Loreto, a cidade italiana que abriga a casa da Sagrada Família 

Em preparação ao Ano Santo, vamos conhecer a cidade de Loreto, um tesouro escondido na região de Marche, Itália, onde a devoção religiosa e a história se entrelaçam em um cenário encantador. 

Esta cidade pitoresca é conhecida em todo o mundo por abrigar a renomada Basilica della Santa Casa, um local de peregrinação reverenciado por milhares de fiéis e viajantes anualmente. 

Quer saber por quê? 

No coração de Loreto encontra-se a Santa Casa, uma casa de pedra venerada pelos devotos como o lugar onde a Virgem Maria viveu e onde o anúncio da concepção de Jesus foi feito pelo Arcanjo Gabriel. Ou seja, é em Loreto que se encontra a casa da Sagrada Família. 

Mas como ela foi parar ali? 

Você deve estar se perguntando: mas se Jesus nasceu em Nazaré, como a casa da Sagrada Família foi parar na Itália? 

São pelo menos duas explicações. Uma delas conta que a casa foi miraculosamente transportada de Nazaré para Loreto no século XIII pelos Anjos, pelos ares. Por isso mesmo, Nossa Senhora de Loreto é a padroeira dos aviadores. 

A outra explicação é que a casinha pode ter sido movimentada pelos Cruzados, quando foram expulsos da Terra Santa, em 1291. Afugentados pelos turco otomanos, os Cruzados teriam desfeito a casinha e reconstruído suas paredes, primeiro em Ilíria e depois em Loreto. 

Diversos estudos científicos ao longo dos anos atestam que os tijolos, as gravações e a massa usada para levantar as paredes correspondem com aqueles materiais usados no tempo de Jesus na Terra Santa e nada tem a ver com a região da Itália. 

A Basílica de Nossa Senhora de Loreto

A Basílica, majestosa e imponente, foi construída ao redor da Santa Casa, permitindo que os visitantes se aproximem e testemunhem este local de grande significado espiritual.

No entanto, Loreto não é apenas um local de devoção religiosa; é uma cidade que cativa com suas ruas estreitas e atmosfera acolhedora. À medida que você caminha pelas suas ruas de paralelepípedos, é fácil se perder na beleza histórica e na arquitetura encantadora que permeia cada canto. Lojas de souvenirs, cafés e restaurantes locais oferecem uma pausa perfeita para saborear a deliciosa culinária italiana enquanto absorve a atmosfera única deste lugar.

Loreto é um destino que encanta tanto os fiéis em busca de renovação da fé quanto os viajantes em busca de beleza histórica e cultural. Sua atmosfera serena e a importância religiosa da Basílica da Santa Casa a tornam um local verdadeiramente notável na Itália.

Já imaginou conhecer esse local incrível com a Unitur? Somos especialistas em peregrinações católicas. Conheça nossos grupos para a Itália. 

 

Fonte: Canção Nova e Vatican News