BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+Email

Frei Galvão: caridade, curas e fenômenos místicos do santo brasileiro

Antônio de Sant’Anna Galvão, ou apenas São Frei Galvão é o primeiro santo brasileiro! Canonizado em 2007 pelo Papa Bento XVI, em São Paulo, o santo é reconhecido por sua caridade, curas e fenômenos místicos.

Nascido em 1739, em Guaratinguetá, Frei Galvão era o quarto de cerca de dez ou onze filhos de uma família abastada. Seus pais eram muito religiosos e dispunham de prestígio social e religioso na região.

Assim como muitos meninos da época, aos 13 anos Galvão foi enviado ao seminário jesuíta para estudar. Aos 21, tornou-se noviço no Convento de São Boaventura de Macau, no Rio de Janeiro.

Aos 23 anos, foi ordenado sacerdote e transferido para São Paulo onde viveu o restante de sua vida religiosa, ajudando pessoas, liderando conventos, confessando e dando mentoria a novos religiosos e religiosas.

Veio a falecer em 1822 na Igreja do Recolhimento, onde permanece até hoje e é visitado por inúmeros peregrinos.

A pílula de Frei Galvão

Frei Galvão também ficou conhecido por curar inúmeras doenças.

Em uma época de escassos recursos médicos, certa vez escreveu em um pedaço de papel a frase em latim: “Após o parto, permaneceste virgem: ‘Ó mãe de Deus, intercedei por nós.” Em seguida, enrolou o papel em formato de pílula e deu a uma jovem com fortes cólicas renais.

Após tomar a pílula, a dor cessou imediatamente e ela expeliu uma grande quantidade de cálculo renal.

Em outra ocasião, uma senhora passava por um parto difícil. Galvão fez com que ela tomasse a pílula de papel e a criança nasceu rapidamente e sem complicações.

A história das pílulas se espalhou e até hoje elas são produzidas pelas irmãs do Recolhimento que as distribuem diariamente para cerca de 300 fiéis.

6 fenômenos místicos de Frei Galvão

Bilocação

Diz a história que Frei Galvão conseguia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Certa vez, teria estado com um moribundo no distrito de Potunduva, que clamou por ele, e em uma pregação em São Paulo, na mesma hora.

Telepatia

Certa vez, diz a história, Galvão abençoou uma senhorinha amargurada que clamava por ele, mesmo estando distante dela, passando numa rua ao longe.

Premonição

Pregando a uma multidão que via uma tempestade se aproximar, Galvão pediu a todos que não saíssem do lugar, pois não se molhariam. A tempestade não chegou até os fiéis.

Clarividência

Confirmou a vocação de uma criança, que aos 19 anos realmente se tornou uma irmã de caridade.

Levitação

Uma senhora ao caminhar pela rua, viu o frade se aproximando todo recolhido. Ao se cruzarem, ela exclamou: “Senhor Padre, vossemecê anda sem pisar no chão?”. Frei Galvão sorriu, saudou e seguiu adiante.

Telepercepção

Frei Galvão teria visto estourar uma revolução em Portugal. Tocou os sinos e comunicou à população. Semanas mais tarde, chegaram as notícias confirmando as visões do franciscano.

O Santuário de Frei Galvão

Um pouco afastado do centro de Guaratinguetá, cidade natal de Frei Galvão, está o seu Santuário, construído recentemente para melhor atender aos fiéis de São Galvão. É simples como sempre foi Frei Galvão, com uma área verde e onde se mantém a tradição das pílulas.

Embarque com a Unitur para viver essa experiência de fé junto a São Frei Galvão. Nossos roteiros ainda incluem o Santuário de Aparecida!