Central de atendimento
+55 (51) 3272.3388
WhatsApp
+55 (51) 98183.9051

Cotação-Grupos
Atualizado em 21/05/2019 Dolar R$ 4,27
Euro R$ 4,78

BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Brasília: turismo cívico e arquitetônico

 

A gente sempre escuta falar dessa cidade nos noticiários brasileiros, mas pouca gente se atenta para uma Brasília fora dos holofotes políticos.

Bem planejada, repleta de uma arquitetura lindíssima que contempla boa parte dos prédios governamentais, com parques bem organizados e muitas opções culturais, Brasília pode ser uma boa surpresa para uma viagem de um dia ou de até uma semana!

Embarque com a Unitur para explorar o que Brasília tem de melhor!

Nosso passeio começa bem no coração do Plano Piloto, a Torre de TV reserva aos turistas uma visão 360 da capital do Brasil. A paisagem é linda, seja de dia ou de noite.

Aos pés da torre, ainda dá para experimentar a gastronomia de diversos estados brasileiros em uma típica feira de comida que acontece por ali.

Na mesma região, está o Memorial Juscelino Kubitschek, o presidente que idealizou Brasília. O local do memorial marca o lugar onde foi realizada a primeira missa de Brasília e guarda um acervo do presidente e de sua família.

Para quem curte futebol, o Estádio Mané Garrincha fica bem pertinho também, completando o mix de atrações logo na chegada.

Pra seguir uma visita abençoada (rs), a próxima parada pode ser na Catedral de Brasília, obra de Oscar Niemeyer, como muitas outras da cidade, parece se movimentar em direção aos céus. Por dentro, não há quem não se encante com a beleza de seus vitrais.

Catedral de Brasília

Chega então o momento de adentrar pelas veias políticas da capital brasileira. Mas como dissemos, para se vislumbrar com a maestria de seus arquitetos e com o largo acervo cultural e artístico que é abrigado por cada um dos prédios.

Três poderosas obras arquitetônicas

Na Praça dos Três Poderes estão três locais importantes: o Palácio do Planalto (executivo), o Superior Tribunal Federal (judiciário) e o Congresso Nacional (legislativo). Mas a praça em si, também é um local especial em Brasília. Afinal, é ali que o povo se reúne para manifestações. A obra Os Dois Candangos, de Bruno Giorgi, também fica ali e é um dos maiores símbolos da cidade e dos trabalhadores que a construíram.

O Palácio do Planalto, também de Niemeyer, é o escritório presidencial. Em seu interior, muitas obras de arte e também o famoso Rolls Royce que conduz o presidente no dia da posse. Em dias de domingo, há uma visita guiada muito interessante, que leva inclusive até o gabinete presidencial.

O prédio do Supremo Tribunal Federal, outro de Niemeyer, também possui uma visita guiada ao público, na qual é possível conhecer o Salão dos Bustos, com esculturas de estadistas e juristas renomados, o Salão Nobre, usado para a recepção de chefes de Estado, o Salão Branco, disponibilizado aos presidentes do STF e o plenário, com uma obra de Athos Bulcão.

Congresso Nacional

Para completar o turismo cívico e arquitetônico da Praça dos Três Poderes, temos também o Congresso Nacional, casa de deputados e senadores. As duas torres, de 28 andares, são as mais altas da cidade, acompanhadas de suas características cúpulas côncava e convexa. Uma visita pelo Congresso leva os visitantes aos plenários, além de passar por obras de arte de artistas consagrados como Di Cavalcante, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, entre outros.

Por perto também temos o Palácio do Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, outra obra prima de Niemeyer. Possui o maior hall sem colunas da América Latina, com 2.800 metros quadrados! É a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Itamarati

E que tal conhecer a casa do Presidente da República? Ponto turístico concorrido de Brasília, o Palácio da Alvorada também foi projetado por Niemeyer e parece flutuar sobre finas pontas das pilastras de concreto.

Ponte JK

Para além das estruturas políticas, Brasília também tem todo o charme que circunda o Lago Paranoá. Bem famosa é a Ponte Juscelino Kubitschek que cruza o lago com seu design arrojado e também a o Shopping a Céu Aberto conhecido como Pontão do Lago Sul. O lugar é perfeito para passear no pôr do sol, admirar o lago, os jardis e comer e bebericar em um dos restaurantes.

Embarque com a Unitur para conhecer Brasília!