Voltar para a listagem de postagens

Santa Clara de Assis: a santidade que iluminou o mundo

De origem italiana, da cidade de Assis, Santa Clara nasceu no ano de 1193, de uma família muito nobre. Sua mãe, muito religiosa, escolheu o nome Clara após uma “inspiração” divina de que aquela menina iluminaria o mundo com a sua santidade. A história confirmou sua inspiração! 

Desde pequena, Clara chamava a atenção por seu desprendimento, por uma vida caridosa e sempre preocupada com os mais necessitados. Por isso, não demorou muito para que a jovem fosse completamente atraída pelo estilo de vida de seu conterrâneo contemporâneo, São Francisco de Assis

No Domingo de Ramos de 1212, com apenas 18 anos, a jovem Clara deixou o conforto do seu lar, uma famílias abastada e a promessa de um casamento com um jovem rico e se dirigiu à uma igrejinha, conhecida como Porciúncula, onde vivia São Francisco.

Francisco cortou seus cabelos e foi a partir desse momento que a jovem ficou conhecida como Clara de Assis, casta, obediente e pobre, com uma vida totalmente dedicada à caridade e à ordem das Clarissas.

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Clara de Assis. Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – OFM

Seu primeiro milagre foi ainda em vida, quando multiplicou as poucas esmolas trazidas por uma irmã para os pobres em um fardo pesado e alegrou a companheira que estava desiludida e com pouca fé.

Outro fato marcante da vida de Clara de Assis foi quando, bravamente, enfrentou o chefe dos sarracenos quando estes invadiram Assis apenas com um ostensório na mão. Clara proclamou que Jesus era mais forte do que eles e os invasores fugiram de medo. Por isso, hoje em dia, Santa Clara é representada com um ostensório nas mãos, como você deve se lembrar. 

Basílica de Santa Clara em Assis. Fonte: Canva.

Basílica de Santa Clara em Assis. Fonte: Canva.

E você deve se perguntar: se Santa Clara viveu na Idade Média, como é considerada a Patrona da Televisão?

O título também veio de um episódio milagroso na vida de Santa Clara, quando já acamada e muito doente, apenas um ano antes de sua morte, “assistiu” a uma celebração eucarística sem sair de seu leito.

Santa Clara faleceu em 11 de agosto de 1253, e foi canonizada apenas dois anos depois, em 1255. Seu corpo está exposto em sua basílica em Assis.

Já imaginou poder reviver os passos de Santa Clara em Assis e renovar sua fé diante dela? Embarque com a Unitur para viver esse momento inesquecível.

Ao invés de cimento, uma herança de flores. Conheça a história dos Jardins de Butchart

O negócio da família era o cimento, mas o casal Robert e Jennie Butchart deixaram como herança a delicadeza e o colorido de um jardim espetacular que recebe milhares de visitantes todos os anos. Tudo começou por causa do cimento. O casal decidiu mudar-se de Ontário para a costa Oeste do Canadá, em Vancouver, por […]

Leia mais

No dia Internacional da Felicidade, conheça a vovó de 91 anos que viaja o mundo sozinha!

Ela já conquistou a internet e hoje vai conquistar também o seu coração 😀 Vovó Lena, como foi apelidada a russa Elena Mikhailovna, de 90 anos, desde que se aposentou, aos 83, viaja o mundo sozinha. Com seu cajado, mochila nas costas e muita força de vontade, a aposentada acumula boas histórias para contar. E […]

Leia mais

Czestochowa: conheça a história da Nossa Senhora Negra da Polônia

Diz a tradição que o quadro de Nossa Senhora de Czestochowa, ou Nossa Senhora Negra, é uma cópia fiel da pintura feita por São Lucas Evangelista da Vigem Maria com o menino Jesus na tábua de cedro que ela usava para rezar e trabalhar, desenhada pelo apóstolo durante suas inúmeras visitas à Maria para escutar […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!