Voltar para a listagem de postagens

Conheça o Caminho do Rosário em Aparecida. Dicas para passear e peregrinar no roteiro.

Desde 14 de outubro de 2018 os romeiros e turistas que visitam o Santuário de Aparecida contam com mais uma atração.

É o Caminho do Rosário, um percurso de cerca de 1.300 metros que liga a Basílica de Aparecida ao Porto de Itaguaçu, onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada em 1717.

Todo o trajeto margeia o Rio Paraíba do Sul e proporciona uma paisagem lindíssima, seja pela natureza local de mata ciliar, seja pelos 20 cenários montados ao longo percurso que retratam os mistérios do Rosário: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos.

Os cenários do Caminho do Rosário

O Caminho do Rosário é um convite para que o romeiro percorra o trajeto rezando o rosário ou refletindo sobre o Novo Testamento, ou seja, a vida de Jesus e da Sagrada Família.

São ao todo 20 cenas que retratam desde a Anunciação à Crucificação de Jesus.

Em cada cena, esculturas em tamanho real feitas pelo escultor paraguaio Blas Servin levam a reflexão. Durante todo o Caminho do Rosário são mais de 100 delas.

Além das esculturas, o caminho conta também com 90 espécies de plantas que são significativas na Bíblia como Acácias, Ipês, Jacarandás, Manacás, Tamareiras, Romãs, entre outras.

O romeiro também deverá observar as diferentes cores que adornam os cenários de acordo com a simbologia da passagem bíblica.

Por exemplo, o roxo e o vermelho escuro nos mistérios dolorosos e o branco e o amarelo nos gozosos.

Cada cenário tem também um totem com as principais informações sobre a cena e sua simbologia.

Infraestrutura do Caminho do Rosário

Se você tem uma viagem programada à Aparecida, não deixe de conhecer o Caminho do Rosário, mesmo com crianças ou idosos.

O percurso conta com banheiros e câmeras de segurança e é acessível a pessoas com necessidades especiais.

Além disso, os cidadãos de Aparecida e cidades ao entorno também ganharam um novo parque para caminhadas. Isso porque já próximo ao Porto Itaguaçu, o Caminho do Rosário contempla um parque aberto ao público gratuitamente onde é possível caminhar e se exercitar.

O que levar para conhecer o Caminho do Rosário

Roupas e calçados confortáveis para a caminhada.

Protetor solar, já que Aparecida é quase sempre uma cidade muito quente e ensolarada.

Repelente, pois o Caminho do Rosário margeia o Rio Paraíba do Sul e possui uma área verde de mata ciliar.

Livrinho com a oração do rosário, caso você não saiba as orações de cor e deseja aproveitar o caminho para orar.

Bônus: para quem é mais conectado às novas tecnologias, há o aplicativo Santuário Play que possibilita ao visitante rezar na companhia de um missionário redentorista por meio de tecnologia de realidade aumentada.

Horário de funcionamento: Das 05:00 às 19:00 horas, todos os dias da semana. Entrada gratuita.

A Unitur promove diversos roteiros para Aparecida durante todo o ano!

Embarque com a gente nesta viagem de fé e cultura!

Consulado dos EUA abre as portas em Porto Alegre

O consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre abre as portas no início de junho. A unidade do Rio Grande do Sul fica na Avenida Assis Brasil, 1.889, no bairro Passo d’Areia. O consulado vai oferecer serviços a cidadãos norte-americanos a partir de 5 de junho. Já para vistos de não imigrante, o funcionamento começa em 8 […]

Leia mais

Guia completo: Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros

Está preparado para conhecer um reduto de cultura e de praias paradisíacas? Embarque com a Unitur e fique por dentro do que visitar em Recife e nas cidades e praias ao redor, que combinam perfeitamente em uma única viagem! Como chegar:  O aeroporto de Recife fica a apenas 10 min de Boa Viagem, um dos […]

Leia mais

Centro de São Paulo: 10 atrações imperdíveis para conhecer a pé

Se você está a passeio por São Paulo, certamente as modernidades da megalópole irão chamar sua atenção: grandes shoppings, avenidas, bons restaurantes, museus e galerias com ótimas estruturas. Mas para conhecer a essência de São Paulo, nada mais apropriado do que visitar o seu centro histórico, com suas belezas e desigualdades que dão realmente o […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!