De praias à montanhas: conheça 12 pontos turísticos do Espírito Santo

Pouco conhecido, mas rico em belezas naturais, o Estado capixaba é uma excelente opção para todos os tipos de turistas.

Já pensou em desbravar uma caverna de 30 metros para apreciar vinho artesanal numa adega subterrânea? Ou aproveitar uma manhã de sol para escalar um morro com vista incrível e depois dar um mergulho numa praia escondida? Mas você pode preferir um clima frio e romântico…quer aproveitar isso tudo aconchegado num chalé nas montanhas?

Independente do tipo de destino que você procura, o Espírito Santo com certeza tem um lugar especial para você. Seja aventureiro, romântico, praieiro ou festeiro, o Estado capixaba, apesar de pouco conhecido, é rico em belezas naturais e pontos turísticos para todos os tipos de turista. Vem conhecer com a gente 12 pontos turísticos desse Estado:

01. Vinho na Caverna

vinho

Se você é aventureira e gosta de um bom vinho artesanal, o distrito de Aracê, em Domingos Martins, tem o lugar que você procura: uma adega subterrânea, dentro de uma caverna a 30 metros de profundidade. Para curtir esse passeio especial na região das montanhas é necessário agendar pelo número de telefone (27) 99590-9894.

02. Café do Jacu

café do jacu

Você sabia que o café mais raro e mais caro do Brasil é capixaba? Pois é, esse café singular passa por um processo diferente dos tradicionais. Ele é feito a partir das fezes do animal Jacu, daí o nome. Apesar de diferente, esse café descoberto na região de Pedra Azul garante uma bebida de alta qualidade.

03. Museu da Imigração Pomerana

museu da imigração pomerana

Créditos: acervo do site Nova Notícia.

Se você pesquisou sobre o Estado, já conhece o povo pomerano: um povo de origem da Pomerânia, que era localizado entre a Alemanha e a Polônia. Por sua cultura e língua única, em Santa Maria de Jetibá (região de montanhas) você encontra uma grande população descendente que criou o Museu da Imigração Pomerana: uma casa típica pomerana com janela  azul e parede branca. Aqui você encontra um pouco da história e da chegada dos imigrantes ao Espírito Santo com acervos fotográficos e objetos antigos que trazem detalhes sobre essa cultura singular.

04. Convento da Penha

convento da penha

Alicerce da fé católica e fundado em 1558, o Convento da Penha é sem dúvidas o maior cartão-postal do Espírito Santo. Por estar localizado no alto do morro em Vila Velha, cercado pela Mata Atlântica e ao lado do Morro do Moreno, visitar o convento é uma experiência que mescla a gratidão pela fé e pela natureza – com direito a uma vista incrível. Mas, fique tranquilo, para subir o morro de 154m há uma van que sobe e desce com turistas, portanto é um lugar excelente para levar toda a família. E, claro, você pode levar lembranças desse pedaço da cultura capixaba frequentando várias lojinhas no pé e no topo do morro. 

05. Centro Histórico de Vitória

catedral metropolitana de vitória

Gentilmente apelidada Cidade Presépio (devido ao molde da ilha vista dos céus), a capital Vitória apresenta um ótimo passeio ao centro histórico, localizado no coração da cidade. No “Visitar Centro Histórico” você visita a catedral metropolitana, o convento São Francisco, as igrejas históricas e o belo Teatro Carlos Gomes. Se você procura história, com certeza vai adorar esse passeio. 

Vale a pena visitar a Catedral, localizada no centro. Os vitrais são os maiores destaques da igreja, que vista de cima tem o formato de uma cruz. A história de sua construção começa em 1920, mas finaliza só em 1970, mas até 1918, no mesmo lugar, existia a igreja de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade. 

