No mês mariano, junte-se ao Papa Francisco em oração pelo fim da pandemia em 30 santuários do mundo. 

“Guiados pelos Santuários espalhados no mundo, neste mês de maio rezemos o Terço para invocar o fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e profissionais”, afirmou o Papa Francisco, durante a Audiência Geral de 5 de maio de 2021.

Uma verdadeira maratona de orações, cada dia protagonizada por um Santuário Mariano diferente pelo fim da pandemia. 

A Unitur já realizou muitos sonhos conduzindo fiéis de todo o Brasil a muitos desses santuários. Por isso, agora queremos propor a todos vocês de acompanhar o Santo Padre nesta maratona. 

Em cada santuário, uma intenção diferente. 

Conheça a lista completa e a intenção de cada um dos pontos de fé selecionados pelo Vaticano:

 

01 –  Basílica de São Pedro (Vaticano) – Pela humanidade ferida 

The Papal Basilica of Saint Peter in the Vatican in Rome, Italy

A Basílica de São Pedro pode receber até 60 mil pessoas em uma só celebração e é o mais importante edifício da Igreja Católica, além de ser local de diversas obras-primas, como a Pietá – a escultura de 1499 que retrata Jesus morto nos braços de sua mãe – feita por Michelangelo, artista que também projetou a cúpula da basílica. É possível acessar a cúpula de escada ou usando elevador – pagando o valor do ingresso – para ver mais de perto seus mosaicos e para aproveitar a vista de todo o Vaticano e de Roma, que é linda. É no andar de baixo da Basílica que ficam enterrados os corpos da maioria dos papas que já comandaram a Igreja Católica. 

01 – Nossa Senhora de Walsingham (Inglaterra) – Pelos falecidos

Igreja em homenagem às aparições marianas a Richeldis de Faverches, uma piedosa nobre inglesa, em Norfolk no ano de 1061 na vila de Walsingham, Inglaterra. 

02 – Jesus o Salvador e Maria Mãe (Elele – Nigéria) – Por aqueles que não puderam se despedir dos entes queridos 

03 – Nossa Senhora de Częstochowa (Polônia) – Pelos contagiados e doentes 

Czstochowa – Polônia

Diz a tradição que o quadro de Nossa Senhora de Czestochowa, ou Nossa Senhora Negra, é uma cópia fiel da pintura feita por São Lucas Evangelista da Vigem Maria com o menino Jesus na tábua de cedro que ela usava para rezar e trabalhar, desenhada pelo apóstolo durante suas inúmeras visitas à Maria para escutar as histórias da infância de Jesus.

04 – Basílica da Anunciação (Nazaré – Israel) – Pelas mulheres grávidas e os nascituros 

Basílica da Anunciação

A Basílica da Anunciação se localiza em Nazaré, a maior cidade árabe de Israel, na chamada Old City, ou bairro da cidade velha. Basta observar o mapa de Nazaré, em Israel, para logo encontrar uma cúpula bonita e uma construção imponente em meio a outras construções mais horizontais. Você estará diante da Basílica da Anunciação, local que, de acordo com a tradição católica, foi onde o Anjo Gabriel anunciou à Maria que ela seria mãe de Jesus.

05 – Bem-aventurada Virgem do Rosário (Namyang – Coreia do Sul) – Pelas crianças e adolescentes

Localizado onde alguns mártires cristãos foram mortos durante a perseguição de Byungin, em 1866, o Santuário foi dedicado à Nossa Senhora em 1999. Um altar foi do santuário foi abençoado pelo Papa Francisco em 2017.

06 – Nossa Senhora Aparecida (Brasil) – Pelos jovens

Basílica de Aparecida

Uma fé que tornou Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil e que a ela rendeu o segundo maior santuário católico do mundo e dentre os marianos, o quarto mais visitado. O início da construção aconteceu em novembro de 1955 e apenas em 1982 as atividades religiosas passaram da Antiga Basílica para a Basílica Nova.

07 – Nossa Senhora da Paz e da Boa Viagem (Antipolo – Filipinas) – Pelas famílias.

