Natividade de Nossa Senhora, a discípula

O aniversário da Mãe de Deus, ou Natividade de Nossa Senhora, é celebrado 9 meses após a Solenidade da Imaculada Conceição, no dia 08 de setembro.

A importância de Maria para a construção da Igreja Católica é inquestionável. Não à toa, a Mãe de Deus possui quatro dogmas, sendo um deles o da imaculada conceição, celebrado no dia 8 de dezembro. 

Exatos 9 meses depois, a Igreja celebra a Natividade de Nossa Senhora, o aniversário daquela que gerou e carregou em seu ventre santo o filho de Deus. A igreja não costuma celebrar o aniversário de santos e santas, porém, o nascimento de Jesus, de São João Batista (ainda no ventre) e o da Virgem Maria são exceções. E é sobre esta celebração que vamos falar hoje. 

A história da Natividade de Nossa Senhora

No Evangelho, nada é citado sobre a origem, o temperamento, a infância ou aparência da Mãe de Deus. Ele se resguarda em apresentar somente os episódios de sua vida ligados diretamente com Jesus. 

Créditos Unsplash.

Encontram-se algumas explicações nos chamados “Evangelhos Apócrifos” que são, de forma resumida, textos escritos a partir do recolhimento de tradições orais que circulavam entre o povo. Segundo o próprio Vaticano, são poucos os fatos históricos realmente verdadeiros, uma vez que muitas das histórias eram fantasiosas, escritas para comover os fiéis. 

“Para dar maior autoridade a tais textos, escritos a partir do segundo século da era cristã, eles eram divulgados como sendo de autoria de algum apóstolo. Segundo os Evangelhos Apócrifos, Nossa Senhora teria nascido na cidade de Nazaré, na Galiléia, e seus pais se chamavam Joaquim e Ana.”

Virgem Maria, a discípula

Maria é um exemplo de coragem, de fé e por isso deve ser imitada por todos os cristãos. Ela foi escolhida por Deus para se tornar a mãe do Salvador e pelo povo cristão foi nomeada padroeira de tantas vocações. 

Créditos Canva.

Para a igreja, ela não é apenas Mãe de Deus, mas também discípula de Jesus, pois esteve ao lado do filho durante momentos emblemáticos e bebeu dos seus ensinamentos. 

“A Virgem Maria foi escolhida por Deus, antes de todos os séculos, para ser a Mãe do Messias, a Mãe do Filho de Deus, a Mãe do Salvador, “a estrela que precede o Sol”. Com o seu nascimento, a vinda do Emanuel, do “Deus-conosco”, começava a se concretizar. Por isso, na festa de seu nascimento, a Igreja pede: “Exulte, ó Deus, a vossa Igreja (…), pois nos alegramos pelo nascimento de Maria, que foi para o mundo inteiro esperança e aurora da salvação” (Missa – Oração depois da Comunhão).

Oração 

Esta, que é uma das mais antigas celebrações marianas, tem sua oração própria:

“No dia do teu aniversário, quero louvar a Deus e celebrar a grande graça que é ter te recebido como Mãe. Obrigado, por tanto carinho e proteção, obrigado por todas as graças que recebo de ti diariamente. Seja hoje  e sempre nossa Senhora!”

Nossa Senhora da Natividade, rogai por nós!

Turismo Religioso e Maria 

Em cada santuário ou igreja pelo mundo podemos encontrar um canto destinado à devoção mariana. 

Santuário de Aparecida. Destino de peregrinação religiosa.

Fonte: Canva.

Há aqueles santuários consagrados à Virgem Maria e que atraem turistas de todo o mundo, como é o caso dos santuários marianos europeus, como o de Lourdes e o de Fátima, ou dos santuários latinos de Nossa Senhora de Aparecida (BR) e de Guadalupe (MX). 

Santuário de Fátima. Destino de peregrinação religiosa.

Fonte: Canva.

E também há aqueles que nos fazem sentir mais perto da Mãe Santíssima, em especial os espaços da Terra Santa que carregam uma parte da sua história. Por isso, convidamos você a conhecer destinos na TS que estreitam nossos laços com Maria.

Lugares na Terra Santa sobre a fé mariana

Igreja de Santa Ana

Início da Via Dolorosa, a Igreja está localizada na região onde Maria teria nascido! Sua estrutura foi construída pelos cruzados no séc. XII e é um dos melhores exemplares de arquitetura medieval da Cidade Santa.

Basílica da Anunciação (Nazaré)

A tradição conta que a basílica foi construída no local onde o Anjo Gabriel anunciou à Maria que ela seria a mãe de Jesus. Além de linda por dentro e por fora, cada canto conta uma história, o que torna tudo ainda mais sublime.

Gruta do Leite (Belém)

Segundo a história, no século VI foi aqui que Maria se escondeu, com o Menino Jesus, dos soldados de Herodes. Muitos casais que desejam engravidar visitam a gruta para pedir a benção!

Ein Karem (Igreja da Visitação)

Local onde João Batista nasceu e passou sua infância. Lá, também encontramos a nascente da Santíssima Virgem Maria, onde a mãe de Jesus teria ficado 3 meses com sua prima Isabel.

Abadia da Dormição

Aqui foi o local onde Maria adormeceu no sono eterno. Apesar da construção recente, sua história é antiga e naquele terreno outras igrejas já foram construídas e demolidas. 

Visite a Terra Santa e conheça de perto locais antigos de fé mariana com a Unitur! Entre em contato para montar o seu grupo ou conheça nossos roteiros disponíveis.