Voltar para a listagem de postagens

Um tour completo pela Basílica da Natividade, em Belém

Com a aproximação do Natal, que tal conhecer um pouco mais sobre a Igreja que demarca o local onde Jesus nasceu, de acordo com a tradição cristã?

A Basílica da Natividade, em Belém, é atualmente a igreja mais antiga do mundo ainda em atividade. Sua construção teria sido iniciada em 339 d.C e finalizada em 565 d.C. Essa primeira construção foi ordenada por Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino, por cima de um templo pagão da época do imperador Adriano.

A Igreja é sagrada para cristãos e muçulmanos, já que esses últimos reconhecem Jesus como o segundo maior profeta islâmico.

E atualmente, a Igreja pertence a três denominações cristãs: Ortodoxa Oriental, Armênia e Católica.

Confira abaixo o que ver na Basílica da Natividade

Porta da Humildade

O passeio, ou peregrinação, começa pela Porta da Humildade, a única entrada por onde passa apenas uma pessoa.

A entrada tem apenas 125 cm de altura e teria sido feita assim pelos cruzados, para que ninguém pudesse entrar montado a cavalo.

Hoje, no entanto, a entrada possui um significado todo simbólico, aquele de que é preciso se curvar para entrar neste local sagrado.

Mosaicos da primeira igreja

Por debaixo do piso atual, por entre janelas de madeira no chão, é possível observar os mosaicos que decoravam a primeira igreja. Eles contêm desenhos geométricos, pássaros, flores e plantas, que formam uma espécie de tapete.

A gruta da natividade

Embaixo da Igreja, no ponto principal da Basílica, está a gruta da natividade. Logo na entrada, os peregrinos podem ver um quadro de Maria, sorrindo, com Jesus no colo.

E um pouco mais para dentro, uma estrela de prata no chão marca o local exato onde Jesus teria nascido. Há uma inscrição em latim que diz: “Aqui, da Virgem Maria, nasceu Jesus Cristo 1717”.

Acima da estrela, estão 15 lâmpadas: seis pertencentes aos gregos, cinco dos armênios e quatro dos católicos.

Gruta da Natividade

Capela da Manjedoura

Bem ao lado da gruta, está a Capela da Manjedoura, esta pertencente aos católicos, e marca o local onde Jesus foi colocado por seus pais.

Igreja de Santa Catarina

Após visitar esses lugares tão especiais, chega-se a uma construção mais nova, a Igreja de Santa Catarina, que dá acesso a uma outra gruta, essa a de São Jerônimo, onde ele provavelmente viveu e trabalhou e na qual foi sepultado.

Gruta dos inocentes

Ainda antes de deixar a Basílica, há também a Gruta dos Inocentes, feita em memória às crianças de até dois anos que foram assassinadas a mando do Rei Heródes quando Jesus nasceu, na tentativa de executar Jesus.

Gruta dos Inocentes

 

Já imaginou viver a experiência de conhecer esse lugar sagrado e tão emocionante? Uma experiência pessoal com Jesus para levar para toda a vida.

Embarque com a a Unitur, a maior especialista do Brasil em turismo religioso e em roteiros para a Terra Santa!

 

Tallinn, na Estônia: entre o medieval e a tecnologia. Descubra por quê!

Ela é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa e se perder em suas ruelas é como voltar no tempo. Mas quer saber uma curiosidade? Talinn, capital da Estônia, é também um reduto avançado de tecnologia. Recebeu inclusive o apelido de Vale do Silício da Europa por abrigar muitas empresas de tecnologia. Então, […]

Leia mais

No dia da Canonização de Bernadette Soubirous, relembre a história de Lourdes!

Bernadette foi a primeira de nove filhos do moleiro Francisco Soubirous e de Luisa Castèrot. Desde pequena, Bernadette viveu em situação de extrema pobreza. Nasceu em um moinho e viveu boa parte da infância no prédio abandonado da cidade de Lourdes. Um lugar insalubre, escuro e nem um pouco próprio para uma criança. Por isso, […]

Leia mais

A Serra Catarinense é para todo mundo! Conheça suas principais atrações.

Quem já viajou até Santa Catarina e só visitou o litoral precisa dar meia volta e conhecer também os encantos de toda a área serrana de lá. Muita gente vai até a Serra Catarinense para praticar esportes radicais e entrar em contato com a natureza, mas para quem gosta de relaxar, um passeio pelas charmosas […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!