Neuschwanstein: um castelo de mistérios e contos de fada

Um castelo que além de encantador guarda mistérios e muitas curiosidades. Ir à Alemanha, especialmente à Munique, requer uma parada no fabuloso Castelo de Neuschwanstein.

Enquanto você encara a subida de 40 minutos à pé apreciando a paisagem ou a bordo de charretes encantadoras, você pode se lembrar de duas histórias sobre este castelo.

O mistério de Neuschwanstein

A primeira delas é que este nada mais nada menos é o castelo que inspirou o Castelo da Cinderela, dos contos de fada da Disney.

A segunda é que essa construção imponente também carrega consigo uma historia de loucura e mistério.

O Castelo foi idealizado pelo Rei Luis II da Baviera no século XIX e todo inspirado na obra do compositor Richard Wagner, do qual o rei era um grande admirador.

No entanto, durante sua construção, em 1886, a Comissão de Estado declarou o rei como louco e o aprisionou em seu próprio castelo. Depois, foi levado para Berg onde misteriosamente foi encontrado morto no lago Starnberger junto ao psiquiatra que confirmou sua insanidade.

Até hoje ninguém sabe ao certo o que aconteceu!

O encanto de Neuschwanstein

Deixando o mistério de lado e voltando aos encantos, algumas curiosidades fazem do Castelo Neuschwanstein um lugar especial.

Cada ala do castelo foi desenhada como um cenário. No meio dos aposentos reais há uma gruta que reproduz o formato de estalactites e estalagmites. Na Sala do Trono, não há trono, apenas o pedestal, já que o Rei morreu antes do trono ser instalado. E o famoso Salão do Santo Gral era o preferido do Rei Luis II pois misturava sua paixão pela Idade Média com técnicas modernas de sua época.

Se tivesse sido concluído, o castelo teria aproximadamente 200 salas. Hoje, apenas 15 podem ser visitadas e estão completas.

O interior é luxuoso! Estima-se, por exemplo, que mais de 600 velas distribuídas em candelabros maravilhosos iluminem o Salão dos Cantores.

Para a época, o castelo era equipado com a mais alta tecnologia: banheiro com água corrente quente e fria, e um sistema de aquecimento em todo o castelo.

Imaginem o que esse rei não faria nos dias de hoje!

Embarque com a Unitur para conhecer esse roteiro magnífico!