La Salle: da vida de um santo, a educação de milhares de alunos

Filho de famílias ricas, João Batista de La Salle, nascido em 1651, parecia ter o futuro certo em uma carreira de jurista. Mas o gosto pelas práticas espirituais e pela leitura arrebatou o menino desde pequeno para uma vocação religiosa. Sua firmeza e determinação nesse sentido foi o suficiente para conseguir a permissão dos pais.

Já em período de preparação para a vocação viveu a triste experiência de perder os pais, um após o outro, em anos consecutivos. Foi então destinado a cuidar da tutela de seus irmãos e irmãs. Até 1676 conciliou seus estudos em teologia, atividades na igreja e as obrigações familiares.

Aos 27 anos foi ordenado sacerdote e apenas dois anos depois recebeu o título de doutor em teologia.

O início de uma vida para a educação

Nessa mesma época, uma prima de João Batista, a senhora Maillefer patrocinava um projeto de escolas para pessoas carentes e é a partir desse projeto da família que La Salle abre a primeira escola gratuita em Reims, em uma casa alugada.

Logo começou a receber muitos professores pobres e iniciou um processo de organização e regularização da escola. Até que em 1683, renunciou aos seus bens e em 1684 fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, com o objetivo de abrir escolas profissionais de lugares de educação para crianças e jovens que viviam na miséria.

Em 1681 começa a receber professores pobres, definindo um regulamento, por primeiro sobre o modo de comportar-se, depois sobre a oração, Santas Missas e refeições.

Para a época, La Salle implementou diversas inovações em suas escolas como lições dadas para um grupo de alunos, aulas em francês e não mais em latim, aulas de línguas modernas, matemática e ciências, os alunos eram divididos em classes por idade e conhecimento, havia horário definido para as aulas, dentre outras.

João Batista La Salle escreveu várias obras sobre educação escolar e espiritual, sendo a mais famosa o Guia para Escolas Cristãs.

La Salle faleceu em 1719 e foi canonizado em 1900 pelo papa Leão XIII. Como legado, deixou uma pedagogia diferenciada que deu origem a diversas escolas lassalistas ao redor do mundo!

Lassalistas no Brasil

Em 1907, esse legado de São João Batista La Salle chega ao Brasil e a primeira escola tem sua sede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Hoje, a Rede Lassalista está presente em 9 estados e no Distrito Federal, com cerca de 180 irmãos lassalistas no país, 5 mil educadores e mais de 47 mil alunos.

Na cultura lassalista, o estudante é o protagonista no processo de construção do conhecimento e a proposta pedagógica da instituição visa uma educação de excelência e o desenvolvimento integral dos sujeitos, em todos os sentidos: físico, psíquico e espiritual.

A Unitur tem uma parceria de muito orgulho com a Rede La Salle, realizando turismo pedagógico em cidades históricas e culturais no Rio Grande do Sul!