Por que visitar a Itália no Ano Santo?

Confira também 5 destinos de peregrinação para aproveitar sua viagem à Itália e preparar-se para a solenidade do Ano Santo.

Falar sobre a Itália para os católicos é falar sobre um destino solene com grandes basílicas, igrejas históricas e, acima de tudo, sobre a morada do Santo Padre, o Sumo Pontífice e sucessor de Pedro: o Papa. 

Em 2025, a Itália será um destino ainda mais especial para os fiéis graças ao Ano Santo, marcado pelo Jubileu, período solene que acontece a cada 25 anos e destinado à remissão dos pecados, onde o Santo Padre concede a indulgência plenária. São esperados 32 milhões de peregrinos em Roma no Jubileu 2025

Ano Santo 2025

O Ano Santo foi anunciado no início de 2022 pelo Papa Francisco com o lema Peregrinos da Esperança, um impulso para a humanidade recuperar o clima de esperança e confiança. 

“Sentindo-nos todos peregrinos na terra onde o Senhor nos colocou para a cultivar e guardar (cf. Gn 2, 15), não nos desleixemos, ao longo do caminho, de contemplar a beleza da criação e cuidar da nossa casa comum. Almejo que o próximo Ano Jubilar seja celebrado e vivido também com esta intenção”, enfatiza Francisco. (Vatican News, 11 de fevereiro de 2022)

O primeiro rito do Ano Santo será a abertura da Porta Santa de São Pedro, na Basílica homônima, realizada exclusivamente pelo Santo Padre no dia 24 de dezembro de 2024. A partir desse momento, a Porta permanecerá aberta para a passagem dos peregrinos que buscam o encontro com Cristo através da “Porta” que os unem ao Pai. 

A data de fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro e outros detalhes serão divulgados na Bula de Proclamação que será publicada em maio de 2024.

5 destinos italianos para peregrinação no Ano Santo

Acolhendo o pedido da igreja à peregrinação, selecionamos 5 destinos na Itália para você viver momentos solenes de fé e devoção e preparar o coração para o Jubileu 2025.

  1. Assis:

Conhecida como a cidade natal de São Francisco de Assis, é o destino mais procurado por peregrinos que desejam conhecer a vida do santo e também de Santa Clara.


  1. San Giovanni Rotondo

A cidade recebe fiéis que desejam conhecer o local onde São Pio de Pietrelcina  viveu boa parte da vida, faleceu e onde a igreja guarda seu corpo incorrupto.


  1. Roma:

Além do Vaticano, Roma abriga muitas outras igrejas e locais de peregrinação, como a Basílica de Santa Maria Maior, a Basílica de São João de Latrão e as Catacumbas.


  1. Pádua:

Já a Basílica de Santo Antônio atrai peregrinos que desejam estar mais próximos de Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares da Igreja Católica.


  1. Loretto:

Por último, o Santuário de Nossa Senhora de Loretto atrai devotos que acreditam no milagroso transporte da casa onde vivia a Virgem Maria em Nazaré para Loreto.

Peregrine à Itália em 2024-2025 com a Unitur e viaje com segurança e conforto para viver este momento profundo de fé. Conheça os grupos de viagem disponíveis ou entre em contato para montar seu próprio roteiro