Também conhecida como Nossa Senhora de Antipolo e a Virgem de Antipolo, o Santuário Nossa Senhora da Paz e da Boa Viagem é, desde o século 17, venerada nas Filipinas . A imagem de uma Madona Negra, que representa a Imaculada Conceição, está consagrada na Catedral de Antipolo nas Montanhas de Sierra Madre, a leste do Metro Manila

08 – Nossa Senhora de Luján (Argentina) – Pelos agentes de comunicação 

A devoção à Nossa Senhora de Luján remonta aos colonizadores argentinos, no início do século XVI. Segundo a tradição, durante as guerras da independência os generais não saíam para as batalhas sem pedir a proteção mariana.

09 – Santa Casa de Loreto (Itália) – Pelos idosos 

É o maior santuário cristão no Oriente Médio e representa o local onde Maria recebeu a visita do Anjo Gabriel. Em Nazaré ocorreu o “sim” de Maria. Ali, Deus tomou forma humana, ali celebramos o mistério da Encarnação. 

10 – Nossa Senhora de Knock (Irlanda) – Pelas pessoas com deficiência

Local de peregrinação católica, o Santuário é dedicado à Maria onde houve uma aparição da Bemaventurada Virgem Maria, São José, São João Evangelista, anjos e Jesus Cristo em 1879.

11 – Virgem dos Pobres (Banneux – Bélgica) – Pelos pobres, sem-teto e pessoas em dificuldade econômica 

Santuário construído no local das aparições de Nossa Senhora de Banneux, também chamada Virgem dos Pobres ou Nossa Senhora dos Pobres, que ocorreram na década de 1930 à Mariette Beco, na localidade de Banneux, na Bélgica

12 – Nossa Senhora da África (Argel – Argélia) – Pelas pessoas sozinhas e por aqueles que perderam a esperança 

Santuário considerado como a Notre-Dame de la Garde do outro lado do mediterrâneo. Localizada no lado norte de Argel, em um penhasco de 124 m com vista para a Baía de Argel.

13 – Virgem do Rosário (Fátima – Portugal) – Pelos encarcerados 

peregrinação-santuario-fatima

Santuário de Fátima

Ali, conta a história, três pastorinhos viram por mais de uma vez a imagem de Nossa Senhora no ano de 1917. A pequena cidade de Fátima, em Portugal, a apenas 1h30 de Lisboa, é um dos maiores destinos de peregrinação do mundo.

14 – Nossa Senhora da Saúde (Vailankanni – Índia) – Pelos cientistas e institutos de pesquisa médica 

Também conhecida como Santuário de Nossa Senhora de Vailankanni, a Basílica de Nossa Senhora da Boa Saúde é um santuário mariano encontrado na pequena cidade de Velankanni em Tamil Nadu, no sul da Índia.

15 – Nossa Senhora Rainha da Paz (Medjugorje – Bósnia) – Pelos migrantes 

Nossa Senhora Rainha da Paz, também conhecida como Nossa Senhora de Međugorje, é o nome dado à aparição da Virgem Maria descrita pela primeira vez a 24 de Junho de 1981 por seis crianças de croatas da vila de Međugorje, na Bósnia e Herzegovina, à época República Socialista Federativa da Jugoslávia.

16 – Catedral de Santa Maria (Sydney – Austrália) – Pelas vítimas da violência e do tráfico humano 

A Igreja da Catedral e a Basílica Menor da Imaculada Mãe de Deus, Auxílio dos Cristãos, é a igreja da Arquidiocese Católica Romana de Sydney.

17 – Imaculada Conceição ( Washington – Estados Unidos) – Pelos responsáveis das nações e organismos internacionais 

A Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, localizada em Washington, D.C., é dedicada à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira dos Estados Unidos. 

18 – Nossa Senhora de Lourdes (França) – Pelos médicos e enfermeiros 

Conhecido também como o Domínio, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, encontrado na cidade de Lourdes, na França, é um destino de peregrinação para que os peregrinos doentes sejam curados milagrosamente pela água de Lourdes.

19 – Meryem Ana (Éfeso – Turquia) – Pelas populações em guerra e pela paz no mundo 

É localizada próximo da cidade de Éfeso (sete quilômetros de Selçuk, na Turquia) a Casa da Virgem Maria é um santuário católico e muçulmano localizado no monte Koressos.

