Saiba quais são os documentos necessários para viajar com crianças

Quem tem mais de 12 anos pode viajar desacompanhado dentro do Brasil.
Com menos, todas as crianças devem ter autorização. Veja regras.

Neste mês de férias escolares muitas crianças vão viajar. e a gente sempre acaba com aquela dúvida: a gente precisa levar os documentos delas? Quais documentos? E se a viagem for pro exterior?

A professora Selma Barros já enfrentou problemas com o neto. Há dois anos Pedro viajou com ela e iria voltar com  a tia avó, que não é uma parente direta do Pedro.

“Não tinha autorização, minha filha não tinha feito. Foi aquilo tudo…”, conta.

Agora que Pedro vai voltar pra Brasília de novo com a tia avó, eles já sabem de tudo. “Nós sabemos tudo o que é necessário, não quero mais passar esse sufoco”, afirma.

Menores de 12 anos só podem viajar com o pai, a mãe ou parente de até terceiro grau: avós, tios e irmãos maiores de 18 anos e com a certidão de nascimento. Caso contrário é necessária autorização.

Quem tem mais de 12 anos pode viajar desacompanhado dentro do Brasil, mas quem tem menos, não.

Edvar de 9 anos vai viajar sozinho. “Ele vai para Manaus e lá faz o alvará pela Vara da Infância e Juventude, autorizando a ida e a volta”, diz a mãe.

Em viagem e internacional, a coisa muda. Menores de 18 anos, que forem só com o pai ou com a mãe, tem que ter uma autorização do outro. Quem quiser facilitar, já pode colocar essa autorização no passaporte, na hora de emitir o documento. Com qualquer parente ou sozinho é preciso autorização do pai e da mãe.

A autorização para viagem nacional só pode ser feita na Vara da Infância. Para viagem internacional também nos cartórios.

Essas regras também valem para uma curta viagem de carro, por exemplo.
Se você for levar um amigo do seu filho, que tenha menos de 12 anos, para passar um fim de semana na praia, tem que ter autorização.

Sem ela, se você for parado pela Polícia Rodoviária na estrada, fica retido.

“As regras são as mesmas, tanto para quem tá viajando de avião, de ônibus, de carro e até de trem. Tem que ter autorização”, declara Marcos Barbosa, supervisor da Vara da Infância e da Juventude/DF.

Marcelo Cosme Brasília

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/07/saiba-quais-sao-os-documentos-necessarios-para-viajar-com-criancas.html