Passos de São Paulo: conheça a vida do apóstolo percorrendo seus caminhos na Grécia e na Turquia

Um dos mais importantes líderes do cristianismo e responsável pela propagação da palavra de Cristo foi, sem dúvidas, Paulo de Tarso, mais conhecido como São Paulo. Sua importância para a comunidade cristã é reconhecida até os dias atuais e move milhares de fiéis a percorrer os Passos de São Paulo: pontos turísticos que marcaram o caminho trilhado pelo apóstolo durante a trajetória de evangelização. 

Os principais países que os peregrinos percorrem são Grécia e Turquia, importantes centros do Império Romano e points dos intelectuais da época, que proporcionaram um terreno fértil para Paulo aprofundar sua teologia e prática religiosa. 

Portanto, se você almeja pisar na terra onde os principais episódios da vida do apóstolo aconteceram, estas serão suas paradas obrigatórias: Tarso, Veria, Felipe e Corinto. Vamos conhecer cada uma delas. 

Tarso (Turquia)

Tarso, na Turquia. Passos de São Paulo.

Cidade natal e cenário significativo da vida de Saulo de Tarso (como era chamado antes da sua conversão), Tarso era uma cidade romana localizada na região da Cilícia, na parte sudeste da Ásia Menor (atual Turquia). Sua importância na região era majoritariamente nas áreas da cultura e da educação, com uma universidade que rivalizava com a de Atenas e Alexandria.

Atualmente, é possível visitar a área antiga da cidade, uma casa que guarda vestígios do santo e a Igreja de São Paulo. 

Veria (Grécia)

Conhecida como antiga Beroia, é uma cidade localizada no norte da Grécia, na região da Macedônia Central. Veria é famosa por sua rica história e suas conexões com o apóstolo Paulo já que é mencionada nos Atos dos Apóstolos como o local onde teria pregado em uma sinagoga local. Os registros bíblicos contam que os habitantes da cidade examinaram as Escrituras com grande interesse e muitos deles se converteram ao cristianismo.

Lá, é possível visitar a Igreja de São Paulo, o Museu de Arqueologia e vários lugares com resquícios da antiga Veria que denotam o que Paulo teria avistado quando chegou naquelas terras.

Felipe (Grécia)

Filipe ou Filipos, na Grécia. Passos de São Paulo.

Berço de uma das primeiras comunidades cristãs da Europa fundada por São Paulo, Felipe (também chamada de Filipos) está localizada na Macedônia, no norte da Grécia. Em Felipe, o apóstolo esteve preso e liberado pelo próprio carcereiro após um terremoto “tão grande que se abalaram até os fundamentos do cárcere” (Ato 16, 26) atingir a cidade. Segundo registros bíblicos, após o tremor, o carcereiro teria acordado de um sono e visto as portas e as algemas no chão. 

Ao imaginar que os prisioneiros teriam fugido por sua culpa, pegou a espada para matar-se, porém Paulo, que havia permanecido no local, o impediu. O carcereiro então teria se lançado sob os pés do apóstolo e o liberado em seguida. Hoje, é possível visitar a prisão onde tudo aconteceu.

Corinto (Grécia)

Corinto, na Grécia. Passos de São Paulo.

Antiga cidade grega que conectava o Peloponeso ao continente grego, Corinto foi próspera e influente na Grécia antiga, conhecida por sua riqueza, comércio, cultura e diversidade populacional composta por gregos, romanos, judeus e outros grupos étnicos. A cidade tornou-se famosa para a comunidade cristã pelas Epístolas de São Paulo

Ele teria visitado Corinto durante suas viagens missionárias e passou um tempo significativo lá, onde estabeleceu uma comunidade cristã. Ao visitá-la, é possível apreciar o maravilhoso Canal de Corinto, as ruínas antigas e a acrópole de Acrocorinto.

A Unitur, especialista em turismo religioso e peregrinações, leva você para conhecer os principais pontos turísticos dos Passos de São Paulo pela Grécia e Turquia com todo conforto e segurança! Conheça nosso roteiro “Grécia e Turquia – nos passos de São Paulo” e peregrine em 2024.