06. Praia de Itaúnas

dunas e praia de itaúnas

Dunas da praia de Itaúnas

Nacionalmente conhecida pelo Festival Nacional de Forró de Itaúnas, o distrito de Itaúnas, em Conceição da Barra, conta com uma praia e dunas de tirar o fôlego. São 4h de carro para quem vem de Vitória, mas a certeza de que encontrará um mar azul e dunas lindas é garantido. Se você é amante de um bom forrozinho, não deixe de conferir o calendário do município para aproveitar o próximo festival no pós-pandemia. 

07. Pedra Azul

pedra azul

Sonha em aproveitar o friozinho em um chalé nas montanhas? O distrito de Pedra Azul é perfeito para você que procura temperaturas mais baixas, piscinas naturais, boa culinária, excelentes vinhos e belas paisagens, como a linda Pedra Azul e o lavandário. O nome se dá devido a incidência de luz solar sobre os líquens que existem na pedra, que faz com que ela mude de cor e fique azul. O fenômeno é lindo e o formato da Pedra deixa tudo mais bonito. 

08. Guarapari

praia de guarapari

Créditos: Por Diego Baravelli.

Guarapari é conhecida por suas mais de 50 belas praias que merecem seu registro. Nas altas temporadas, a cidade chega a receber 1 milhão de visitantes. Entre as praias mais famosas, podemos destacar a Praia dos Padres, dos Namorados, Meaípe e das Castanheiras. Meaípe, para além da sua praia tradicional, encontramos o famoso bolinho de aipim, um prato que vale a pena aproveitar!

09. Paneleiras de Goiabeiras

panela de barro

Créditos: CyberCook

É das mãos das tradicionais paneleiras que é confeccionada a famosa panela de barro,  usada, principalmente, para a produção da torta e da moqueca capixaba (“e o resto é peixada!”, como diriam os capixabas). Sua produção é tão forte que a encontramos como o primeiro bem cultural registrado no Livro de Registro dos Sabores no PHAN (2002)! Deu para sentir a força dessa cultura, não é mesmo? 

Para aproveitar o mesmo passeio, você pode dar uma volta no mangue, onde é tirada a principal matéria-prima das panelas: o barro. A eficiência das paneleiras, a qualidade e acabamento das produções são fruto de um conhecimento técnico, passado de geração a geração, e do barro especial utilizado. Este é um excelente point para quem quer conhecer uma parte importante da cultura capixaba.

10. Cachoeira de Matilde

cachoeira de matilde

Créditos: Por Cleferson Comarela.

A 95 km de Vitória, na pequena cidade de Alfredo Chaves, está a linda cachoeira de Matilde, um dos principais pontos turísticos naturais do Espírito Santo. Ela é um conjunto de quedas formada no Rio Benevente. Uma curiosidade é que seu nome verdadeiro é Cachoeira Engenheiro Reeve, mas é comumente chamada de Matilde já que este é o nome do distrito onde está localizada.

O distrito é bastante procurado por quem procura aventura. Aqui você encontra, por exemplo, a Rampa de Cachoeira Alta, ideal para quem curte parapente e, detalhe, você decola em Alfredo Chaves mas pode pousar em Anchieta, Iriri, Itaipava, Piúma ou Guarapari e ainda aproveitar uma boa praia.. A experiência é incrível!

11. Praia Secreta

Bem ao final da Praia da Costa, em Vila Velha, escondida, encontramos uma prainha linda, gostosa para aproveitar um dia de verão com a família. Em tempo de férias, aquele pequeno pedaço de areia parece multiplicar com o número de capixabas que procuram aquela vista. Então se você deseja silêncio, vá em dias alternativos visitar esse lugar secreto, porque vale a pena. 

12. Pizza de Polenta

Apesar do nome, o Café da Roça Altoé das Montanhas oferece uma iguaria nacionalmente conhecida: a pizza de polenta…já imaginou? Essa delicia é encontrada em Bananeiras, em Venda Nova do Imigrante, região montanhosa do Estado e colonizada por imigrantes italianos. Aqui você também encontra pães, biscoitos, licores e souvenires para levar um tantinho dessa experiência marcante para casa. 

 

Embarque com a Unitur e conheça os encantos do Espírito Santo!