Voltar para a listagem de postagens

Conheça a Basílica da Agonia, o local onde Jesus suou sangue

Nomeada para recordar o período de tristeza, sofrimento e oração de Jesus, a Basílica da Agonia fica em Israel, antiga cidade de Jerusalém. Ela está no Monte das Oliveiras, local para onde saíram os apóstolos após rezarem o salmo (“Depois do canto dos Salmos, dirigiram-se eles para o monte das Oliveiras.” – Mt 26,30).

Fachada da Basílica da Agonia.

Fonte: Canva.

A Basílica também fica ao lado do Jardim de Getsêmani, cujo nome vem do grego e significa prensa de azeite, onde Jesus orou sentado junto aos seus discípulos (“Foram em seguida para o lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse a seus discípulos: “Sentai-vos aqui, enquanto vou orar” – Mc 14,32) e onde é possível encontrar oito oliveiras cuja idade é quase impossível de ser estipulada, já que as árvores são capazes de renovar tronco e raízes por centenas de anos.

Foi provavelmente no local dessa Basílica que Jesus suou sangue (“Ele entrou em agonia e orava ain­da com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra.” – Lc 22,44) e é no local onde fica a pedra na qual Jesus teria orado um dia antes de ser preso. No terreno da igreja também fica a gruta da prisão de Cristo, que tem quase vinte metros de altura e 10 metros de largura.

Basílica da Agonia no Monte das Oliveiras.

Fonte: Canva.

A Basílica é local sagrado para judeus e cristãos, mas, de certa forma, abrange todas as religiões. Isso porque foi construída a partir de doações de diversos países, o que a tornou conhecida como Igreja de Todas as Nações ou, em inglês, Church of All Nations. Os brasões dos países que fizeram parte da construção, realizada entre 1919 e 1924, estão retratados nos mosaicos e vitrais do interior da basílica, como forma de homenagem.

É possível ver, da esquerda para a direita do monumento, a simbolização de Argentina, Brasil, Chile, México, Itália, França, Espanha, Reino Unidos, Bélgica, Canadá, Alemanha e Estados Unidos. Os mosaicos da basílica também foram doados: por Irlanda, Hungria e Polônia. A coroa de espinhos especial que emoldura a rocha de Jesus foi desenvolvida e doada pela Austrália.

Curiosidades sobre a arquitetura da Basílica da Agonia

– Os materiais usados na construção da igreja vieram de várias regiões do Oriente Médio: seu interior foi todo desenvolvido com material extraído de pedreiras que ficam a noroeste de Israel. Já a pedra de coloração rosa, que fica no exterior da basílica, é originária de Belém, cidade palestina localizada na Cisjordânia;

– Todos os vidros da catedral têm a cor violeta. A ideia deste tom, exaltado pela luz que passa para o interior da construção, era repassar aos visitantes e frequentadores a sensação de tristeza de Jesus; o clima de abatimento vivido durante seu período de maior agonia. A luz do teto é azul escura, para simular o céu em período noturno.

Pinturas do teto da Basílica da Agonia.

Fonte: Canva.

Informações sobre visitas à catedral

A visita à Basílica da Agonia pode incluir passeios completos e guiados pelo Monte das Oliveiras; por toda a antiga Jerusalém ou até mesmo pelo Mar Morto.

Na maioria das vezes, a visita à Basílica da Agonia faz parte de um roteiro de viagens mais amplo, por toda a Terra Santa. A Unitur é maior especialista do Brasil em excursões para a região, proporcionando aos seus clientes reviver os passos de Jesus e da Sagrada Família.

Embarque com a Unitur!

 

12 pontes pelo mundo que valem uma viagem

Em tempos de tantas divisões, vamos falar de pontes? Afinal, além da beleza arquitetônica rara de cada uma ao redor do mundo, cada ponte contém em si um significado supremo de unidade, ligação, capaz de deixar as barreiras para trás e unir os povos! Por isso, a Unitur preparou um conteúdo especial com 12 pontes […]

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para voar tranquila(o) pós pandemia

Atenção, passageiros do vôo 2020 Embarque imediato pelo portão “novo normal” Sejam bem vindos de volta!   Prepare-se! Em breve, aeroportos voltam a funcionar e, depois de tanto tempo em casa, nada mais merecido do que fazer uma boa viagem. Com a gradual normalização dos voos, passageiros voltarão a circular por aeroportos de todo o […]

Leia mais

A robusta e encantadora Ponte das Correntes em Budapeste

Já pensou em conhecer Budapeste? Uma das atrações da cidade é a Ponte das Correntes, uma obra de engenharia de mais de 150 anos que impressiona e encanta os turistas. História e curiosidades da Ponte das Correntes No início do século XIX, a população de Buda e de Peste, na Hugria, dependia das condições do […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!