Voltar para a listagem de postagens

[Especial de Páscoa] Conheça o Cenáculo, o local da Última Ceia!

“Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. (Jo, 13,1). Essa é a frase bíblica que introduz a passagem da Última Ceia, na qual Jesus come com os seus discípulos antes de viver sua Paixão e Ressurreição.

Quem visita a Terra Santa tem a chance de conhecer esse local tão especial, chamado Cenáculo, que não só foi o lugar da Santa Ceia, como também onde Jesus apareceu diversas vezes depois da Ressurreição e onde Maria e os apóstolos receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes. Todos esses, eventos importantes para o cristianismo.

O Cenáculo fica localizado no Monte Sião em uma construção antiga ao lado da Igreja da Dormição, onde no piso inferior fica o Túmulo do Rei Davi e no superior essa grande sala, na qual, pelos costumes dos romanos, era servido o jantar para familiares e hóspedes.

Dividido em três naves, por grandes pilares, o Cenáculo, com seus arcos e janelas no estilo gótico, ao que tudo indica, foi construído pelos cruzados no início do século XII, em cima de uma estrutura muito mais antiga. Essa estrutura mais antiga teria sido de uma igreja-sinagoga das primeiras comunidades cristãs de Jerusalém.

Baixe gratuitamente o infográfico: Tudo o que você precisa saber antes de conhecer Israel! 

Hoje, o Cenáculo é uma mesquita e aos cristãos é permitida apenas a visitação. 

Desde 1996, os visitantes podem admirar um candelabro com três braços, que simbolizam as três religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo.

Lá de cima, também é possível ter uma bonita vista da Cidade Velha de Jerusalém e do Monte das Oliveiras.

Embarque com a Unitur para conhecer este lugar especial da Terra Santa!

A robusta e encantadora Ponte das Correntes em Budapeste

Já pensou em conhecer Budapeste? Uma das atrações da cidade é a Ponte das Correntes, uma obra de engenharia de mais de 150 anos que impressiona e encanta os turistas. História e curiosidades da Ponte das Correntes No início do século XIX, a população de Buda e de Peste, na Hugria, dependia das condições do […]

Leia mais

Jaipur: cultura e história em meio a bazares, palácios e fortes

Foi em 1876, para receber a visita do Príncipe de Walles, que a cidade de Jaipur foi toda pintada de rosa. E por isso, recebe o apelido de Pink City. Mas se engana quem pensa que a cidade chama a atenção apenas pela sua coloração. Na verdade, o destino reserva pontos turísticos lindíssimos com templos, […]

Leia mais

[Especial de Páscoa] Vamos refazer, juntos, o caminho de Jesus pela Via Dolorosa?

Todo ano, na Semana Santa, os cristãos participam em suas paróquias da conhecida Via Sacra. Mas já imaginou poder refazer o mesmo caminho que Jesus percorreu da sua condenação até a crucificação, pelas mesmas ruelas apertadas, barulhentas e sinuosas de Jerusalém? Nesta semana especial, convidamos nossos leitores a percorrer com a Unitur as quatorze estações […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!