Voltar para a listagem de postagens

Tudo o que você precisa saber para viajar tranquila(o) com o seu pet

Tranquilidade para o dono e conforto para o bichinho: 5 dicas completas e importantes vão facilitar o preparo da viagem que você pretende fazer com o seu pet, além de tornar todo o passeio – de carro, ônibus ou avião – mais saudável e feliz.

 

1- Tenha carteira de vacinação atualizada e guia de trânsito em mãos

A guia de trânsito serve para qualquer deslocamento mais longo e deve ser assinada por um médico veterinário particular. A carteira de vacinação precisa estar em dia, não somente por questões legais, mas pelo bem do pet. Ele deve estar imune principalmente às doenças virais e de fácil contágio. E por falar em imunização: vermífugos e antipulgas também devem ser atualizados antes da viagem, se for recomendado pelo doutor. Para quem for viajar para lugares com muitos mosquitos, peça indicação de um bom repelente para animais.

Em idas ao exterior, busque informações sobre outros documentos necessários junto à agência de viagens.

2- Se possível, planeje paradas e fique atento(a) às “condições climáticas”

Sempre dê atenção ao bem-estar do pet e às suas necessidades básicas. Se possível, faça paradas ao longo do trajeto, mas quando não der, coloque o animal como prioridade nos momentos de embarque e desembarque. Verifique se ele precisa fazer xixi ou cocô e dê água a ele. Não o alimente durante a viagem. E mais: evite submetê-lo a diferenças bruscas de temperatura. Em viagens de ônibus ou avião, cubra-o ou vista-o. Forre bem gaiolas e caixas de transporte.

3- Faça experiências de deslocamento em trajetos menores e aproveite para escolher a melhor maneira de transportar o animal

Leve o pet para passear de carro por caminhos mais curtos e em dias de menos trânsito e analise seu comportamento. Percebe enjoo ou agitação excessiva? Peça recomendação de um remédio contra náuseas ao veterinário e entenda como e quando oferecê-lo. E também verifique a possibilidade de usar calmantes naturais para uma viagem mais tranquila.

O passeio será de carro? Avalie a forma mais segura de transportar o animal e opte, por exemplo, por uma capa apropriada para os bancos traseiros ou cinto de segurança especial. Quando preferir pelo uso de caixas de transportes no deslocamento de gatos, aves e roedores, tenha certeza de que sabe como instalá-las de forma correta. Compre a caixa adequada para o seu bichinho.

Vale lembrar: companhias aéreas e empresas de ônibus podem exigir caixas de transportes com dimensões e características específicas.

4- Encontre alternativas para que o seu pet se sinta em casa durante toda a viagem

Durante o trajeto, mas principalmente ao longo da estadia no local de destino, é importante – para a sua tranquilidade e para o bem-estar do animal – que ele se sinta o mais em casa possível. Por isso, leve com você alguns objetos com os quais o pet goste de brincar e/ou que tenham o cheiro dele: um cobertor para a hora de dormir é um ótimo exemplo. Não se esqueça dos itens básicos, como os potinhos de água e ração.

 

5- Reúna suas dúvidas e esclareça-as

Se ainda restam dúvidas, é melhor esclarecê-las antes de viajar. Por exemplo: se for viajar de avião e o seu animal de maior porte não puder viajar com você, preocupe-se também em conhecer a reputação da companhia aérea em relação ao transporte de pets. Atenção! Você deve visitar um médico veterinário de confiança quando cogitar levar o seu melhor amigo para uma viagem. O especialista irá ajudar com o esclarecimento de todas as suas dúvidas.

 


Conheça quais são as 7 maravilhas do mundo antigo e do moderno

As 7 maravilhas do mundo são destinos dos sonhos para muitos viajantes. Mas, você sabia que na verdade elas são 14? Vem ver. O homem sempre teve a capacidade de construir monumentos incríveis, desde a antiguidade. Afinal, vamos combinar, a gente tem uma certa mania de grandeza, não é mesmo? Hoje em dia são enormes […]

Leia mais

Conheça Jerusalém, a cidade santa

Mais de 4 milhões de turistas passam por Jerusalém todos os anos. E não é à toa. A também conhecida como Cidade Santa se tornou uma das poucas cidades no mundo com uma história tão impactante internacionalmente a ponto de atrair governantes e imperadores ao longo do tempo e que, apesar das batalhas, permanece de […]

Leia mais

A robusta e encantadora Ponte das Correntes em Budapeste

Já pensou em conhecer Budapeste? Uma das atrações da cidade é a Ponte das Correntes, uma obra de engenharia de mais de 150 anos que impressiona e encanta os turistas. História e curiosidades da Ponte das Correntes No início do século XIX, a população de Buda e de Peste, na Hugria, dependia das condições do […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!