Voltar para a listagem de postagens

Santa Clara de Assis: a santidade que iluminou o mundo

De origem italiana, da cidade de Assis, Santa Clara nasceu no ano de 1193, de uma família muito nobre. Sua mãe, muito religiosa, escolheu o nome Clara após uma “inspiração” divina de que aquela menina iluminaria o mundo com a sua santidade. A história confirmou sua inspiração! 

Desde pequena, Clara chamava a atenção por seu desprendimento, por uma vida caridosa e sempre preocupada com os mais necessitados. Por isso, não demorou muito para que a jovem fosse completamente atraída pelo estilo de vida de seu conterrâneo contemporâneo, São Francisco de Assis

No Domingo de Ramos de 1212, com apenas 18 anos, a jovem Clara deixou o conforto do seu lar, uma famílias abastada e a promessa de um casamento com um jovem rico e se dirigiu à uma igrejinha, conhecida como Porciúncula, onde vivia São Francisco.

Francisco cortou seus cabelos e foi a partir desse momento que a jovem ficou conhecida como Clara de Assis, casta, obediente e pobre, com uma vida totalmente dedicada à caridade e à ordem das Clarissas.

Seu primeiro milagre foi ainda em vida, quando multiplicou as poucas esmolas trazidas por uma irmã para os pobres em um fardo pesado e alegrou a companheira que estava desiludida e com pouca fé.

Outro fato marcante da vida de Clara de Assis foi quando, bravamente, enfrentou o chefe dos sarracenos quando estes invadiram Assis apenas com um ostensório na mão. Clara proclamou que Jesus era mais forte do que eles e os invasores fugiram de medo. Por isso, hoje em dia, Santa Clara é representada com um ostensório nas mãos, como você deve se lembrar. 

 

E você deve se perguntar: se Santa Clara viveu na Idade Média, como é considerada a Patrona da Televisão?

O título também veio de um episódio milagroso na vida de Santa Clara, quando já acamada e muito doente, apenas um ano antes de sua morte, “assistiu” a uma celebração eucarística sem sair de seu leito.

Santa Clara faleceu em 11 de agosto de 1253, e foi canonizada apenas dois anos depois, em 1255. Seu corpo está exposto em sua basílica em Assis.

Basílica de Santa Clara em Assis

Já imaginou poder reviver os passos de Santa Clara em Assis e renovar sua fé diante dela? Embarque com a Unitur para viver esse momento inesquecível.

 

Tudo o que você precisa saber para viajar tranquila(o) com o seu pet

Tranquilidade para o dono e conforto para o bichinho: 5 dicas completas e importantes vão facilitar o preparo da viagem que você pretende fazer com o seu pet, além de tornar todo o passeio – de carro, ônibus ou avião – mais saudável e feliz.   1- Tenha carteira de vacinação atualizada e guia de […]

Leia mais

Neuschwanstein: um castelo de mistérios e contos de fada

Um castelo que além de encantador guarda mistérios e muitas curiosidades. Ir à Alemanha, especialmente à Munique, requer uma parada no fabuloso Castelo de Neuschwanstein. Enquanto você encara a subida de 40 minutos à pé apreciando a paisagem ou a bordo de charretes encantadoras, você pode se lembrar de duas histórias sobre este castelo. O […]

Leia mais

10 curiosidades sobre a Basílica de Aparecida que você precisa saber antes de visitar!

Quando os pescadores Domingos Garcia, João Alvez e Filipe Pedroso vivenciaram a experiência de encontrar uma imagem da Virgem Maria no Rio Paraíba em outubro de 1717, provavelmente não imaginavam que aquela pequena imagem, partida entre o corpo e a cabeça e logo envolta em um lenço, daria origem a uma gigantesca fé entre o […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!