Monte Gargano, conheça o local do Santuário de São Miguel Arcanjo

Veja o que esperar do mais antigo santuário da Europa Ocidental e palco de quatro aparições de São Miguel Arcanjo, o Monte Gargano, que atrai peregrinos e turistas do mundo inteiro.

No norte da Apúlia, região italiana medieval, situada na província de Foggia, mais precisamente no município de Monte Sant’Angelo, está o Monte Gargano. 

 

Monte Gargano, local do Santuário de São Miguel Arcanjo.

Monte Gargano, local do Santuário de São Miguel Arcanjo. Créditos: Santuário de San Michele 3

 

A princípio, seu nome talvez não remeta muita curiosidade, mas se dissermos que é neste belo monte que está a famosa gruta italiana de São Miguel Arcanjo, palco de quatro aparições do arcanjo entre os anos de 490 e 1656, você vai gostar de conhecê-lo melhor.

Antes de mais nada, é preciso dizer a importância que a gruta tem para a igreja: é aqui que encontramos o mais antigo santuário da Europa Ocidental, o Santuário de São Miguel Arcanjo ou Santuario di San Michele Arcangelo, construído à pedido do próprio arcanjo  após aparição à um pastor. 

 

A 1ª aparição no Monte Gargano

Tudo começou com uma das histórias mais conhecidas na Igreja sobre aparições. Havia um pastor que apascentava um rebanho de vacas, quando um novilho se recusou a sair de uma gruta. Foi então que o pastor atirou uma flecha para espantar o animal, porém a mesma flecha retornou com a mesma velocidade, ferindo o pastor. 

Logo depois, a história foi passando de boca em boca até chegar no Bispo, que percebeu que ali haviam recebido uma mensagem do Céu. Ele, então, ordenou que um jejum fosse feito por três dias por toda a diocese, esperando um sinal – que logo foi recebido. 

Segundo o Bispo, o arcanjo teria lhe aparecido e declarado que o Senhor gostaria que naquela gruta fosse feita uma igreja em honra aos anjos, a fim de reavivar a fé em seu amor e proteção.

“Eu sou o Arcanjo Miguel e estou sempre na presença de Deus. A caverna é sagrada para mim, é uma escolha minha, sou o anjo da guarda dela. Ali, onde se abre a rocha, podem ser perdoados os pecados dos homens. O que lá se pedir em oração, será ouvido. Vá, então, à montanha e dedique a gruta ao culto cristão”.

Após a primeira aparição, outras três foram descritas. 

 

A gruta de São Miguel Arcanjo, a “Basílica Celestial”

Após a declaração de São Miguel, o Bispo e os fiéis encontraram uma espaçosa caverna calcária com um altar e uma fenda natural na parte de cima, por onde a luz passava e iluminava toda a gruta. Por isso, o santuário é conhecido como um dos poucos que não precisaram de mãos humanas para ser construído. Mas não somente.

 

Santuário de São Miguel Arcanjo. Fonte: Wikipedia.

Santuário de São Miguel Arcanjo. Fonte: Wikipedia.

 

A terceira aparição do arcanjo foi em 493 durante a consagração da gruta. Um bispo se aproximou para consagrá-la, quando o próprio São Miguel Arcanjo  lhe apareceu para dizer que Deus já havia o feito. Por isso, o Santuário é conhecido como “Basílica Celestial”, já que foi consagrado por mãos divinas.

Fato é que desde aquele período nunca pararam de celebrar ali a Santa Missa, honrando a devoção a São Miguel Arcanjo e o pedido de Deus. 

 

Peregrinação ao Santuário de São Miguel Arcanjo

A Capela da Reconciliação e a acessibilidade 

Certamente, além do interior, com o passar do tempo os fiéis ergueram uma fachada e sua estrutura foi sendo aperfeiçoada e adaptada para receber todos os peregrinos e as peregrinas. 

 

Cappella Penitenziale.

Cappella Penitenziale. Créditos Santuário de San Michele.

 

Recentemente, foram instalados elevadores para Pessoas Com Deficiência (PCD) ou com dificuldades de locomoção, facilitando a chegada à Basílica Celestial e evitando acidentes. Os elevadores chegam logo de frente à gruta, em um amplo espaço. 

De acordo com o Santuário, as obras foram projetadas para melhor receber os peregrinos durante o Jubileu do Terceiro Milênio. Para a sua execução, foi necessário ter em conta o difícil equilíbrio entre o antigo e o moderno.

“À esquerda encontra-se a novíssima capela penitencial ‘da Reconciliação’, que enriquece o Santuário Miguelino com uma virtude essencial à prerrogativa que foi oficialmente reconhecida pela Santa Igreja em 1997: a de lugar de perdão angélico”.

Logo na entrada principal, estão três murais que ilustram os guardiões do Santuário: Papa João Paulo II, o Arcebispo de Manfredonia-Vieste, Monsenhor Vicenzo D’Addario, e os padres Michelin.

 

Museu Devocional 

No Santuário de São Miguel Arcanjo, é possível visitar a gruta e algumas relíquias do Museu Devocional. O museu foi criado em 1989 para catalogar, recolher e apresentar aos fiéis os objetivos que testemunham a devoção a São Miguel Arcanjo ao passar das gerações. 

Além dos objetos mais preciosos, como cálices, relicários, lamparinas de prata e móveis sagrados, lá estão muitos presentes, de naturezas diversas, de peregrinos que agradecem ao arcanjo. A maioria desses objetos são pinturas que ilustram os milagres ou as graças recebidas. 

 

Pintura de São Miguel Arcanjo.

Créditos: Santuário de San Michele

 

Também peças arqueológicas doadas pelo Príncipe Felipe fazem parte do acervo, assim como moedas gregas dos séculos IV a III a.C.

Mais recentemente, foram adquiridos vasos de cerâmica pintados pela Escola Abruza, O Nascimento de Jesus esculpido pelos artistas de Ortisi (Bz), uma série de estatuetas em couro que reproduzem cenas da vida familiar e de uma peregrinação ao Gargano, um hábito votivo de São Miguel e uma série de taças e pergaminhos com representações de São Miguel.

 

As criptas

Outro espaço imperdível no Monte Gargano são as “criptas”, encontradas graças  às escavações promovidas por Monsenhor Nicolás Quitadamo entre 1949-1960. Segundo os historiadores, elas serviam de entrada para a gruta e foram definitivamente abandonadas no século XIII.

Elas atingem 60 metros de comprimento e todo ambiente tem cerca de 45 metros de extensão. É possível chegar nas criptas por meio de uma escada que leva às cisternas. Ao fim, você encontra o poderoso muro de sustentação sobre o qual repousam, no topo, as famosas Portas de Bronze. 

 

As Portas de Bronze

Pesquisas datam que as Portas de Bronze foram feitas em 1076 em Constantinopla. Elas têm 24 azulejos de oricalco (uma liga de cobre, zinco, chumbo e prata) que representam algumas cenas do Antigo e do Novo Testamento, e episódios da fundação do Santuário, nos quais os anjos e o Arcanjo Miguel são protagonistas. 

As Portas de Bronze são as responsáveis por fechar o portal que grava as palavras pronunciadas, segundo a tradição, pelo próprio São Miguel ao bispo San Lorenzo Maiorano em uma das aparições: “Onde a rocha se abrir, ali serão perdoados os pecados dos homens.”

Visite o Santuário de São Miguel Arcanjo com a Unitur! Grupos disponíveis para esta viagem marcante com a qualidade de serviços que você já conhece. 

Com informações do site oficial do Santuário de São Miguel Arcanjo.