A origem do Papai Noel em São Nicolau e lugares para visitar que honram as tradições natalinas

Aquele bom velhinho de barba branca e bem barrigudinho, que inunda os sonhos de muitas crianças quando o Natal se aproxima, surgiu inspirado em algo absolutamente real. Você sabia que o Papai Noel foi criado à imagem e semelhança do bispo Nicolau de Mira, hoje conhecido como São Nicolau?

Também chamado de Nicolau Taumaturgo (ou seja, fazedor de milagres), o bispo cristão era muito generoso e distribuía presentes para pessoas pobres e, principalmente, para crianças órfãs. Ele foi a inspiração para a figura do nosso conhecido Noel.

Acredita-se que São Nicolau nasceu por volta de 275 d.C, apesar de não existir registro do seu nascimento, na cidade de Patara, na Ásia menor, atual Turquia. Filho de uma família rica da região, Nicolau tornou-se sacerdote e acabou nomeado bispo, sempre acompanhado pela fama do despojamento dos bens materiais e de suas posses.  E algumas histórias marcam sua vida sacerdotal.

De acordo com a tradição, um dos vizinhos de São Nicolau, muito pobre, teria mandado suas três filhas para a prostituição. Nicolau, então, jogou pela janela três sacos de ouro como dote para que as meninas conseguissem bons maridos e não precisassem se prostituir. Outra história da tradição explica a fama de São Nicolau com as crianças. O bispo teria ressuscitado três meninos, mortos por um açougueiro.

São Nicolau teria falecido em 6 de dezembro de 350 e na Europa as festas em sua homenagem são muito comuns.

Mas, ao contrário do que pensamos, não é desde a sua “concepção” que o bom velhinho usa trajes vermelhos! Em um poema escrito em 1881, São Nicolau foi descrito, sim, como um senhor de cabelos e barba brancos, bochechas rosadas e barriga redondinha. Só que, até então, a cor da roupa que ele vestia não estava definida. Os trajes vermelhos do Papai Noel surgiram em 1931 com a criação de uma campanha publicitária da Coca-Cola! A imagem do “novo” bom velhinho, que se concretizaria como principal e mais conhecida ao redor de todo o mundo, foi publicada pela marca na revista Harpers Weekly em 1931. Desde então, Noel também veste um gorro e carrega consigo um grande saco de presentes. Veja a publicação:

E se você gosta das curiosidades e histórias natalinas, prepare-se para descobrir os 3 principais lugares marcados pela existência do famoso Santa Claus. Cada um deles, por si só, já vale a viagem. Conhecê-los em clima de esperança, seja com a família ou com os amigos, pode ser uma experiência ainda mais inesquecível:

Ásia Menor ou Turquia

Mais especificamente a cidade de Mira, em Lícia, onde nasceu e viveu São Nicolau. E Demre, chamada de “a terra do Papai Noel turco”. Esses pontos são considerados por muitos viajantes como alguns dos lugares mais maravilhosos do mundo. Quem os visita, pode aproveitar para estender o passeio e conhecer mais atrações turísticas e outras cidades da região, como Istambul. Um roteiro de 15 a 20 dias de viagem é interessante e capaz de englobar todos os encantos da Turquia. Procure pelos especialistas em Ásia da Unitur e programe a sua viagem de forma totalmente personalizada, com tudo o que deseja conhecer e que cabe no seu bolso!

O Polo Norte, é claro!

A sua visita à região, principalmente se você é fã do bom velhinho e tem crianças na família, não pode ser adiada! A Vila do Papai Noel, existente até hoje na Lapônia, que fica na fronteira entre o Polo Norte e a Finlândia, foi criada pelo governo finlandês nos anos 50 para estimular o turismo. Por lá, fica a cidade considerada berço do Noel, chamada Rovaniemi. Na aldeia você vai encontrar o correio oficial pelo qual chegam as cartas das crianças no Natal e são enviadas as respostas do bom velhinho, escritas por seus duendes. Também encontrará os próprios duendes, trabalhando a todo vapor. Além das luzes coloridas e dos cachorros “de neve”. Para a experiência ficar completa, uma opção é reservar acomodações que tenham relação com a história do Papai Noel. Confira junto à Unitur a disponibilidade.

Vila do Papai Noel em Rovaniemi, Lapônia. Foto: facebook.com/christmashousesanta

A Noruega também

Em Drobak, na região de Oslo, fica outro correio natalino bastante famoso. Ele abre em meados de novembro e funciona até o final de dezembro. Pode ser que você opte por visitar a região por causa das suas casinhas e de sua paisagem aconchegante e encantadora, mesmo fora da época natalina. A visita vale a pena de qualquer forma! Vale dizer: mesmo que você queira conhecer outros pontos turísticos da Noruega, a passagem por Oslo pode ser bem curta e acontecer em formato de “bate e volta”, sem complicações.

Serra Gaúcha e o Natal Luz 

O sul do Brasil também reserva uma experiência memorável para quem deseja um encontro com as tradições natalinas! O Natal Luz deixa a cidade toda iluminada, cheia de magia e de encantos. Com as crianças (de todas as idades) é possível conferir a chegada e o tradicional Desfile do Papai Noel, a Vila de Natal, diversas peças de teatro natalinas, o show iluminado no lago, conferir os shows na Rua Coberta, enfeitar os pinheiros Avenida Borges de Medeiros e muito mais! (Em 2020, a programação foi adaptada em consequência da pandemia).

Não há presente melhor do que uma viagem ao berço e às memórias das tradições natalinas! Faça agora mesmo esse investimento, certamente retribuído em forma de sorrisos e lembranças maravilhosas 🙂