Voltar para a listagem de postagens

Conheça o Caminho do Rosário em Aparecida. Dicas para passear e peregrinar no roteiro.

O Caminho do Rosário é uma das grandes atrações dos peregrinos em Aparecida. O percurso é representado por imagens da vida de Jesus. Confira!

Desde 14 de outubro de 2018 os romeiros e turistas que visitam o Santuário de Aparecida contam com mais uma atração.

É o Caminho do Rosário, um percurso de cerca de 1.300 metros que liga a Cidade do Romeiro ao Porto de Itaguaçu, onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada em 1717.

Todo o trajeto margeia o Rio Paraíba do Sul e proporciona uma paisagem lindíssima, seja pela natureza local de mata ciliar, seja pelos 20 cenários montados ao longo percurso que retratam os mistérios do Rosário: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos.

Os cenários do Caminho do Rosário

O Caminho do Rosário é um convite para que o romeiro percorra o trajeto rezando o rosário ou refletindo sobre o Novo Testamento, ou seja, a vida de Jesus e da Sagrada Família.

São ao todo 20 cenas que retratam desde a Anunciação à Crucificação de Jesus.

Em cada cena, esculturas em tamanho real feitas pelo escultor paraguaio Blas Servin levam a reflexão. Durante todo o Caminho do Rosário são mais de 100 delas.

Além das esculturas, o caminho conta também com 90 espécies de plantas que são significativas na Bíblia como Acácias, Ipês, Jacarandás, Manacás, Tamareiras, Romãs, entre outras.

O romeiro também deverá observar as diferentes cores que adornam os cenários de acordo com a simbologia da passagem bíblica.

Por exemplo, o roxo e o vermelho escuro nos mistérios dolorosos e o branco e o amarelo nos gozosos.

Cada cenário tem também um totem com as principais informações sobre a cena e sua simbologia.

Infraestrutura do Caminho do Rosário

Se você tem uma viagem programada à Aparecida, não deixe de conhecer o Caminho do Rosário, mesmo com crianças ou idosos.

O percurso conta com banheiros e câmeras de segurança e é acessível a pessoas com necessidades especiais.

Além disso, os cidadãos de Aparecida e cidades ao entorno também ganharam um novo parque para caminhadas. Isso porque já próximo ao Porto Itaguaçu, o Caminho do Rosário contempla um parque aberto ao público gratuitamente onde é possível caminhar e se exercitar.

O que levar para conhecer o Caminho do Rosário

Roupas e calçados confortáveis para a caminhada.

Protetor solar, já que Aparecida é quase sempre uma cidade muito quente e ensolarada.

Repelente, pois o Caminho do Rosário margeia o Rio Paraíba do Sul e possui uma área verde de mata ciliar.

Livrinho com a oração do rosário, caso você não saiba as orações de cor e deseja aproveitar o caminho para orar.

Bônus: para quem é mais conectado às novas tecnologias, há o aplicativo Santuário Play que possibilita ao visitante rezar na companhia de um missionário redentorista por meio de tecnologia de realidade aumentada.

Horário de funcionamento: Das 05:00 às 19:00 horas, todos os dias da semana. Entrada gratuita.

A Unitur promove diversos roteiros para Aparecida durante todo o ano!

Embarque com a gente nesta viagem de fé e cultura!

Egito muito além das pirâmides: 4 passeios imperdíveis para ficar na memória

A fama das pirâmides da capital, Cairo, e do turismo religioso praticado por lá, principalmente por judeus, cristãos e islâmicos, já é mundialmente conhecida. Muito além da parte islâmica da principal cidade do país; do mercado de rua; das atrações faraônicas e da tão falada esfinge, outras partes do Egito com suas particularidades são igualmente […]

Leia mais

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e Porto Alegre: qual a conexão?

Carinhosamente chamada de Estrela do Mar, a história de Nossa Senhora dos Navegantes começou na Idade Média durante as Cruzadas, quando portugueses e espanhóis cruzavam o Mar Mediterrâneo em direção à Palestina para defenderem seus locais sagrados.  Àquela época, era extremamente comum que os navegantes participassem da Santa Missa e pedissem sua proteção para um […]

Leia mais

Fazenda da Esperança: um espaço de acolhida

A Fazenda da Esperança é muito mais do que uma comunidade terapêutica: é um espaço de acolhimento, transformação e recomeços. Desde 1983, a Fazenda atua no processo de recuperação de pessoas que buscam se libertar de vícios, como o álcool e outras drogas, oferecendo um caminho de reconstrução pautado na dignidade, no afeto e na […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!