Central de atendimento
+55 (51) 3272.3388
WhatsApp
+55 (51) 98183.9051

Cotação Grupos
Atualizado em 06/07/2020 Dolar R$ 5,45
Euro R$ 6,20

BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Conheça a Galileia, uma região especial para Jesus

 

Pouca gente sabe, mas a região onde Jesus cresceu, conhecida como Galileia, ou Baixa Galiléia, era uma região muito desenvolvida para a época, com um comércio ativo proveniente da pesca e da agricultura. A Galileia era densamente povoada, tinha muita terras férteis e exportava cereais, azeites e pescados.

Ao visitar a Terra Santa conhecemos de perto muitos dos lugares citados nas passagens bíblicas onde Jesus realizou milagres, conviveu com a família e pregou.

As principais cidades da Galileia no tempo de Jesus eram Nazaré, Cafarnaum e Tiberíades.

Embarque com a Unitur para conhecer de perto essa região.

Foi em Nazaré que Maria e José viveram, onde Jesus passou boa parte da sua infância e onde teve início a sua vida pública. Ali, um dos principais pontos de interesse em uma visita à Terra Santa é a Basílica da Anunciação, local onde o anjo teria anunciado à Maria que ela estava grávida de Jesus.

Basílica da Anunciação

São dois andares: no térreo, está a gruta onde teria sido a casa de Jesus. No segundo andar funciona a paróquia, com um grande vitral no teto que contempla obras de diversos países católicos que retratam a Anunciação.

Além disso, a Igreja possui uma área descoberta onde é possível caminhar, rezar e aproveitar um pouco mais a santidade do local. Neste pátio há uma bonita imagem de Maria.

Por esse jardim, também é possível alcançar a Igreja de São José, local onde funcionava a carpintaria do esposo de Maria. A Igreja é simples, mas vale a visita!

A 10 km de Nazaré está a vila de Caná da Galiléia, um lugar especial, onde Jesus realizou o seu primeiro milagre, em uma festa de casamento. Hoje, no local, há uma igreja católica, construída em 1879 e ao lado uma igreja greco-ortodoxa que preserva algumas talhas do tempo de Jesus.

Inclusive, os casais que visitam a Terra Santa costumam renovar os seus votos em uma missa em Caná da Galileia. Há também a tradição de comprar vinho na vila.

Nosso roteiro segue até o Monte Tabor, ou o Monte onde aconteceu a Transfiguração de Jesus. O monte fica a 575 metros acima do nível do mar e proporciona uma visão panorâmica lindíssima do Mar da Galiléia. A basílica construída ali data do ano de 1924 e é um lugar de grande comoção para os visitantes da Terra Santa.

Basílica do Monte Tabor

Outro Monte muito especial na região da Galiléia é o Monte das Bem-Aventuranças localizado entre Cafernaum e Genesaré.

O Santuário do Monte das Bem-Aventuranças foi finalizado em 1937 e tem uma vista panorâmica do lago, além de uma cúpula muito bonita, um pórtico e um interior simples e convidativo à oração.

Uma curiosidade está no pavimento logo à frente da Igreja com símbolos que representam a justiça, a prudência, a fortaleza, a fé, a caridade e a moderação.

Basílica do Monte das Bem-Aventuranças

A próxima parada para reviver os passos de Jesus é Tabgha, a três quilômetros ao sul de Cafarnaum, local onde Jesus realizou a multiplicação dos pães e peixes para a multidão que o seguia. Também nesse local há uma igreja bizantina, do ano de 1982, com mosaicos que retratam a flora e a fauna do local, além de cenas da passagem bíblica.

Dentro da basílica é possível ver alguns vestígios de uma fundação de outro templo erguido no local, provavelmente do século IV, reforçando a veneração do lugar pelos cristãos.

A 50 km de Nazaré fica a cidade de Cafarnaum, outra parada obrigatória na região da Galileia para quem visita a Terra Santa.

Cafarnaum é reconhecida como a cidade de Jesus. Ali ele teria morado por muito tempo, realizado diversos milagres e pregado na sinagoga. Ao visitar Cafarnaum, os peregrinos conhecem uma sinagoga do século IV, mas que ainda conserva fundações do século I, do tempo de Jesus.

Ruínas da Sinagoga em Cafarnaum

A cidade também é o provável lugar onde Jesus recrutou seus discípulos e outro ponto de interesse é a Casa de Pedro, onde Jesus teria morado por um tempo. Atrás da casa há uma linda vista do Mar da Galileia, bem convidativa à oração e contemplação.

Mar da Galileia

E para fechar esse nosso roteiro pela Galileia, não poderíamos deixar de mencionar a importância e a beleza do Mar da Galileia. Boa parte do ministério de Jesus aconteceu às margens desse lago, de pouco mais de 19km de comprimento e 13km de largura.

Na época de Jesus, mesmo sendo uma região pobre, era um local movimentado, com muito comércio e transporte por barco. Inclusive, em um museu da região é possível ver um pedaço de um barco do século I, conservado na lama do Mar da Galileia!

Também foi ali que Jesus caminhou pelas águas e acalmou a tempestade.

Impossível conhecer a Galileia e não se sentir bem próximo de Jesus e da Sagrada Família. Uma experiência de fé, de vida e com histórias para levar na bagagem durante toda a vida!

Embarque com a Unitur para conhecer a Galileia! Somos a agência especialista no Brasil em roteiros para a Terra Santa!