Basílicas papais em Roma que valem a pena a visita

Se você procura um roteiro turístico religioso pela Europa, com certeza já pensou em visitar Roma. Com mais de 900 igrejas, a capital italiana abriga 4 igrejas chamadas Basílicas Papais: de São Pedro, Santa Maria Maior, São Paulo Extramuros e São João de Latrão. Seja para viver uma experiência de fé, seja para apreciar a arte e a arquitetura do ambiente, hoje vamos apresentar as 4 basílicas papais, algumas de suas curiosidades, roteiros que passam por elas e como chegar pelos transportes da cidade. Vamos lá! 

Basílica de São Pedro (Basilica di San Pietro)

Começamos pela basílica papal destinada ao considerado primeiro Papa da Igreja Católica. A Basílica de São Pedro é o principal centro religioso do mundo, onde acontecem as votações para a escolha do novo papa, onde ficam os túmulos papais, artes famosas como a escultura Pietá, do artista renascentistas Michelangelo, inteiramente feita em mármore e reproduzida por artistas de todo o mundo. 

Basílica de São Pedro, uma das 4 basílicas papais de Roma.

Se você não sabia, ao lado da basílica está o complexo de Museus do Vaticano: um dos maiores acervos de arte do mundo. O complexo é visitado por mais de 6 milhões de turistas por ano e abrange, até mesmo, a bela Capela Sistina. 

Capela sistina.

Visite a basílica com uma boa câmera ou bom celular, dali sairão boas fotos – garantimos!

Basílica de Santa Maria Maior (Basilica di Santa Maria Maggiore)

A Basílica de Santa Maria Maior é um dos pontos turísticos mais procurados pelos grupos Unitur que passam por Roma. Linda por dentro e por fora, é a maior igreja mariana da cidade.

Basílica de Santa Maria Maior

Uma curiosidade sobre ela, é que a basílica foi a primeira em todo o Ocidente a ser dedicada à Virgem Maria. Além disso, a maior parte do mosaico da basílica, incluindo a nave da igreja e o arco principal, fazem parte da construção original da igreja, e suas belas colunas de mármore são ainda mais antigas do que sua construção.

Já pensou visitar a basílica e ainda assistir uma missa dentro desse esplendor dourado? Você tem a chance nos Grupos Unitur com destino à Itália.

Basílica de São João de Latrão (Basilica di San Giovanni in Laterano)

Ela tem uma honraria especial, mas por vezes passa despercebida pelos visitantes de Roma. A Igreja São João Latrão é a arquibasílica da Igreja Católica, a catedral do Bispo de Roma e por isso está acima de todas as demais igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. Foi a primeira das quatro basílicas papais a ser construída, primeira dedicada a Cristo, o Salvador, e depois aos Santos São João Batista e João Evangelista.

Basílica papais de Roma, conheça a Basílica de São João de Latrão.

Na sua fachada principal se lê: “Papa Clemente XII, no quinto ano de seu pontificado, dedicou este edifício a Cristo, o Salvador, em homenagem aos Santos João Batista e João Evangelista”.

Uma curiosidade sobre a basílica é que lá você encontra o primeiro batistério do mundo – local específico para o batismo cristão. 

Saiba mais sobre a Basílica de São João Latrão clicando aqui. 

Basílica de São Paulo Extramuros (Basilica di San Paolo Fuori La Mura)

A Basílica de São Paulo recebe o nome de basílica extramuros ou além dos muros por estar construída na parte de fora dos muros que, no século IV, protegiam Roma (IT) de invasões inimigas. Só perde, em tamanho, para a de São Pedro e impressiona por sua imponência e grandiosidade, presentes desde o teto, feito com mosaicos, ao chão, todo em mármore.

Basílica de São Paulo em Roma.

Lá você conhece o túmulo do apóstolo São Paulo, que está localizado sob o altar e rodeado de arcos. É possível admirar os mosaicos feitos em homenagem aos Papas com seus respectivos retratos, iniciado no papado de Leon Magno, no século V e que inclui Francisco Bergoglio desde os seus primeiros dias à frente da Igreja Católica. O Papa atual é o único cujo retrato fica sempre iluminado.

Basílica di San Paolo Fuori La Mura.

Saiba mais sobre a Basílica de São Paulo Extramuros clicando aqui.

Como chegar até as basílicas papais?

Você pode entrar em todas as basílicas papais gratuitamente, não se preocupe, e todas estão próximas às estações de metrô. Dê uma olhada nas estações e na linha de metrô:

Basílica de São Pedro: estação Ottaviano San Pietro – linha vermelha

Basílica de São João Latrão: estação San Giovanni – linhas vermelha/verde

Basílica de São Paulo Extramuros: estação Basílica S Paulo – linha azul

Basílica de Santa Maria Maior: estação Termini – linha azul/vermelha/verde

Mas se você viajar com a Unitur, seu transporte e guia estão incluídos no pacote. Viaje à Itália e conheça algumas das basílicas papais de Roma e outros pontos turísticos apaixonantes da capital italiana.