Checklist: 8 dicas para uma viagem segura

A pandemia trouxe novos hábitos para nossa rotina e também para nossas viagens, reforçando alguns cuidados e adicionando outros. Com as vacinas surtindo efeito, aos poucos vamos retomando grupos nacionais e internacionais, com muito zelo e atenção. Por isso, separamos 8 dicas para você acompanhar antes de fazer aquela viagem segura e tão esperada. Se prepara para o checklist:

Esteja devidamente vacinado e lembre-se: máscara e álcool em gel agora são itens de necessidade básica 

Esteja devidamente vacinado ou vacinada.

Vacine-se com todas as doses necessárias, o que varia de acordo com a vacina que lhe foi aplicada, e com a dose de reforço, como orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas as instruções são claras: “Ser vacinado não significa que podemos jogar a cautela ao vento e colocar a nós mesmos e outras pessoas em risco.” (OMS)

O famoso álcool com concentração 70%, gel ou líquido, também é nosso grande aliado no dia a dia. Para pessoas alérgicas ao álcool ou com peles mais sensíveis, temos duas dicas muito úteis:

  • Ande com um frasquinho de sabonete líquido. Assim, sempre terá como higienizar as mãos em locais com acesso à água. 
  • Adquira lencinhos umedecidos antissépticos que costumam evitar alterações na pele e são mais práticos do que o sabonete líquido: basta destacar uma folha e passar por toda a região da mão e do punho. 

E, como vimos, a OMS assegura que, apesar da vacinação, a máscara permanece como um acessório imprescindível, não importa onde for. É verdade que em alguns países e em alguns ambientes a máscara não é mais obrigatória, como em locais abertos e na natureza. Entretanto, há máscaras tão confortáveis e leves que não atrapalham e garantem ainda mais sua segurança. Zelo nunca é demais, não é mesmo?

E, claro, além da vacina da COVID-19, esteja em dia com outras vacinas solicitadas mais comumente pelos países, como a da febre amarela. 

 

Pratique atividades físicas

Faça exercícios físicos.

Para uma boa viagem, é preciso certificar-se de que seu corpo esteja saudável. Prepare-se com atividades físicas regularmente, mantenha uma dieta saudável e equilibrada e procure viajar acompanhado(a): assim, você sempre terá a segurança de que alguém estará do seu lado para te ajudar.

 

Itens pessoais

Esteja atento ou atenta a sua bagagem..

Esteja atento(a) aos seus pertences durante a permanência em lugares de grande fluxo como aeroportos e saguão do hotel. Para uma viagem segura, ao descer da aeronave ou ônibus, confira se não ficou nada para trás. Além disso, utilize o cofre do hotel para guardar objetos de mais valor como joias e eletrônicos.

 

Passaporte

Atenção ao seu passaporte!

Confira com antecedência a validade do seu passaporte e vistos, conforme as exigências de prazos de vencimento de cada país a ser visitado ou até mesmo em conexão. Tenha em mãos o endereço e contato da embaixada ou consulado brasileiro mais próximo para caso de perdas ou roubos do seu passaporte. 

 

Transporte medicamentos com segurança

Guarde seus medicamentos com total segurança.

Leve seu kit de medicamentos sempre consigo. Separe uma bolsinha, necessaire ou maleta especial para essa finalidade. Caso tenha uma variedade de comprimidos e pílulas com grandes embalagens, procure soluções práticas de armazenamentos, como caixinhas com separadores. E sempre nomeie os remédios, de forma que saiba qual medicamento está em qual caixinha.

 

Leve seus documentos com segurança

Guarde seus documentos com segurança.

Carteiras e pequenas bolsas podem ser perdidas com mais facilidade do que pastas, bolsas ou separadores maiores. Por isso, nossa dica é organizar seus documentos em locais de fácil acesso, fácil localização e que não sejam pequenos, de maneira que seja difícil perdê-los de vista.

 

Faça seguro viagem

Faça se seguro viagem.

Neste momento de pandemia, os seguros de viagem tornaram-se ainda mais importantes. Isso porque cobrem atendimentos médicos de urgência e emergência, além de indenizações, caso ocorra o extravio da sua bagagem e outras necessidades. Vamos prezar por uma viagem segura!

 

Cuidados com viagens internacionais

Cuidados com viagens internacionais.

Alguns países abriram suas fronteiras para pessoas devidamente vacinadas. E os cuidados permanecem, não importa onde você esteja. Leve consigo seu Passaporte válido e uma cópia deste; comprovante internacional vacinal; visto e seguro viagem. Caso já saiba onde ficará, ande com o comprovante de hospedagem e a passagem de volta; são medidas que lhe darão mais segurança.

Esteja com a saúde em dia, mantenha refeições saudáveis para evitar surpresas indesejadas longe de casa, tenha cuidados ao despachar sua bagagem (uma dica é colocar uma fitinha bem colorida na mala para localizá-la com facilidade quando for recuperá-la) e tenha seus documentos em mãos. 

E claro, conte com uma agência de viagens que se preocupa com sua saúde e bem-estar para você viver ao máximo essa experiência única! 

Conheça a Unitur e viaje com a segurança que você merece!