Conheça as 10 igrejas mais bonitas do mundo

Além de ser um ambiente de fé e devoção, as igrejas são pontos turísticos fantásticos para quem admira arte e arquitetura. Separamos uma lista das dez igrejas mais lindas do mundo, para você programar sua próxima viagem!

Basílica de São Pedro – Roma (Itália) 

No século IV, o imperador Constantino solicitou a construção da Basílica de São Pedro, no local onde o apóstolo teria sido enterrado. Sua construção foi encerrada em 329, mas passou por outras reformas até chegar ao que conhecemos hoje. Uma curiosidade: à época, a igreja era usada para celebrar cultos, além de servir como cemitério coberto e um salão de banquetes fúnebres. Já durante a Idade Média, era o principal destino de peregrinação dos fiéis. Suas belas colunas e a enorme praça em frente são, sem dúvidas, incríveis.

Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro

Catedral de Colônia – Colônia (Alemanha)

Em alemão Kölner Dom, a catedral gótica é composta por diversos monumentos. Declarada pela UNESCO como patrimônio da humanidade, guarda desde 1164, as relíquias dos Reis Magos. Até 20 mil turistas passam por ela em apenas um dia! Suas duas torres têm uma altura de 157 metros e sua decoração é composta por 11 mil cruzes. O Santuário dos Magos, localizado atrás do altar-mor medieval, é o maior relicário da Idade Média: foi construído entre os anos de  1190 até 1220 e é uma belíssima obra de arte dourada.

Catedral de Colônia

Catedral de Colônia

Igreja e Convento de São FranciscoSalvador (Brasil)

Uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reproduzem o nascimento de São Francisco em seus azulejos portugueses do século 18. Estes são adornados por talhas de madeira com ouro em pó e símbolos do barroco brasileiro, como flores, anjos e pelicanos. Provavelmente, a estrutura foi construída em 1587, mesmo ano em que os primeiros discípulos chegaram a Salvador. Entretanto, o local foi praticamente destruído em 1624, durante a invasão holandesa, sendo reconstruído em 1686, com o crescimento da ordem. 

Igreja e Convento de São Francisco

Igreja e Convento de São Francisco

Igreja de Maria – Cracóvia (Polônia)

Quem olha a fachada simples da Basílica de Santa Maria não espera encontrar o deslumbre que há em seu interior.  A nave é belíssima, policromática e multi texturizada. Lá você encontrará várias capelas, altares, colunas e púlpitos sob um céu estrelado. Sua construção foi concluída no século 14, tornando-se um importante ponto para o gótico polonês e substituindo o antigo templo que foi destruído no século anterior pelos tártaros. Se você se assusta facilmente, é importante que saiba que um toque de trompa é feito na torre alta a cada hora, para lembrar a vida de um homem cuja garganta foi cortada ao tentar avisar a população da cidade sobre uma invasão. 

Igreja de Maria – Cracóvia

 

Saint ChapelleParis (França)

Construída em apenas sete anos, a importante igreja gótica do país é a casa de uma das principais relíquias da cristandade: a Coroa de Espinhos de Cristo. Seu espaço é composto por telhados de vidro, distribuídos em 15 vitrais de 15 metros de altura, com 1113 cenas que contam a história do mundo até a chegada das relíquias a Paris. A bela e antiga igreja foi construída no século XIII, a pedido do rei Louis IX e fica localizada no lado oeste de Ilé de la Cité, berço das construções mais antigas da cidade. 

Saint Chapelle

Saint Chapelle

Catedral de Sevilha – Sevilha (Espanha)

Além de linda, a Catedral de Sevilha é uma das maiores igrejas da cristandade. De estrutura monumental, a catedral gótica foi erguida sob uma importante mesquita. Devido ao passado mulçumano, o ambiente onde hoje é o laranjal e o campanário La Giralda, funcionava como um pátio onde os fiéis realizavam seus rituais. No campanário, ainda é possível encontrar formas básicas do minarete do século 12. É lá onde, supostamente, estão os restos mortais de Cristóvão Colombo. 

Catedral de Sevilha

Catedral de Sevilha

 

Sagrada Família – Barcelona (Espanha)

Monumento mais visitado de Barcelona, a Sagrada Família é considerada a obra mais importante do arquiteto Antonio Gaudí. Sua construção foi iniciada em 1882 e em 1883 Gaudí assumiu a tarefa de projetar a importante catedral gótica e bizantina. Sua fachada retrata a vida e morte de Jesus Cristo, inclusive, a fachada do Nascimento e a Cripta do Templo Expiatório da Sagrada Família são Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 2005. Quem visitar a cidade, não pode perder a oportunidade de visitá-la!

Sagrada Família

Sagrada Família

Catedral de São Basílio – Moscou (Rússia)

Ela rouba a cena em filmes e é impossível pensar na Rússia sem se lembrar dela. A famosíssima Catedral de São Basílio fica no coração da cidade de Moscou, na Praça Vermelha, próxima aos muros do Krêmlin. Enorme e multicolorida, foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 1990. Poucos sabem, mas historiadores afirmam que a parte externa é originalmente branca e que apenas foi pintada 200 anos após sua construção, inspirada na cidade sagrada da nova JErusalém, como consta na Bíblia. 

Basílica de San Marco – Veneza (Itália)

Talvez seja a mais famosa imagem da cidade, a basílica ao fundo, com pombos à sua frente. Foi construída com o objetivo de abrigar o corpo do apóstolo São Marcos Evangelista, as obras começaram em 828 e foram concluídas em 832. Entretanto, a construção da estrutura que conhecemos hoje começou em 1063, para incorporar o estilo bizantino e mostrar o poder e riquezas da República de Veneza. Seus belos mosaicos ainda podem ser vistos durante as inundações da cidade, graças a passarelas.

Basílica de San Marco

Basílica de San Marco

  

Catedral de Lima – Lima (Peru)

Por ocasião de terremotos, a Catedral de Lima foi reconstruída cinco vezes, sempre preservando ao máximo o projeto inicial da primeira metade do século XVI. Seu estilo barroco traz lindos mosaicos e maravilhosas pinturas de madeira entalhadas em seu altar. Realmente, a parte mais bela de sua estrutura é o seu interior. Aos fundos, você encontrará um Museu de Arte Religiosa, um excelente point para conhecer melhor a história religiosa da região. 

Catedral de Lima

Catedral de Lima

Embarque com a Unitur para experiências de fé e cultura! Somos a agência especialista em turismo religioso no Brasil. 

 

 

Guia das Peregrinações Católicas pelo Mundo