Centro de São Paulo: 10 atrações imperdíveis para conhecer a pé

Se você está a passeio por São Paulo, certamente as modernidades da megalópole irão chamar sua atenção: grandes shoppings, avenidas, bons restaurantes, museus e galerias com ótimas estruturas.

Mas para conhecer a essência de São Paulo, nada mais apropriado do que visitar o seu centro histórico, com suas belezas e desigualdades que dão realmente o sabor do que é uma grande cidade de um país diverso e em desenvolvimento como o nosso.

Por ali, a paisagem tem seus contrastes com grandes edifícios. Mas aqueles que realmente encantam são os históricos.

Veja abaixo um roteiro de um dia à pé cheio de experiências interessantes!

Faça o download gratuito do e-book 5 destinos em alta para viajar na melhor idade

1. Sé

O roteiro pode ter início na Catedral da Sé.

Sua construção neogótica começou em 1913 e terminou 40 anos depois. É a catedral da Arquidiocese de São Paulo. Ali estão enterrados o cacique Tibiriçá, e os jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.

Catedral da Sé

2. Pateo do Colégio

O próximo destino, à pé mesmo, é o Páteo do Collegio, o marco inicial do nascimento de São Paulo. Foi ali que os jesuítas edificaram uma igreja como núcleo de catequização dos indígenas. Neste lugar, em 25 de janeiro de 1554, foi realizada a primeira missa que oficializou o início do colégio jesuíta.

Páteo do Collegio

3. Mercadão

Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, o Mercado Municipal de São Paulo foi projetado por Felisberto Ranzini. São mais de 12 mil metros quadrados de delícias frescas como frutas, queijos, verduras, cereais, carnes, temperos e mais recentemente, um espaço gastronômico com restaurantes de excelente qualidade. Famosos por ali são os lanches de Pão com mortadela e os bolinhos de bacalhau.

Mercado Municipal de São Paulo

4. 25 de março

Saindo do mercadão, mesmo que você não tenha a intenção de fazer compras, vale uma passada pela caótica 25 de março, sempre com muita atenção à segurança. Uma das vistas que mais exemplificam o “fuzuê” de São Paulo e a mistura de gente é a ladeira Porto Geral lotada de consumidores. Apesar de confuso, é também uma experiência antropológica.

Rua 25 de março

5. Banespa

Recentemente reformado e aberto ao público, o conhecido prédio do Banespa, ou Edifício Altino Arantes é o terceiro mais alto da capital e o sétimo mais alto do Brasil. Com 35 andares e 161 metros de altura, sua cúpula fornece um skyline de São Paulo de perder de vista.

Prédio do Banespa

6. Casa Mathilde

A próxima parada, para descansar um pouquinho os pés, pode ser a tradicional doçaria portuguesa Casa Mathilde. Vale a pena provar um dos seus doces com uma xícara de café e admirar a paisagem por suas janelas envidraçadas.

Doçaria Mathilde

7. Mosteiro

Chegamos então ao Mosteiro São Bento, moradia de cerca de 45 monges beneditinos que até hoje cantam cânticos gregorianos em algumas celebrações e oferecem um brunch aos domingos bem famoso na cidade (e com um preço bem salgadinho).

Mosteiro São Bento

O Mosteiro começou a ser construído em 1912, mas sua verdadeira história nesse local tem mais de 400 anos quando ainda em 1600, a ordem religiosa construiu uma pequena igreja à São Bento.

Não há quem não se encante com o seu interior!

8. Theatro Municipal

Logo depois, não tem como deixar de conhecer o famoso Theatro Municipal. Aliás, colocamos ele aqui espremidinho no roteiro de um dia, mas se tiver mais tempo pela cidade, vale agendar um tour guiado para conhecer melhor a arquitetura e a história do edifício.

Inaugurado em 1911 para a elite paulistana da época, foi palco importante da Semana de Arte Moderna de 1922. E até hoje recebe óperas, espetáculos e eventos em seu salão com ornamentos de tirar o fôlego!

Theatro Municipal de São Paulo

9. Viaduto do Chá

Esse charmoso viaduto foi o primeiro da cidade de São Paulo. Localizado no Vale do Anhangabaú, foi idealizado pelo francês Jules Martins em 1877.

Viaduto do Chá

10. Centro Cultural Banco do Brasil

Por fim, mas não menos importante, uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil, popularmente apelidado pelos paulistanos de CCBB.

Localizado num prédio construído em 1901, foi uma agência do Banco do Brasil de 1927 até 1996. Hoje, abriga exposições de arte e cultura que sempre valem uma espiada.

Centro Cultural Banco do Brasil

Embarque com a Unitur e conheça o Brasil!