Voltar para a listagem de postagens

São João Latrão: a primeira igreja do Ocidente

Ela tem uma honraria especial, mas por vezes passa despercebida pelos visitantes de Roma. A Igreja São João Latrão é a arquibasílica da Igreja Católica, a catedral do Bispo de Roma e por isso está acima de todas as demais igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. Foi a primeira das quatro basílicas papais a ser construída, primeiro dedicada a Cristo, o Salvador, e depois aos Santos São João Batista e João Evangelista.

Na sua fachada principal se lê: “Papa Clemente XII, no quinto ano de seu pontificado, dedicou este edifício a Cristo, o Salvador, em homenagem aos Santos João Batista e João Evangelista”.

Como quase tudo em Roma, a São João Latrão também foi construída sobre ruínas, primeiramente de um quartel do sec. I e depois de um palácio do nobre Laterano. Por fim, no período de Constantino, no século IV,o Palácio foi cedido ao Bispo de Roma e dentro desse palácio foi construída a Basílica.

Durante todo esse tempo, a basílica passou por pelo menos três grandes reconstruções. No séc IX foi quase destruída por um terremoto, no séc XIV sofreu dois grandes incêndios e em 1993, a Máfia italiana colocou um carro bomba na frente da basílica e destruiu a fachada em retaliação a um sermão do Papa sobre as associações mafiosas.

Quem visita a arquibasílica não pode deixar de reparar em alguns detalhes que retratam essa história tão rica.

A estátua gigante de Constantino que decorava as antigas Termas de Constantino, que ficava nos arredores da Fontana di Trevi.

As portas centrais de bronze que eram as portas da Cúria Romana, um dos poucos prédios do Fórum Romano que permanece em pé até hoje.

O primeiro batistério do mundo solicitado por Constantino e que serviu de modelo para todos os batistérios do mundo.

A estátua de Constantino

O Batistério

Visite a Basílica de São João Latrão e outros tesouros de Roma nos grupos da Unitur.

Já imaginou visitar a arquibasílica e observar tudo isso de perto?

Embarque com a Unitur!

 

Guia de Viagem à Escandinávia: tutorial para iniciantes

Nós sabemos, Dinamarca e Noruega não são destinos tipicamente procurados para a Europa. Também conhecida como Escandinávia, essa região rica em cultura, com uma geografia marcante e paisagens de filmes de aventura, apresenta uma nova perspectiva do continente europeu – um lado que vale a pena visitar pelo menos uma vez na vida. Sabe aquele […]

Leia mais

Keukenhof: tudo o que você precisa saber sobre o parque das tulipas na Holanda

Um dos passatempos da condessa da Bavária, Jacqueline, ainda no século XV, era colher tempero na horta para a cozinha do seu castelo. Em holandês antigo, Keukenhof quer dizer horta e é aí que começa a história dessa famosa atração nos arredores de Amsterdã. Do século XV até hoje muita coisa mudou. A simples horta […]

Leia mais

Florada das cerejeiras encanta locais e turistas no Japão

A época da florada das cerejeiras é conhecida internacionalmente como um dos períodos mais belos do Japão. Turistas e locais aguardam a chegada das flores que permanecem em meio à cidade por cerca de duas semanas, aromatizando e formando mantas rosas pelas ruas. Mas, a importância da florada vai além da estética, ela é cultural […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!