Voltar para a listagem de postagens

Conheça o Caminho do Rosário em Aparecida. Dicas para passear e peregrinar no roteiro.

O Caminho do Rosário é uma das grandes atrações dos peregrinos em Aparecida. O percurso é representado por imagens da vida de Jesus. Confira!

Desde 14 de outubro de 2018 os romeiros e turistas que visitam o Santuário de Aparecida contam com mais uma atração.

É o Caminho do Rosário, um percurso de cerca de 1.300 metros que liga a Basílica de Aparecida ao Porto de Itaguaçu, onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada em 1717.

Todo o trajeto margeia o Rio Paraíba do Sul e proporciona uma paisagem lindíssima, seja pela natureza local de mata ciliar, seja pelos 20 cenários montados ao longo percurso que retratam os mistérios do Rosário: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos.

Os cenários do Caminho do Rosário

O Caminho do Rosário é um convite para que o romeiro percorra o trajeto rezando o rosário ou refletindo sobre o Novo Testamento, ou seja, a vida de Jesus e da Sagrada Família.

São ao todo 20 cenas que retratam desde a Anunciação à Crucificação de Jesus.

Em cada cena, esculturas em tamanho real feitas pelo escultor paraguaio Blas Servin levam a reflexão. Durante todo o Caminho do Rosário são mais de 100 delas.

Além das esculturas, o caminho conta também com 90 espécies de plantas que são significativas na Bíblia como Acácias, Ipês, Jacarandás, Manacás, Tamareiras, Romãs, entre outras.

O romeiro também deverá observar as diferentes cores que adornam os cenários de acordo com a simbologia da passagem bíblica.

Por exemplo, o roxo e o vermelho escuro nos mistérios dolorosos e o branco e o amarelo nos gozosos.

Cada cenário tem também um totem com as principais informações sobre a cena e sua simbologia.

Infraestrutura do Caminho do Rosário

Se você tem uma viagem programada à Aparecida, não deixe de conhecer o Caminho do Rosário, mesmo com crianças ou idosos.

O percurso conta com banheiros e câmeras de segurança e é acessível a pessoas com necessidades especiais.

Além disso, os cidadãos de Aparecida e cidades ao entorno também ganharam um novo parque para caminhadas. Isso porque já próximo ao Porto Itaguaçu, o Caminho do Rosário contempla um parque aberto ao público gratuitamente onde é possível caminhar e se exercitar.

O que levar para conhecer o Caminho do Rosário

Roupas e calçados confortáveis para a caminhada.

Protetor solar, já que Aparecida é quase sempre uma cidade muito quente e ensolarada.

Repelente, pois o Caminho do Rosário margeia o Rio Paraíba do Sul e possui uma área verde de mata ciliar.

Livrinho com a oração do rosário, caso você não saiba as orações de cor e deseja aproveitar o caminho para orar.

Bônus: para quem é mais conectado às novas tecnologias, há o aplicativo Santuário Play que possibilita ao visitante rezar na companhia de um missionário redentorista por meio de tecnologia de realidade aumentada.

Horário de funcionamento: Das 05:00 às 19:00 horas, todos os dias da semana. Entrada gratuita.

A Unitur promove diversos roteiros para Aparecida durante todo o ano!

Embarque com a gente nesta viagem de fé e cultura!

[Especial de Páscoa] Vamos refazer, juntos, o caminho de Jesus pela Via Dolorosa?

Todo ano, na Semana Santa, os cristãos participam em suas paróquias da conhecida Via Sacra. Mas já imaginou poder refazer o mesmo caminho que Jesus percorreu da sua condenação até a crucificação, pelas mesmas ruelas apertadas, barulhentas e sinuosas de Jerusalém? Nesta semana especial, convidamos nossos leitores a percorrer com a Unitur as quatorze estações […]

Leia mais

Conheça a cidade mais azul do mundo!

Dizem que o azul é a cor da serenidade, da harmonia e só por ser a cor do céu já é fantástica! E se a gente te contar que existe uma cidade no mundo que é toda azul? Seria habitar o céu com os pés fincados na Terra? A encantadora Chefchaouen está localizada no norte […]

Leia mais

Lençóis Maranhenses: saiba por que o destino brasileiro é único no mundo!

Você pode viajar o mundo inteiro, mas a combinação de dunas, mangues, rios e lagoas com tamanha beleza você só verá nos Lençóis Maranhenses. Ao desembarcar no aeroporto de São Luís, são mais 250Km até uma das três cidades mais próximas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. São mais de 155 mil hectares de uma […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!