Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e Porto Alegre: qual a conexão?

Carinhosamente chamada de Estrela do Mar, a história de Nossa Senhora dos Navegantes começou na Idade Média durante as Cruzadas, quando portugueses e espanhóis cruzavam o Mar Mediterrâneo em direção à Palestina para defenderem seus locais sagrados. 

Àquela época, era extremamente comum que os navegantes participassem da Santa Missa e pedissem sua proteção para um retorno seguro à casa. E com o passar do tempo, nas grandes navegações, tornou-se tradição que as embarcações, pequenas ou grandes, recebessem a imagem da Virgem gravada em seus cascos e levassem consigo uma lâmpada de fogo que jamais deixavam apagar. 

Entretanto, a história da Estrela do Mar, Nossa Senhora da Boa Viagem ou dos Mares não parou por aí. Quando os portugueses se instalaram no Brasil, ergueram várias capelas no litoral em sua homenagem. Na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a fé nela tomou grande proporção. Vamos entender essa devoção a seguir. 

Conexão com a cidade

A conexão da santa com os gaúchos começou em 1869, com os imigrantes portugueses dos açores com experiências na navegação. Segundo a história, foi em 1871 que a primeira imagem de Nª Sra. dos Navegantes chegou até Porto Alegre, porém, em dezembro de 1910, um incêndio a destruiu. 

No ano seguinte, três dos quatro casais responsáveis por encomendar a primeira imagem viajar até Portugal para encomendarem outra com o mesmo artista, João de Affonseca Lapa, que entrou a imagem em 1913.   

Já em 1950, o Santuário dos Navegantes foi ampliado e passou a receber, anualmente, a procissão que leva a imagem até a igreja do Rosário (centro histórico) e depois, no dia 02 de fevereiro, outra procissão a traz de volta à casa.

De norte a sul, Nossa Senhora dos Navegantes recebeu outras diversas nomenclaturas, mas a devoção permanece a mesma. Para os porto-alegrenses, este é um dia de fé e de júbilo para agradecer à Maria pelas graças alcançadas e rogar para que o ano seja de esperança e alegria.