Voltar para a listagem de postagens

Ilha de São Miguel: um passeio completo pela maior ilha dos Açores!

Quer uma dica de um lugar diferente e feito para se apaixonar?

O Arquipélago dos Açores, em Portugal, reserva uma geografia de tirar o fôlego e lagoas vulcânicas que encantam o olhar.

O conjunto dessas maravilhosas ilhas fica localizado no Oceano Atlântico, a pouco mais de duas horas de voo de Lisboa. Ao todo, são nove ilhas, separadas em três grupos: oriental, central e ocidental.

A maior delas e a mais repleta de atrativos é a Ilha de São Miguel!

A Ilha de São Miguel se formou a partir de três grandes explosões que aconteceram há mais de 8 milhões de anos. Apesar de ser a maior Ilha dos Açores, tem apenas 15,8 km de largura e 62,1 km de comprimento.

Hoje, a ilha é um reduto de atividades esportivas como canoagem, ciclismo, montanhismo e muitas trilhas para acessar diversos pontos turísticos.

Preparamos um post só sobre esta ilha incrível!

Embarque com a Unitur para conhecer essa maravilha da natureza!

O que ver na Ilha de São Miguel

  1. 1. Miradouro Lagoa do Canário

Miradouro Lagoa do Canário

Desse miradouro a vista da Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa de Santiago e a Lagoa Rasa formam uma paisagem incrível!

Fique atent@ para fazer esse passeio em um dia sem nevoeiro.

  1. 2. Miradouro Vista do Rei

  2. Miradouro Vista do Rei

Diz a lenda que uma princesa do reino das Sete Cidades se enamorou por um pastos, mas seu pai proibiu o romance. Os dois, então, marcaram um último encontro de despedida e choraram. Das lágrimas dos olhos azuis da princesa, surgiu a lagoa azul e dos olhos verdes do pastor, a lagoa verde. O amor não foi pra frente, mas ficou eternamente marcado naquele local das lagoas.

Mas você também pode acreditar que a explicação é porque uma tem mais algas que a outra e por ser menos profunda, reflete o verde da paisagem 😉

São essas lagoas que você verá do alto desse mirante de 251 metros.

  1. 3. Ponta da Ferraria

Uma das piscinas naturais da Ponta da Ferraria

Na Ponta da Ferraria também há um mirante magnífico, com vista para o mar, farol, piscinas naturais e termas.

O local é ótimo para fazer um piquenique.

Sem contar na Estância Termal da Ferraria, que tem um belo restaurante e entrada gratuita para piscinas naturais.

  1. 4. Miradouro das Pedras Negras

A ponta da Falésia lembra a tromba de um elefante!

Duas curiosidades marcam essa vista, também espetacular!

A primeira delas, a formação das falésias que se parece com a cabeça e a tromba de um elefante. A outra, um barco encrustado nas pedras, que dá origem a fotos maravilhosas do lugar!

  1. 5. Miradouro Lagoa do Fogo, Caldeira Velha e Ribeira Grande

Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo é a segunda maior e a mais alta da Ilha (575 metros).

Ali perto, na encosta da Lagoa do Fogo, há também o parque Caldeira Velha, com uma diversidade abundante de flora e fauna, com piscinas naturais de águas termais, que se esquentam na caldeira vulcânica!

Com esse passeio também dá pra combinar uma visita à cidadezinha de Ribeira Grande, e apreciar o jardim botânico e algumas igrejas coloniais.

Próximo também há o miradouro da Santa Iria, que com certeza vale a parada para um clique!

  1. 6. Praia de Moinhos

Praia de Moinhos

Quer um dia para curtir as águas dos Açores e não só observá-las?

Uma boa pedida é a Praia dos Moinhos, que além da beleza também possui uma boa infraestrutura com restaurante, café, vestiários e estacionamento.

  1. 7. Miradouro do Pico dos Ferros, Lagoa das Furnas e Caldeiras das Furnas

Caldeiras das Furnas com suas águas termais

Do Miradouro, aquela vista encantadora da Lagoa das Furnas e das Caldeiras.

Lá embaixo, os moradores do local preparam um cozido à portuguesa em fornos naturais, embaixo da terra, gerados pela atividade vulcânica. É preciso reservar com antecedência, mas é uma experiência gastronômica incrível!

  1. 8. Parque Terra Nostra e Poça da Dona Breja

Água ferruginosa e termal no Parque Terra Nostra

Outra experiência peculiar na Ilha de São Miguel é o Parque Terra Nostra. O local possui uma piscina de água termal ferruginosa a 38ºC. Vista uma roupa de banho mais velhinha, pois a ferrugem dificilmente sai, assim como a experiência desse banho na sua vida!

Outro local para aproveitar as piscinas ferruginosas é a Poça da Dona Breja, que tem entrada mais barata e fica aberto até mais tarde.

  1. 9. Miradouro Ponta do Sossego

Miradouro Ponta do Sossego e suas hortênsias!

Além da vista magnífica, o que encanta muito neste miradouro é poder caminhar na falésia em meio a cultivos de hortênsias. O local também tem espaço para um gostoso piquenique em meio à natureza.

  1. 10. Ponta Delgada

A charmosa Ponta Delgada

Estando na Ilha de São Miguel é obrigatório incluir um tour pela cidade de Ponta Delgada, a capital da região. Dá para fazer tudo a pé.

Vale conhecer o Jardim Botânico, a Igreja do Senhor Santo Cristo do Séc XVI, o Forte de São Brás, as Portas da Cidade, a Igreja Matriz de São Sebastião, a Ermida Mãe de Deus e a Praia.

Como chegar

De Lisboa, há voos regulares partindo para a Ilha de São Miguel. São aproximadamente duas horas voando.

Como se locomover

O melhor jeito para conhecer a Ilha é alugando um carro, ou contratando uma agência de viagens, como a Unitur 😉 . Como a ilha não é ainda muito explorada para o turismo há pouca opção de transporte público para a atrações.

Embarque com a Unitur para conhecer Portugal e o Arquipélago dos Açores!

 

 

FESTA DE 20 ANOS DA UNITUR

No dia 26 de Setembro de 2015 a Unitur realizou a comemoração dos seus 20 anos em um jantar festivo em Porto Alegre. Estavam presentes os nosso colaboradores, fornecedores, alguns clientes corporativos a particulares, além de autoridades. Foi uma noite muito especial, onde pudemos reencontrar muitos amigos importantes e que fazem parte da nossa história. […]

Leia mais

#01 Gatronomia em essepê: 5 restaurantes de comida sul-americana

São Paulo é reconhecida no mundo todo por sua gastronomia farta, com opções para todos os gostos e bolsos. Elencar os melhores restaurantes de São Paulo é simplesmente impossível. A variedade é tanta, que é preciso contextualizar cada ranking para não sermos injustos com a diversidade. Por isso, vamos fazer uma série de posts com […]

Leia mais

Por que incluir João Pessoa na sua lista de cidades brasileiras para conhecer?

Toda manhã, João Pessoa é a primeira cidade do Brasil a receber os raios do sol. Por isso, tem também o apelido de Portal do Sol! A cidade é um destino perfeito para quem curte calor, mar e história. Com um litoral de águas mornas e transparentes, é uma capital repleta de traços do período […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!