São João Maria Vianney: história do padroeiro dos sacerdotes

Camponês de grande coração, Vianney seguiu sua vocação e tornou-se padroeiro dos sacerdotes. Conheça a história de Cura d’Ars”.

“O sacerdote é o amor do coração de Jesus.” Essa é uma das frases marcantes do padroeiro dos sacerdotes São João Maria Vianney, celebrado no dia 04 de agosto. Nascido em 8 de maio de 1786 em Dardilly, próximo de Lyon, cresceu no campo com sua família e trabalhou desde cedo na lavoura, mas graças à sua mãe sabia orações de cor e tornou-se um rapaz de muita espiritualidade. 

Cura d’Ars

Apesar da forte resistência de seu pai, Vianney conseguiu conquistar o desejo de infância de se tornar um sacerdote. Aos 17 anos ele foi ao seminário e começou a aprender a ler e a escrever com dificuldade, mas com o apoio de alguns sacerdotes sábios conseguiu se dedicar aos estudos e foi ordenado aos 29 anos, em 1815. 

Três anos depois  foi enviado para a pequena cidade de Ars, com seus pouco mais de 200 habitantes, onde fundou o Instituto “Província”, responsável por visitar enfermos, famílias mais vulneráveis, acolher órfãos e até mesmo restaurar a igreja. Por causa do nome da cidade, ele também foi chamado de Cura d’Ars, que significa pároco do vilarejo de Ars. 

Confessionário como segunda casa

Sua grande dedicação era ao sacramento da confissão. A história conta que tiveram dias em que João Maria Vianney ficou 16 horas no confessionário para atender todos os fiéis, que vinham de diferentes partes da França. Não à toa a cidade ficou conhecida como “grande hospital das almas”. 

Confessionário.

Fonte: Canva

“Vou dizer-lhe qual é a minha receita: dou aos pecadores uma pequena penitência e o resto eu faço no lugar deles”, ele teria dito a um coirmão.

Padroeiro dos Sacerdotes

Sua vida de sacerdócio chegou ao fim após 40 anos de dedicação profunda, aos 73 anos de idade. Ele já era venerado como santo pelas inúmeras histórias que circulavam pela europa sobre seu amor pela vocação, mas apenas em 1905 foi beatificado pelo Papa Pio X (Santo que celebramos no próximo dia 21 de agosto) e canonizado em 1925 pelo Papa Pio XI.

Seu título de “padroeiro dos párocos do mundo” nasceu em 1929 e 30 anos depois São João XXIII dedicou-lhe a encíclica “Sacerdotii Nostri Primordia”, apresentando- como um modelo dos sacerdotes.

Mais recentemente, em 2009, Bento XVI propôs um “Ano Sacerdotal” em homenagem aos 150 anos de sua morte, recuperando sua história de amor pela vocação sacerdotal.

Oração de São João Maria Vianney

“São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, peço a vossa intercessão para não desistir dos meus objetivos, apesar das dificuldades, assim como foi com a vossa vida sacerdotal. Inspira-me a sempre estar junto de Deus. Amém.”

São João Maria Vianney, rogai por nós!

Conheça os lugares por onde passou São João Maria Vianney com a Unitur, especialista em Turismo Religioso. Entre em contato e organize seu grupo de viagem.

Informações: Vatican News.