Canção Nova, destino da fé católica em Cachoeira Paulista

É impossível pensar na Igreja Católica no Brasil sem recordar da Canção Nova. Fundada pelo Monsenhor Jonas Abib, falecido em 12 de dezembro de 2022, esta comunidade cresceu em conhecimento e estrutura e se tornou um destino da fé católica que atrai jovens, famílias e pessoas que procuram uma viagem tranquila e bela para renovar a fé em Cachoeira Paulista (SP). 

Curiosamente, a história desta comunidade está intimamente ligada ao Movimento Dos Focolares, movimento este que deu origem à Economia de Comunhão, na qual a Unitur é integrante. Mas, vamos conhecer melhor essa história e porque vale a pena você visitar a Canção Nova em 2023. 

Ouvir o chamado

Jonas Abib vivia em Vila Nova Cachoeirinha, periferia de São Paulo, até ficar doente e precisar ser transferido para Lavrinhas, no Vale do Paraíba (SP). De lá, foi levado para o Hospital de Piquete, no interior de São Paulo, e recebeu o convite para participar do encontro Mariápolis do Movimento dos Focolares, onde sentiu no coração a necessidade de estar presente. Foi na Mariápolis de Lorena (SP) que teve um encontro pessoal com Deus. 

Falecido Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova. Na foto está o Monsenhor, um senhor branco idoso, com cabelos brancos na lateral da cabeça, vestindo uma camisa azul celeste, com uma cruz em madeira. Atrás dele está uma imagem de um santo inteiramente num material branco e um céu azul ensolarado.

Fonte: Vatican News. “Faleceu aos 85 anos monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova”.

A partir daí, os planos foram crescendo. Em 1968 começaram os encontros com os jovens, em 1971 foi convidado pelo Padre Haroldo Rahn, da Renovação Carismática Católica, para participar de uma formação para seminaristas sobre o Espírito Santo e em 1979 começaram as construções das primeiras casas que se tornaram hoje a estrutura da Comunidade Canção Nova, composta por residências, santuários e capelas abertas para visitação. 

O que fazer na Canção Nova

Chamado de Santuário do Pai das Misericórdias, o santuário da comunidade pertence à diocese de Lorena e contém uma infraestrutura preparada para receber grandes grupos de peregrinos que buscam instantes de fé e coletividade. 

Santuário do Pai das Misericórdias.

Fonte: Site Canção Nova.

O santuário possui uma agenda de atividades que perdura todo o dia e todas são abertas. Você pode participar do Amor Vencerá, o Terço da Misericórdia às 15h, Terço Mariano às 18h, também das missas no próprio Santuário do Pai das Misericórdias, além dos eventos específicos de cada época do ano e dos shows de evangelização.  

E não se preocupe com a estrutura, lá você encontra lojas, restaurantes, lanchonetes, pousadas e ambientes de descanso, tudo pensado na acolhida dos turistas e peregrinos. 

Como chegar 

É possível chegar até a comunidade de avião, ônibus ou carro. Chegando dos aeroportos de São Paulo ou do Rio de Janeiro, pegue um ônibus de empresas como Cidade do Aço, Cometa, Pássaro Marron, Gontijo, Litorânea, Sampaio, Itapemirim e chegue até a cidade de Cachoeiro Paulista. 

Santuário da Esperança

Há pouco tempo da comunidade você também pode visitar o Santuário da Esperança, uma igreja destinada ao Frei Galvão e à Santa Crescência, localizada em Guaratinguetá (SP), que recebeu a ilustre visita do Papa Emérito Bento XVI, em 12 de maio de 2007. O santuário leva esse nome graças à Fazenda da Esperança, uma comunidade terapêutica que atua no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios desde 1983.

Santuário da Esperança.

Fonte: Portal Fazenda da Esperança.

A igreja começou como uma tenda para acolher a todos e foi elevada ao Santuário da Esperança em 2016. Hoje ele já é considerado o 3º maior santuário da Arquidiocese de Aparecida. Você poderá visitar a Canção Nova e o Santuário de Aparecida em breve com os grupos Unitur! 

Santuário da Esperança.

Fonte: Portal Fazenda da Esperança.

Temos grupos de viagem para você conhecer a Canção Nova e o Santuário de Aparecida, tudo numa única viagem. Já imaginou viver momentos de intimidade com Deus nos dois grandes santuários do Brasil? 

Confira as datas e programe sua próxima viagem com a Unitur!