Unitur participa do Roots-in, evento internacional dedicado ao Turismo de Raízes

Nos próximos dias 20 e 21 de novembro, a Unitur Viagens estará presente na segunda edição do Fórum Internacional do Turismo de Origem, o Roots-in, que em 2023 acontece em Matera (IT), na região italiana da Basilicata. Serão dois dias de intenso contato com importantes fornecedores como hotéis e operadores locais, além de  treinamento e correspondência de negócios entre agentes de turismo de diferentes países, oportunidade singular de estreitar os laços com grandes empresas. 

Diego Miranda representará a Unitur no evento e comentou sobre a honra e grande satisfação por fazer parte do seleto grupo de agências de viagens no Brasil que embarcarão  para participar do Roots-in, a convite da Agência Nacional de Turismo da Itália (ENIT).

A Itália é um dos destinos mais procurados pelos clientes da Unitur, além de ser associada à Câmara de Comércio Italiana no Rio Grande do Sul. Este evento será uma grande ocasião para oferecer novos roteiros e experiências aos passageiros e parceiros.

Turismo de Raízes

Matera, Itália.

Matera, Itália.

Matera foi considerada a capital europeia da cultura em 2019, mas já em 1993 ganhou expressão internacional, quando suas famosas casas-caverna se tornaram Patrimônio Mundial pela UNESCO. O que antes era considerado tardio, hoje são hotéis luxuosos procurados por turistas de todos os cantos do mundo. A sua relevância no cenário turístico vai além. 

Matera é pioneira ao identificar o potencial do “turismo de raízes”, caracterizado pelo movimento de descendentes italianos que retornam à terra de origem de suas famílias em busca de sua história e do contato com parentes antigos. A onda de turistas é tamanha que o governo italiano apresentou no Roots-in 2022 o projeto Turismo de Raízes, com objetivo principal de contribuir para criar oportunidades econômicas aos pequenos vilarejos, locais pouco conhecidos e visitados pelo turismo de massa. 

No Brasil, são muitos os passageiros que poderão aproveitar este projeto. Especialmente no sul e no sudeste brasileiro é fácil encontrar descendentes italianos e festas típicas que homenageiam a cultura dos seus antepassados, já que apenas entre 1870 e 1920 – momento conhecido como “grande imigração” – os italianos corresponderam a 42% do total dos imigrantes entrados em solo brasileiro. Segundo o IBGE, os primeiros imigrantes a deixarem a Itália nesta época foram sobretudo os vênetos (Nordeste da Itália), que corresponderam cerca de 30% do total, seguidos dos habitantes de Campânia, Calábria e Lombardia. 

Você que está lendo pode ser um descendente que tenha interesse em retomar às origens e conhecer a terra natal de seus avós, bisavós ou tataravós italianos. Por isso, fica o convite para continuar  acompanhando o site e as mídias sociais da Unitur para conferir os registros e detalhes do Roots-in 2023 com nosso representante in loco.