Nossa Senhora das Dores: conheça suas sete dores

Na tradição da Igreja Católica a Virgem Maria recebe vários títulos ao longo da história. Nossa Senhora das Dores ou Mãe Dolorosa é um deles e se refere às sete dores que Nossa Senhora sofreu durante sua vida terrestre, especialmente nos momentos da Paixão de Cristo.

Foi ali, aos pés da cruz, em seu momento de maior dor, que Maria recebeu de Jesus a missão de ser mãe de toda a humanidade. “Mulher, eis aí o teu filho”, disse a ela Jesus, referenciando São João como representante de todos nós.

Podemos dizer que desde então Nossa Senhora é venerada pelos cristãos em seus momentos mais dolorosos. No entanto, essa veneração ganhou ainda mais importância a partir de 1914, quando Pio X determinou que a celebração de Nossa Senhora das Dores fosse feita anualmente, no dia 15 de setembro.

Nesse dia, relembramos de forma especial as sete dores de Nossa Senhora, a saber:

  1. A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35)
  2. A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21);
  3. O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas, 2, 41-51);
  4. O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31);
  5. O sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João, 19, 25-27);
  6. Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61);
  7. O sepultamento do corpo do filho no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).

A imagem de Nossa Senhora das Dores é representada quase sempre com um semblante de dor e uma espada perpassando seu coração imaculado. Outras representações também se dão com Maria contemplando Jesus morto ou aquela que deu origem à Pietá – a mais famosa de Michelângelo, exposta na Basílica de São Pedro no Vaticanoem que segura Jesus morto nos braços recém-descido da cruz.

Basílica de São Pedro no Vaticano.

Outro nome

Poucos sabem, mas Nossa Senhora das Dores é também chamada de Nossa Senhora da Consolação. Ela é a mãe que consola, afaga e nos dá esperança.

No Dia de Nossa Senhora das Dores convidamos todos os nossos clientes e amigos que já peregrinaram ou que ainda irão peregrinar conosco para subir aos céus uma oração a ela:

“Ó Mãe das dores, recolhei as nossas lágrimas e sofrimentos, acolhei os nossos pedidos para que sejamos consolados e cresçamos em nossa fé. Lembrai de nós vossos filhos tão necessitados. Amém!”

Embarque com a Unitur e realize o sonho de peregrinar nos Santuários Marianos ao redor do mundo.

Conheça nossos pacotes.