Voltar para a listagem de postagens

Conheça os locais que marcaram a vida de São Francisco de Assis

Embarque com a Unitur e conheça os locais em Assis e ao redor de Assis por onde passou, pregou e viveu São Francisco de Assis. Uma peregrinação repleta de fé e emoção. 

É verdade que todos os trajetos de peregrinação identificados como caminhos feitos pelo santo – pelo menos 5, atualmente – são igualmente impressionantes. Eles estão espalhados pela região central da Itália e partem da cidade natal de Francisco, na região de Umbra ou Úmbria e alguns, se percorridos a pé, chegam a durar uma quinzena de dias. Mas há quem opte por conhecer, com dedicação e tranquilidade, os pontos turísticos com a marca do fundador da Ordem Franciscana e padroeiro dos animais, localizados, justamente, em Assis. Para isso, a recomendação é de pelo menos 4 dias de viagem despendidos somente por lá e que incluam pausas para a contemplação da arquitetura e da natureza, além de momentos especiais de fé e oração.

Os passos de São Francisco, em Assis mesmo!

Mais de uma dezena de lugares por onde passou São Francisco estão situados em sua cidade natal, Assis, em Úmbria, na província italiana de Perugia. Abaixo, um pouco mais sobre cada um deles e as razões pelas quais todos merecem ser visitados:

Basílica de São Francisco

“Inesquecível”, é o que dizem sobre a Basílica todos os que a conhecem. Não somente o interior da Igreja, mas a paisagem no entorno valem cada segundo da visita. Ela foi construída com doações de diversos países em cima do local onde Francisco quis ser sepultado. Por lá, inclusive, está a cripta com os restos mortais do santo. Quem visita a Basílica aproveita para aprofundar seus conhecimentos sobre a história franciscana e conhecer a capela das relíquias, onde estão pertences de Francisco e o texto da regra de sua Ordem. No lado oposto à Basílica de São Francisco, de frente para ela, está a Basílica de Santa Clara que também merece uma visita.

Piazzetta di S. Francesco Piccolino ou Praça Nuova Chiesa

Onde estão, respectivamente, a casa onde Francisco nasceu e a praça na qual foi preso pelo pai depois de vender tecidos da loja da família sem autorização. Lá também fica a estrutura antiga da loja.

Praça São Rufino e Catedral São Rufino

Nesta praça, Francisco se despiu em público, abdicou dos bens materiais e renunciou ao sobrenome. Na Catedral está a pia batismal na qual o santo teria sido batizado.

Santuário de São Damião

O segundo local a ser visitado por Francisco depois de fugir da casa dos pais e no qual o santo permaneceu, sozinho, por um bom tempo. Francisco viveu no monastério de São Damião por muitos anos e cada detalhe da visita oferece aos turistas mais detalhes sobre o estilo de vida adquirido pelo santo após receber o chamado de Deus, abdicar dos bens materiais e se dedicar aos menos favorecidos.

Santuário de Rivotorto

Foi construído entre duas celas, no local habitado por Francisco durante cerca de 2 anos. A história conta que foi em Rivotorto que apareceu para o santo a famosa carruagem de fogo, episódio que o incentivou a pedir permissão ao Papa para criar a Ordem Franciscana.

Basílica de Santa Maria Degli Angeli

Uma bela Basílica Papal em estilo barroco e maneirista, abriga a Porciúncula, ou melhor, foi construída em volta desta, que é a capela na qual Francisco, ainda jovem, teria compreendido, finalmente, após o chamado de Deus, a sua vocação. Na Porciúncula, o homem renunciou aos bens materiais para viver em pobreza e entre os pobres. Foi então que teve início o que é, hoje, conhecido como movimento franciscano. Por lá também eram realizadas por Francisco, frequentemente, orações e pregações.

Eremo del Carcere, no Monte Subásio

O Monte é onde está construída Assis e o local chamado de Eremo del Carcere é considerado o preferido de São Francisco e de seus seguidores, onde eles faziam retiro, meditavam e oravam. Visitá-lo é emocionante.

Ainda nos arredores de Assis, podem ser visitados o Eremo Le Celle (Eremita), onde foi escrita a Ordem Franciscana e a Isola Maggiore, ilha na qual Francisco jejuou durante quarenta dias. Um pouco mais distante da cidade, mas facilmente acessado de carro (cerca de 2 horas de viagem), fica o Santuário Franciscano de La Verna, onde o santo recebeu as chagas de Cristo. Na direção oposta a La Verna, mas também de fácil acesso a partir de Assis (1h30 de viagem de carro), está a comuna de Greccio, que abriga outro santuário, no qual, na véspera da noite de Natal de 1223, São Francisco teria construído o primeiro presépio da história da humanidade.

Trajetos de peregrinação já mencionados no texto englobam, entre outras regiões, as comunas de La Verna e Greccio. Roteiros para estes trajetos podem ser desenvolvidos pela Unitur, agência de viagens especializada em turismo religioso. Roteiros completos de passeios por toda a cidade de Assis, com informações detalhadas sobre cada ponto de visitação apresentado acima também são elaborados pelos especialistas da agência, sempre de acordo com os objetivos de cada cliente e dentro das possibilidades para o período que optarem viajar à Itália. A Unitur também realiza grupos para conhecer a região. Entre em contato!

 

A devoção brasileira ao Divino Pai Eterno

Essa é uma história de gente simples com fé grandiosa. A devoção ao Divino Pai Eterno teve início com um casal de agricultores que, trabalhando na terra, às margens do Córrego do Barro Preto em Goiás, sentiram tilintar na enxada algo rígido que não era pedra. Para a surpresa do humilde casal, seu Constantino e […]

Leia mais

5 cidades históricas de Minas Gerais para conhecer

Eis um convite para conferir belezas naturais e cidades históricas de Minas Gerais, Estado encantador e acolhedor. O estado de Minas Gerais já é encantador por si só pela beleza do seu povo sempre simpático, pelas paisagens montanhosas e pela gastronomia saborosa e reconhecida no mundo todo. E se tem uma região de Minas que […]

Leia mais

Capela da Medalha Milagrosa reconta história de Nossa Senhora das Graças, em Paris

Catarina Labouré era apenas uma noviça em Paris, quando durante a noite foi impelida a ir a capela do convento para rezar. Em oração, recebeu a visita da Virgem Maria, que se revelou a ela como Nossa Senhora das Graças. A própria Catarina descreve a visão como uma senhora mediana, de vestido branco de seda […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!