Voltar para a listagem de postagens

Diwali: conheça o festival indiano das luzes

É entre os meses de outubro e novembro que as cidades indianas são contagiadas pelo maravilhoso festival das luzes, também conhecido como Diwali.

Famílias se reúnem, casas, ruas, pessoas, e até mesmo as vacas são decoradas.  Luzes, lâmpadas, fogos de artifício, fogueiras, além de flores e doces tomam conta da cidade.

Seguindo a tradição, a população acende diversas lâmpadas de argila com óleo, as chamadas diyas, que levam consigo a mensagem mais subliminar do Diwali: “Venha, deixe-nos remover a escuridão da face da terra”.

Aliás, por todas as partes é possível ver os diyas, feitos artesanalmente pelas famílias indianas e vendidos pelas ruas das cidades.

Tão bonito quanto a decoração, é também o que o festival significa para os indianos. Diwali quer dizer “fileira de lâmpadas” e representa a vitória da luz sobre as trevas, do Bem sobre o mal, do conhecimento sobre a ignorância.

O festival começa no primeiro dia do calendário lunar hindu, ou seja, na noite mais escura do ano, o dia de lua nova. É a transição da Lua Minguante para a Crescente, da passagem das trevas para a luz.  

São cinco dias muito alegres para os indianos, e uma experiência única para quem visita o país nessa época do ano.

Os cinco dias de festa do Diwali

No primeiro dia, a oração é destinada à deusa Lakshimi, pedindo a ela riqueza e prosperidade. Nesse dia, os indianos costumam comprar objetos de ouro e prata, que simbolizam a riqueza.

No segundo dia, os religiosos cantam músicas para Lakshimi e Rama e celebram o episódio em que o deus Krishna matou Narakasura, o demônio do mal.

No terceiro dia, é o verdadeiro Diwali. As casas são enfeitadas por fora e muitos religiosos visitam os templos para adorar Lakshimi e Ganesh. É uma noite de muitos fogos de artifício!

Leia também sobre outra festa asiática, a Cerimônia das Almas, no Laos

No quarto dia, a festa segue com muita comida. Este dia, também chamado de Padwa celebra o episódio em que Krishna derrotou Indra, o deus da chuva e dos céus. De acordo com a lenda, Krishna teria levantado um monte para salvar o povo das inundações. Em referência a esse monte, os indianos fazem “montanhas” de comida!

No quinto dia, o festival ganha um significado especial para os irmãos. Diz a lenda que Yami, a deusa da morte, intercedeu por seu irmão gêmeo Yama (deus da morte) e por isso, é comum que as irmãs façam orações por seus irmãos.

Atualmente, o festival das luzes é celebrado por todos os indianos, sejam hindus, jainistas, budistas e sikhs. É a festa da prosperidade e da riqueza e, por isso, os indianos saem às compras por jóias, roupas, carros…tudo novo! E também comem muitos doces, para celebrar a doçura e o amor!

A Unitur está lançando um roteiro especial em novembro de 2021 para a Índia! E vejam que maravilha: bem na época do festival das luzes!

Venha viver essa experiência cultural única com a gente 😉

Club Med: descanso e diversão garantidos para famílias com crianças!

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Club Med, mas talvez não saiba que além dos Villages conhecidos no Brasil, como Rio das Pedras (RJ), Lake Paradise (SP) e Trancoso (BA), há também uma ampla rede de resorts all-inclusive, localizados em diversos países. São mais de 80 resorts ao redor do mundo, você sabia? E […]

Leia mais

De praias à montanhas: conheça 12 pontos turísticos do Espírito Santo

Pouco conhecido, mas rico em belezas naturais, o Espírito Santo é uma excelente opção para todos os tipos de turistas. Já pensou em desbravar uma caverna de 30 metros para apreciar vinho artesanal numa adega subterrânea? Ou aproveitar uma manhã de sol para escalar um morro com vista incrível e depois dar um mergulho numa […]

Leia mais

Czestochowa: conheça a história da Nossa Senhora Negra da Polônia

Diz a tradição que o quadro de Nossa Senhora de Czestochowa, ou Nossa Senhora Negra, é uma cópia fiel da pintura feita por São Lucas Evangelista da Vigem Maria com o menino Jesus na tábua de cedro que ela usava para rezar e trabalhar, desenhada pelo apóstolo durante suas inúmeras visitas à Maria para escutar […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!