Central de atendimento
+55 (51) 3272.3388
WhatsApp
+55 (51) 98183.9051

Cotação-Grupos
Atualizado em 15/07/2019 Dolar R$ 3,92
Euro R$ 4,43

BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Guia do Rio de Janeiro: um passeio completo pela cidade maravilhosa!

Claro que visitar o Rio de Janeiro requer uma ida obrigatória aos seus principais pontos turísticos, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Mas visitar a cidade sem conhecer suas perspectivas históricas e culturais é perder uma parte importante do que a cidade maravilhosa tem a agregar de boas experiências em sua bagagem de viagem.

Por isso, a Unitur preparou um guia bem completo, dividido pelas principais regiões da cidade pra você não perder as principais atrações cariocas, fugindo do mais do mesmo 😉

CENTRO

De 1763 a 1960, o Rio de Janeiro foi a capital do Brasil. Por isso, um passeio pela região é uma verdadeira aula de história. São museus, igrejas centenárias e centros culturais fervilhantes.

Biblioteca Nacional

É a maior da América Latina e uma das dez maiores do mundo. Em seu distinto acervo, algumas publicações raras trazidas ainda por Dom João VI. É um marco da arquitetura eclética e neoclássica. A atual sede tem nada mais nada menos do que 109 anos!

Arquivo Nacional

Também do estilo neoclássico, o Arquivo Nacional tem um pouco mais de idade, com fundação em 1866. A instituição é responsável por difundir e preservar documentos da administração federal.

Praça Mauá

Certamente um dos pontos turísticos mais visitados na atualidade. A Praça Mauá foi revitalizada para as Olimpíadas de 2016 e abriga o Museu do Amanhã, que vale uma visita, o Boulevar Olímpico e uma vista incrível da Baía de Guanabara. Dali, os visitantes também podem aproveitar a viagem para conhecer o Aquário do Rio de Janeiro e o Mosteiro de São Bento.

Igreja Nossa Senhora da Candelária

Ela foi inaugurada em 1811, ainda inacabada, com a presença de Dom João VI, a Igreja da Candelária também é uma das atrações mais visitadas do Rio.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Com capacidade para quase 1800 pessoas, o Theatro Municipal é uma linda construção com 110 anos de idade. É a casa de um corpo artístico de ballet, uma orquestra sinfônica e um coro.

Centro Cultural Banco do Brasil

Com 120 mil obras, o CCBB é aberto ao público e conta ainda com salas de cinema, teatros e biblioteca. Além de conhecer o seu contexto histórico, o CCBB também é uma ótima pedida para relaxar, estudar e se divertir.

Arcos da Lapa

Pegar o bondinho do centro do Rio até Santa Teresa é um passeio imperdível. Ele passa por cima dos Arcos da Lapa, um antigo aqueduto da cidade, hoje símbolo da região mais boêmia da cidade, a Lapa.

Santa Teresa

Bem próximo ao Centro do Rio, com seus casarões e ladeiras íngremes, Santa Teresa reserva um ar de tranquilidade, além de atrações como o Museu Chácara do Céu e o Parque das Ruínas.

ZONA SUL

Na Zona Sul, as famosas praias do Rio de Janeiro competem em beleza com os principais cartões postais da cidade. É difícil dizer quais deles são os mais eternizados em músicas e poemas sobre o Rio

Copacabana

As formas de seu calçadão estampam souvenirs que rodam o mundo. Um passeio pela orla, de bicicleta ou mesmo caminhando, é um jeito ótimo de relaxar admirar suas águas esverdeadas.

Ipanema

A Praia de Ipanema é a preferida do público mais jovem, com diversas opções de atividades ao ar livre e bastante estrutura para curtir o dia inteiro. Ali também fica a famosa Pedra do Arpoador, com o melhor pôr do sol da cidade.

Leblon

Quase a continuação de Ipanema, atraindo mais o público de famílias e menos lotada que Ipanema.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Outro lugar que reserva uma vista incrível da cidade e propicia um ambiente delicioso para praticar exercícios físicos.

Cristo Redentor

No alto do morro do Corcovado está a estátua do Cristo, que de braços abertos parece abençoar a cidade maravilhosa. Para chegar ao Cristo, é possível ir de bondinho ou com vans credenciadas.

Pão de Açúcar

Ás margens da Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar é o símbolo de beleza natural da cidade. Para chegar até lá, é preciso pegar o famoso bondinho, o primeiro do Brasil, um passeio incrível cheio de emoção e vistas de tirar o fôlego.

Jardim Botânico

Um enorme centro de pesquisa e investigação de diversas espécies da flora, o Jardim Botânico foi inaugurado ainda em 1808 por D. João VI para aclimatar as plantas provenientes de outros climas, ao clima do Rio de Janeiro.

ZONA OESTE

Barra da Tijuca

Bairro com muita infraestrutura, bons hotéis, muitos shoppings e restaurantes, além de belas praias, como a praia da Reserva e a Lagoa da Tijuca.

Praias

Além da Reserva, Recreio, Macumba, Prainha, Abricó e Grumari são algumas praias dessa região, movimentadas nos finais de semana, mas ainda assim mais tranquilas do que as praias da Zona Sul.

ZONA NORTE

Maracanã

 

Templo do futebol brasileiro, para quem gosta do esporte, o Maracanã é uma visita imperdível, seja para conhecer a estrutura ou quem sabe assistir um clássico.

Quinta da Boa Vista

Hoje funcionando como um parque estadual de entrada gratuita, a Quinta da Boa Vista reserva uma boa área natural, mas também a triste lembrança do incêndio no Museu Nacional com suas ruínas.

Feira de São Cristóvão

Ali o visitante encontra tudo o que é nordestino, de livros de cordel à culinária típica, passando pelo forró e tradições populares. Além de muitas lojas com artigos típicos.

Zoológico do Rio

O RioZoo está passando por uma grande transformação para se tornar um zoológico de última geração.

Escolas de Samba

Também na Zona Norte estão famosos redutos de escolas de samba como a Salgueiro, Mangueira e Vila Isabel.

Gostou? 

Então embarque com a Unitur para curtir a cidade maravilhosa! Você pode escolher viajar em grupo ou cuidamos de tudo para um passeio particular!