Voltar para a listagem de postagens

Capela da Medalha Milagrosa reconta história de Nossa Senhora das Graças, em Paris

Catarina Labouré era apenas uma noviça em Paris quando durante a noite foi impelida a ir a capela do convento para rezar. Em oração, recebeu a visita da Virgem Maria, que se revelou a ela como Nossa Senhora das Graças. A própria Catarina descreve a visão como uma senhora mediana, de vestido branco de seda e véu azul que iá da cabeça aos pés.

A Virgem fez três aparições à Catarina, sendo uma delas em 27 de novembro de 1830.

A medalha de Nossa Senhora das Graças

Nossa Senhora revelou à Catarina as imagens de frente e verso de uma medalha a ser cunhada em homenagem a ela. De um lado a sua imagem, com a frase “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”, e do outro um M de Maria que sustenta a cruz, que representa o Calvário. Além de 12 estrelas, que simbolizam as doze tribos de Israel e dois corações, um cercado de espinhos que representa o coração de Jesus e outro transpassado por uma espada, representando o de Maria.

‘Manda, manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxeram, com devoção, hão de receber muitas graças”, foi o que disse à Catarina.

Na mesma aparição, Maria mostrou um globo terrestre e raios que saíam de suas mãos em direção a Terra.

“Este globo que vês representa o mundo inteiro e cada pessoa em particular. Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que me pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais finos correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir.“

A medalha ganhou fama no mundo inteiro de medalha milagrosa quando em 1832 eclodiu, em Paris, uma terrível epidemia de cólera que fez cerca de 20.000 vítimas fatais. As “Filhas da Caridade” começaram então a distribuir, em junho, as primeiras 2.000 medalhas de Nossa Senhora das Graças. As curas se multiplicaram, bem como as proteções e conversões. Por isso, o povo parisiense chamou a medalha de “milagrosa”. 

Hoje, as medalhas de Nossa Senhora das Graças são cunhadas aos milhões e são diversos os relatos de graças alcançadas por sua intercessão.

Crédito: Xhienne, CC BY-SA 3.0 <http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/>, via Wikimedia Commons

Estando em Paris, na França, é possível visitar a Capela da Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças, no local das aparições.

A Capela da Medalha Milagrosa de N.S das Graças

O edifício da capela é de 1815, e era a sede do convento de São Vicente de Paula. Após as aparições de 1830, muitas noviças chegaram ao convento, que precisou ser ampliado. Em 1930, centenário das aparições, a Igreja é reformada e adquire o formato que tem hoje.

O órgão da igreja, assim como dois quadros ao seu lado, de São José e Santa Ana, estão na capela desde 1815!

Na capela, os peregrinos poderão ver três altares:

Capela da Medalha Milagrosa
Créditos: Ketounette, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

O Altar das aparições

Neste altar está hoje a cadeira que teria sido usada por Nossa Senhora na primeira aparição. Este teria sido o altar principal da capela de 1815 a 1856, depois transferido para uma das laterais.

É chamado de altar das aparições pois teria sido o altar mostrado pela Virgem como o local onde as graças seriam dadas às pessoas. Além da cadeira, nesse altar há também o relicário com o coração de São Vicente e uma imagem do Santo.

O altar do corpo de Santa Catarina

  1. nossa senhora das graças

    Corpo intacto de Santa Catarina Labouré Crédito: André Leroux, Public domain, via Wikimedia Commons

No lugar onde Nossa Senhora teria ficado na segunda aparição, em 27 de novembro de 1830, está o altar com o corpo exumado (e intacto) de Santa Catarina.

Há também uma imagem de Maria segurando um globo nas mãos, como na aparição.

O Altar principal

O altar principal é de 1856, obra do escultor Maldiney. É feito em mármore e decorado com esculturas douradas e medalhões.

Neste altar há também uma imagem, feita com o mesmo mármore, de Nossa Senhora em cima de um globo e pisando em uma serpente.

De suas mãos saem raios e a Virgem é coroada por 12 estrelas.

O único elemento deste altar do edifício original, de 1815, é o sacrário. É em prata dourada e em forma de um templo grego.

Há também o afresco principal, no arco da abóbada, que representa a primeira aparição de 1830: A Virgem, acalmada pelos anjos, apresenta a Catarina sua missão.

A Unitur é especialista no Brasil em turismo religioso. Conheça nossos roteiros para a Terra Santa, Santuários Marianos e outros lugares sagrados. Embarque com a gente!

Principais atrações de Phuket, a maior ilha da Tailândia!

Cerca de 3 milhões de turistas escolhem Phuket, a maior ilha da Tailândia como destino de férias. Vamos descobrir juntos por que essa ilha é tão popular? Phuket concentra ótimas opções para todos os gostos. Certamente a Tailândia reserva lugares ainda mais paradisíacos, mas é em Phuket que o turista encontra bons hotéis, restaurantes, agito […]

Leia mais

Brasília: turismo cívico e arquitetônico

  A gente sempre escuta falar dessa cidade nos noticiários brasileiros, mas pouca gente se atenta para uma Brasília fora dos holofotes políticos. Bem planejada, repleta de uma arquitetura lindíssima que contempla boa parte dos prédios governamentais, com parques bem organizados e muitas opções culturais, Brasília pode ser uma boa surpresa para uma viagem de […]

Leia mais

Confira a nova exigência para o embarque de menores desacompanhados

Uma modificação na Lei 13.812, que trata da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas agora determina que adolescentes até 16 anos, e não mais até 12, precisarão de autorização judicial para viajar desacompanhados em viagens interestaduais e para o exterior.   Portanto, até 16 anos, apenas acompanhados dos pais, responsáveis, de parentes até o […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!