20 – Nossa Senhora da Caridade do Cobre (Cuba) – Pelos farmacêuticos e pessoal da saúde 

Popularmente chamada de Nossa Senhora da Caridade, Nossa Senhora da Caridade do Cobre é a padroeira de Cuba. Sua festa litúrgica é celebrada em 08 de setembro, desde 1916, quando o Papa Bento XV consagrou a Basílica

21 – Nossa Senhora de Nagasaki (Japão) – Pelos agentes sócios-assistenciais 

22 – Nossa Senhora de Montserrat (Espanha) – Pelos voluntários 

Montserrat

Era o ano de 880 e um grupo de meninos brincava próximo à uma montanha. De repente, avistaram luzes e ouviram cantos lá em cima e resolveram investigar. E foi assim que dentro de uma caverna encontraram a primeira imagem de Nossa Senhora Negra de Montserrat. Naquela época, o bispo local até tentou transportar a imagem para Manresa, mas a imagem ficou pesada demais. O bispo entendeu como um sinal da Virgem pedindo para permanecer ali.

23 – Notre Dame du Cap (Trois Rivières – Canadá) – Pelas forças de segurança, militares e bombeiros 

A Basílica de Notre-Dame-du-Cap está localizada na cidade de Trois-Rivières, Quebec, Canadá e é um importante santuário Católico, que recebe milhares de fiéis todos os anos.

24 – Nossa Senhora de Lourdes em Nyaunglebin (Mianmar) – Por aqueles que garantem os serviços essenciais 

Localizada na segunda maior cidade do Distrito de Bago, em Mianmmar, o santuário de Nossa Senhora de Lourdes em Nyaunglebin é um dos principais pontos de fé do país. 

25 – Santuário Nacional de Nossa Senhora de Ta’Pinu (Malta) – Pelos professores, estudantes e educadores 

A Basílica do Santuário Nacional da Santíssima Virgem de Ta ‘Pinu é o santuário nacional de Malta, localizado a cerca de 700 metros da vila de Għarb, na ilha de Gozo, ilha irmã de Malta. A igreja é dedicada à Santíssima Virgem de Ta ‘Pinu. 

26 – Nossa Senhora de Guadalupe (México) – Pelos trabalhadores e empreendedores

guadalupe

Basílica de Guadalupe

O Santuário é composto por diversas capelas e pelas duas basílicas, a do século XVI e a outra de 1974. O Santuário é o segundo mais visitado do mundo, com cerca de 20 milhões de visitantes por ano.

27 – Mãe de Deus (Zarvanytsia – Ucrânia) – Pelos desempregados

Localizada na vila de Zarvanytsia, com pouco mais de 300 habitantes na região de Oblast de Ternopil,  o Santuário Mãe de Deus tornou-se um local popular de peregrinação, atraindo ucranianos de todo o País e da diáspora espalhadas pelo mundo todo.

28 – Nossa Senhora Negra de Altötting (Alemanha) – Pelo Papa, os bispos, presbíteros e diáconos 

Santuário encontrado não muito distante dos lagos e picos alpinos que formam o alviceleste da Baviera, numa região de mosteiros, fortalezas e castelos no Estado mais católico da Alemanha. 

29 – Nossa Senhora do Líbano (Harissa – Líbano) – Pelas pessoas consagradas 

Um  ponto de encontro entre Oriente e Ocidente, o Santuário foi construído em 1908 e atrai todos os anos, pelo menos 2 milhões de peregrinos, cristãos e muçulmanos, vão até lá rezar, agradecer e fazer seus pedidos.

30 – Bem-aventurada Virgem do Santo Rosário de Pompeia (Itália) – Pela Igreja

Encontrada na província de Nápoles, região italiana da Campânia, abriga o sítio histórico da homônima cidade romana destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. O santuário foi erigido em 20 de março de 1926, pelo Papa Pio XI e é sufragânea da Arquidiocese de Nápoles

31 – Jardins Vaticanos (Cidade do Vaticano) – Pelo fim da pandemia e a retomada da vida social e de trabalho

Guia das Peregrinações Católicas pelo Mundo