Alexandria: o que fazer, como e quando visitar

Hoje é raro ouvir falar de Alexandria, mas a cidade já foi o principal centro cultural do mundo antigo. Fundada por Alexandre Magno em 332 a.C, a cidade foi conhecida como uma das 7 maravilhas do mundo antigo e foi dona de um importante espaço bibliográfico, tema de séries e filmes ao redor do mundo: a Biblioteca de Alexandria.  

Entre portos e faróis, Alexandria é considerada uma parada fundamental para quem deseja conhecer a história do Egito. Seu patriarca Santo Alexandre é celebrado todo dia 26 de fevereiro, foi bispo da cidade em 312 e iniciou a construção da igreja de São Theonas, a maior da cidade. 

E por saber que você é apaixonado por este país, separamos algumas informações fundamentais para programar sua próxima viagem dos sonhos. Veja quando viajar, como chegar até a cidade, dicas de turismo e algumas curiosidades a seguir.

Como chegar em Alexandria

Alexandria é uma cidade portuária localizada ao norte do Egito com mais de 5,2 milhões de habitantes (2018). Ela permanece sendo a dona do principal porto egípcio e uma das mais importantes do mediterrâneo. 

Porto de Alexandria.

Para chegar é fácil: a cidade possui 2 aeroportos internacionais, sendo eles o Bor El Arabe o Aeroporto Internacional de Alexandria. Caso prefira um ônibus ou trem é possível viajar até Cairo, Luxar ou Hurghada e pegar o seu transporte até a cidade. 

Costa marítima de Alexandria.

Para conhecer os pontos turísticos você pode contar com o transporte público seja de ônibus, de trem ou de metrô, você escolhe. Agora, se preferir uma comodidade e maior autonomia, é possível alugar um carro com facilidade e se deslocar pelos aplicativos de trânsito.

Quando visitar

Cada época do ano tem sua beleza e suas vantagens. Nossa sugestão é viajar na primavera ou no outono para aproveitar as temperaturas mais equilibradas, mas se preferir épocas mais badaladas com multidões, viaje no inverno e não se arrependerá.   

O que fazer em Alexandria?

Apesar de destruída, a célebre Biblioteca de Alexandria foi restaurada e reinaugurada em 2003 e se tornou patrimônio cultural da UNESCO e permanece sendo um dos maiores centros do saber da Antiguidade, por isso (e em nome das suas memórias de filmes, séries e desenhos que citaram a biblioteca) sugerimos que não deixe de visitá-la. 

Biblioteca de Alexandria.

Também os Jardins do Palácio Montazah, antiga residência de verão da família Real construído em estilo Turco-Florentino, e a continuação da Coluna de Pompeu e sua bela vista valem o passeio. 

Palácio Montazah em Alexandria.

Outras paradas são a Fortaleza de Qaitbey, construída em 1480 pelo sultão que carregou o mesmo nome, e as Catacumbas Greco-Romanas, para amantes da arqueologia. 

Fortaleza de Qaitbey em Alexandria.

Temos um grupo aberto rumo à Alexandria para você concretizar sua viagem dos sonhos em 2023. Confira as datas e programe-se, esperamos por você!