faz querer ir até lá, inclusive o pouco tempo de voo saindo do Brasil. Quem quer deixar a rotina de lado por alguns dias, comer e beber muito bem e reabastecer a bagagem cultural, a capital argentina é […]

Leia mais

Palácio da Pena em Sintra: uma das Sete Maravilhas de Portugal

Desde 1995 ele é Patrimônio Mundial da UNESCO e desde 2007, uma das Sete Maravilhas de Portugal. O Palácio da Pena é lindo por fora, visto de longe, e surpreendente por dentro, visto de perto. Localizado na charmosa cidade de Sintra, em Portugal, o Palácio fica a 500 metros de altitude e foi uma residência […]

Leia mais

Lenda e curiosidades sobre a encantadora Fontana di Trevi, em Roma

Diz a lenda que foi uma jovem virgem que, no século 19 a.C, indicou às tropas cansadas e com sede de Marcus Vispânio Agripa onde havia uma fonte de água limpa. Mas foi apenas no século XVIII que o Papa Clemente XII decidiu realizar a construção monumental da Fontana di Trevi que se localiza no […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!