Conheça Jerusalém, a cidade santa

Mais de 4 milhões de turistas passam por Jerusalém todos os anos. E não é à toa. A também conhecida como Cidade Santa se tornou uma das poucas cidades no mundo com uma história tão impactante internacionalmente a ponto de atrair governantes e imperadores ao longo do tempo e que, apesar das batalhas, permanece de pé carregando seu legado de união até hoje. 

Resquícios arqueológicos apontam que há 5 mil anos nasceu Jerusalém com seus primeiros habitantes, os Jebuseus, que deram o nome à região de Jebus. Por ali, as tribos hebraicas de Canaã deixaram muitos rastros com suas cerâmicas, exibidas em vários lugares de  Jerusalém e possíveis de serem conhecidas nos roteiros Unitur com destino à Cidade Santa.  

Segundo a tradição Judaica, o rei Davi de Israel e Judá conquistou a cidade em 100 a.C e a tornou capital do seu reino. E de lá para cá, com a passagem do rei Salomão – filho de Davi -, muros foram construídos por sua extensão para que a cidade fosse protegida. Séculos mais tarde, ela foi identificada como berço de três grandes religiões: cristianismo, judaísmo e islamismo. 

Nos roteiros da Unitur é possível visitar os principais pontos históricos de Jerusalém, muitos deles encontrados nas inúmeras histórias bíblicas, que carregam seus legados de fé e espiritualidade. Vamos conhecer algumas delas. 

Cidade Santa.

Foto: Canva.

Monte das Oliveiras

A leste de Jerusalém está o belo Monte das Oliveiras, um lindo bosque repleto de oliveiras. Sua primeira menção histórica está na bíblia, na qual várias escrituras afirmam que foi palco da última oração de Jesus Cristo antes de ser levado para ser crucificado. 

Justamente por suas histórias, o monte está recheado de igrejas responsáveis por recordar as passagens bíblicas e, por seu tamanho, tornou-se um excelente mirante para apreciar a vista da Cidade Santa. Vale a pena encontrar um espaço na agenda para visitá-lo ao entardecer para encontrar uma pintura da natureza que guardará para sempre na memória.

Se quiser chegar até lá se guiando pelos pontos turísticos, basta lembrar que fica em frente à Porta Dourada. Mas, não se preocupe, você terá um guia turístico especialista para te levar ao monte com a Unitur. 

Monte das Oliveiras

Foto: Canva.

Igreja do Pai Nosso na Cidade Santa

No topo do Monte das Oliveiras está a surpreendente Igreja do Pai Nosso ou Pater Noster, construída no século IV d.C pelo Imperador Constantino a pedido de sua mãe, Helena. A igreja  já passou por reformas e é administrada pelas Irmãs Carmelitas.

O muro com pedaços de cerâmica que escrevem a oração Pai Nosso em mais de 70 línguas chama bastante atenção e atrai orações dos fiéis que visitam a igreja. E também pertence à igreja a gruta onde a oração foi apresentada pela primeira vez. Nos grupos Unitur é possível visitar a Igreja do Pai Nosso e viver esse momento de fé. 

Túmulo da Virgem Maria

A tradição narra que a vida terrena de Maria, mãe de Jesus, encerrou em Jerusalém, no Monte Sion, e foi sepultada onde hoje encontra-se a Basílica da Dormição de Nossa Senhora, região do Vale do Cedron. De acordo com os estudos arqueológicos, o sepulcro remonta aos túmulos romanos, no primeiro século da era atual.

Uma das tradições orais cristãs é a visita ao sepulcro seguida da veneração à Mãe de Deus. 

O sepulcro ou túmulo está localizado próximo ao Jardim Getsêmani, numa gruta talhada na rocha, ao subsolo do local. Para chegar lá, é preciso andar por uma escada subterrânea rodeada de lanternas antigas. 

Caminho da Via Sacra na Cidade Santa

São 14 pontos percorridos ao longo de 600 metros pela Via Dolorosa, em Jerusalém. O Caminho da Via Sacra só pode ser percorrido a pé.

Ele começa por onde teria sido a Fortaleza Antônia, marcada pela Porta do Leão, passa pela Capela da Flagelação, a Capela da Condenação, por uma pequena capela de origem Grego-Católica e vai até o Santo Sepulcro. Nos grupos de viagem Unitur a Via Sacra encerra com a celebração da missa em uma das capelas da igreja. 

 Via Sacra

Foto: Canva.

Basílica do Santo Sepulcro

Estar na Basílica do Santo Sepulcro é indescritível. Também conhecida como Igreja da Ressurreição, sua mistura de aromas e cânticos criam uma atmosfera celestial. 

Sua história começa com o imperador Constantino que no século IV d.C enviou sua mãe Helena para a Terra Santa para buscar a Vera Cruz de Jesus Cristo – nome dado à verdadeira cruz usada para crucificá-lo. 

E após encontrar provas do Monte Calvário, Constantino mandou demolir o templo romano que ali estava e iniciou as escavações. O resultado? Identificaram vários túmulos judaicos e consideraram o local túmulo de Jesus. Em homenagem construíram o templo, aberto para visitações! 

Basílica do Santo Sepulcro na Cidade Santa.

Foto: Canva.

Muro das Lamentações e a Esplanada das Mesquitas

Este seja, possivelmente, o ponto turístico mais conhecido internacionalmente da Cidade Santa. O Muro das Lamentações é o último vestígio do Segundo Templo de Jerusalém que ainda se encontra erguido na cidade e carrega consigo a mesma importância que tinha há 2 mil anos, quando foi concluído por Herodes, o Grande. Ele é atualmente visitado por dezenas de milhares de fiéis por ano. 

Junto ao Muro, a Esplanada das Mesquitas caminha lado a lado em nível de impacto religioso. Também chamada de Monte do Templo, é o terceiro lugar mais sagrado para os mulçumanos, logo após a Meca e a Medina, e é facilmente identificada por seu grande domo dourado, o Domo da Rocha.

Muro das lamentações na Cidade Santa.

Foto: Canva.

Mercado da Cidade Velha da Cidade Santa

O que você procura é uma experiência de Imersão na cultura da população de Jerusalém? Então o Mercado da Cidade Velha é sua parada obrigatória! Em meio às cores dos tecidos, das joias, aos aromas das especiarias e dos alimentos aos chás e cafés doces, você se apaixona um pouco mais pela cidade.  

E é aqui que você também pode esbarrar com alguns passos da Via Sacra. São dois passeios em um!

Mercado da Cidade Velha de Jerusalém

Foto: Canva.

Bares em Jaffa Street e Mamilla Mall 

Se por um lado a velha Jerusalém exala o turismo religioso, do outro tende à expansão com bares e shoppings quase inimagináveis de serem encontrados em meios às ruelas antigas. 

Particularmente vibrante no final das tardes, a Jaffa Street é uma longa e badalada rua que corta a cidade do sentido leste a oeste. Ela passa por pontos importantes da região, como a Cidade Velha, o centro de Jerusalém, a rodovia Jerusalém-Tel Aviv e o Portão Ocidential de Jerusalém. Se não encontrar o que procura, vá até o shopping à céu aberto Mamilla Mall que encontrará nas lojas de marcas e restaurantes. 

Viajar à Jerusalém é sinônimo de sentir-se próximo a Jesus e viver momentos de intensa espiritualidade. Uma experiência de fé, de vida e com histórias para levar na bagagem durante toda a vida!

Embarque com a Unitur para conhecer Jerusalém! Somos a agência especialista no Brasil em roteiros para a Cidade Santa!